Artigo Anais do XV SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMORFOLOGIA

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-055-4

DESENVOLVIMENTO DE UMA COLEÇÃO GEOLÓGICA DIDÁTICA PARA ENSINO DE TEMAS DA GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO: A EXPERIÊNCIA DO IFRS CAMPUS CAXIAS DO SUL

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Publicado em 12 de setembro de 2025

Resumo

Este artigo objetiva apresentar os resultados de um projeto voltado à construção de uma coleção geológica didática para apoiar o ensino dos fatos geomorfológicos relacionados à formação e modelado do relevo no ensino médio ofertado pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul Campus Caxias do Sul (IFRS). O pressuposto delineador da pesquisa foi de que o contato com amostras geológicas físicas como parte do conteúdo relacionado à formação da Terra é capaz de colaborar para a melhor compreensão de processos geomorfológicos como erosão, intemperismo, deposição e movimentos de massa, além dos efeitos das intervenções antrópicas no espaço geográfico. Ao longo do projeto, foram coletadas, fotografadas e catalogadas mais de 100 amostras de rochas, minerais e fósseis, capazes de representar as diferentes etapas do ciclo das rochas. As informações foram reunidas e apresentadas em um aplicativo para smartphones, desenvolvido no âmbito do projeto especificamente para utilização em sala de aula. Além disso, foi elaborado um kit de identificação de minerais e aferição de dureza segundo a escala de Mohs. Desde 2023 a coleção tem sido utilizada em sala de aula a partir da dinâmica de rotação por estações, uma metodologia ativa que permite aos estudantes uma experiência prática, interativa e participativa dos conteúdos sobre rochas ígneas, sedimentares/fósseis, metamórficas e minerais - suas características, processos formadores e usos comerciais. Em 2024, foi realizada uma avaliação dos materiais e da metodologia através de questionário Likert (1-5) respondido por 147 estudantes. Os resultados indicaram uma recepção amplamente positiva (respostas 4 e 5), destacando-se uma maior compreensão dos processos formadores das rochas (93,9%), a relevância do contato direto com amostras físicas (92,6%), percepção clara da presença das rochas e minerais na paisagem (89,8%), reconhecimento das relações econômicas dos materiais estudados (76,8%) e a eficácia do aplicativo digital durante a aula (93,2%). Esses dados indicam que a combinação das metodologias ativas com recursos didáticos físicos e digitais pode ser capaz de aprimorar o ensino e aprendizagem da geomorfologia na educação básica, gerando maior interesse e engajamento dos estudantes.

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