OS DESAFIOS DO ENSINO DE GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO INTEGRADO: A RELAÇÃO DO DOCENTE COM O SABER NO IFPR
"2025-11-28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 124064 "edicao_id" => 436 "trabalho_id" => 51 "inscrito_id" => 1300 "titulo" => "OS DESAFIOS DO ENSINO DE GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO INTEGRADO: A RELAÇÃO DO DOCENTE COM O SABER NO IFPR" "resumo" => "Diante dos impactos das reformas educacionais no ensino médio nos últimos anos e do atual cenário de expansão da educação profissional no Brasil, especialmente após a aprovação da Política Nacional do Ensino Técnico e Profissionalizante (Lei 14.645/23), torna-se essencial investigar seus desdobramentos no contexto escolar. Nesse sentido, este estudo tem o objetivo de analisar a relação do docente com o saber no ensino médio técnico integrado, com ênfase nas particularidades do ensino de Geografia nessa modalidade de ensino dentro do IFPR. A pesquisa adota uma abordagem metodológica que inclui trabalho de campo, análise documental, aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas com os professores. O Ensino Médio Técnico Integrado (EMTI) da rede federal, combina a formação básica com a técnica profissional, possibilitando a inserção dos alunos no mercado de trabalho e contribuindo para uma formação cidadã integral. No entanto, apesar das políticas públicas educacionais buscarem superar a dicotomia entre educação e trabalho, observa-se, na prática, desafios significativos para promover essa interrelação de maneira efetiva. Diante desse cenário, esse estudo pretende dar voz aos professores de Geografia do EMTI no IFPR, incentivando a reflexão sobre suas práticas pedagógicas e os sentidos atribuídos à sua relação com saber." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 14: FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO DE GEOGRAFIA E O LIVRO DIDÁTICO" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV223_ID1300_TB51_08092025153759.pdf" "created_at" => "2025-11-28 14:08:46" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSIANE DE OLIVEIRA MEDEIROS FUHR" "autor_nome_curto" => "JOSIANE" "autor_email" => "josianeom.20@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia" "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png" "data_publicacao" => "2025-11-28" "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 124064 "edicao_id" => 436 "trabalho_id" => 51 "inscrito_id" => 1300 "titulo" => "OS DESAFIOS DO ENSINO DE GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO INTEGRADO: A RELAÇÃO DO DOCENTE COM O SABER NO IFPR" "resumo" => "Diante dos impactos das reformas educacionais no ensino médio nos últimos anos e do atual cenário de expansão da educação profissional no Brasil, especialmente após a aprovação da Política Nacional do Ensino Técnico e Profissionalizante (Lei 14.645/23), torna-se essencial investigar seus desdobramentos no contexto escolar. Nesse sentido, este estudo tem o objetivo de analisar a relação do docente com o saber no ensino médio técnico integrado, com ênfase nas particularidades do ensino de Geografia nessa modalidade de ensino dentro do IFPR. A pesquisa adota uma abordagem metodológica que inclui trabalho de campo, análise documental, aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas com os professores. O Ensino Médio Técnico Integrado (EMTI) da rede federal, combina a formação básica com a técnica profissional, possibilitando a inserção dos alunos no mercado de trabalho e contribuindo para uma formação cidadã integral. No entanto, apesar das políticas públicas educacionais buscarem superar a dicotomia entre educação e trabalho, observa-se, na prática, desafios significativos para promover essa interrelação de maneira efetiva. Diante desse cenário, esse estudo pretende dar voz aos professores de Geografia do EMTI no IFPR, incentivando a reflexão sobre suas práticas pedagógicas e os sentidos atribuídos à sua relação com saber." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 14: FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO DE GEOGRAFIA E O LIVRO DIDÁTICO" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV223_ID1300_TB51_08092025153759.pdf" "created_at" => "2025-11-28 14:08:46" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSIANE DE OLIVEIRA MEDEIROS FUHR" "autor_nome_curto" => "JOSIANE" "autor_email" => "josianeom.20@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia" "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png" "data_publicacao" => "2025-11-28" "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }