Artigo Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia

ANAIS de Evento

ISSN: 2175-8875

IDENTIDADES EMARANHADAS, DOCÊNCIAS ESGARÇADAS

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Publicado em 28 de novembro de 2025

Resumo

As identidades são espectros que rondam as discussões contemporâneas nas sociedades multirraciais como o Brasil. No entanto, as estruturas sociais articulam de modo diferenciado as identidades, em posições hierárquicas assimétricas nas possibilidades de exercício de poder. Por este motivo, estabelecemos como objetivo problematizar relações entre identidade e empoderamento de sujeitos que se tornam professores, a partir da articulação entre feminismo negro e método (auto)biográfico. O artigo empreende uma pesquisa bibliográfica com leitura e análise de artigos e livros, e concomitantemente articula epistemologia feminista negra e histórias de vida. Argumentamos que identidades são construídas na articulação entre individual e social, mas que as avenidas de gênero, sexualidade, raça e classe estruturam a diversidade de existências em ideologias de dominação. Neste sentido, feminismo negro e método (auto)biográfico demonstram em nossos processos narrativos que no seio da continuidade de algumas heranças, também gestamos transformações. O trabalho com histórias de vida tem o potencial de produzir reflexões da globalidade humana, ofertando a oportunidade de consciência quanto a nossa formação, que são ainda mais importantes quando se referem ao sujeito professor. Pois a maior/menor consciência da não neutralidade e das reflexões da própria constituição emergem, nos modos diferenciados de pensamento, construção e consciência em sala de aula. Concluímos que refletir formação e identidades possuem rebatimento que são poderosos, na docência, em nosso fazer geográfico, e nas tessituras da vida como um todo.

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