Artigo Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia

ANAIS de Evento

ISSN: 2175-8875

PERCEPÇÃO AMBIENTAL E EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: REFLEXÕES A PARTIR DOS ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO EM AGRICULTURA SOBRE A RESEX MÃE GRANDE DE CURUÇÁ - PA

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Publicado em 28 de novembro de 2025

Resumo

Este trabalho analisa a percepção ambiental dos estudantes do curso técnico em Agricultura da EETEPA Maria de Nazaré Guimarães Macedo, localizada na região da Reserva Extrativista (RESEX) Mãe Grande de Curuçá, no Pará. As zonas costeiras, como essa RESEX, são altamente vulneráveis às mudanças climáticas e à ação antrópica, demandando ações educativas voltadas à conservação ambiental e à valorização das comunidades tradicionais. A Educação Geográfica e Ambiental são destacadas como instrumentos essenciais para desenvolver a consciência crítica e o pertencimento ao território. A pesquisa teve caráter exploratório e descritivo, sendo realizada por meio de um questionário aplicado a 21 estudantes do 1º ano do ensino médio. Os dados revelaram que, embora os alunos reconheçam a importância da preservação ambiental, seu entendimento ainda é limitado, com foco em ações pontuais como "limpar" ou "cuidar". O lixo e a queima de resíduos foram apontados como os principais problemas locais. Apesar das fragilidades, os estudantes demonstraram sensibilidade aos impactos das mudanças ambientais e interesse por atividades práticas, indicando potencial para metodologias mais ativas e interdisciplinares. Conclui-se que a inserção da RESEX nos projetos pedagógicos pode fortalecer a relação dos jovens com o espaço vivido, promovendo práticas sustentáveis e contextualizadas.

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