PERCEPÇÃO AMBIENTAL E EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: REFLEXÕES A PARTIR DOS ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO EM AGRICULTURA SOBRE A RESEX MÃE GRANDE DE CURUÇÁ - PA
"2025-11-28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 124236 "edicao_id" => 436 "trabalho_id" => 408 "inscrito_id" => 1318 "titulo" => "PERCEPÇÃO AMBIENTAL E EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: REFLEXÕES A PARTIR DOS ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO EM AGRICULTURA SOBRE A RESEX MÃE GRANDE DE CURUÇÁ - PA" "resumo" => "Este trabalho analisa a percepção ambiental dos estudantes do curso técnico em Agricultura da EETEPA Maria de Nazaré Guimarães Macedo, localizada na região da Reserva Extrativista (RESEX) Mãe Grande de Curuçá, no Pará. As zonas costeiras, como essa RESEX, são altamente vulneráveis às mudanças climáticas e à ação antrópica, demandando ações educativas voltadas à conservação ambiental e à valorização das comunidades tradicionais. A Educação Geográfica e Ambiental são destacadas como instrumentos essenciais para desenvolver a consciência crítica e o pertencimento ao território. A pesquisa teve caráter exploratório e descritivo, sendo realizada por meio de um questionário aplicado a 21 estudantes do 1º ano do ensino médio. Os dados revelaram que, embora os alunos reconheçam a importância da preservação ambiental, seu entendimento ainda é limitado, com foco em ações pontuais como "limpar" ou "cuidar". O lixo e a queima de resíduos foram apontados como os principais problemas locais. Apesar das fragilidades, os estudantes demonstraram sensibilidade aos impactos das mudanças ambientais e interesse por atividades práticas, indicando potencial para metodologias mais ativas e interdisciplinares. Conclui-se que a inserção da RESEX nos projetos pedagógicos pode fortalecer a relação dos jovens com o espaço vivido, promovendo práticas sustentáveis e contextualizadas." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 36: GEOGRAFIA DA EDUCAÇÃO: ABORDAGENS E HORIZONTES" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV223_ID1318_TB408_16092025215011.pdf" "created_at" => "2025-11-28 14:08:46" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELA DE SOUZA CARDIAS" "autor_nome_curto" => "Gabriela" "autor_email" => "gabrielasouzacardias@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia" "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png" "data_publicacao" => "2025-11-28" "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 124236 "edicao_id" => 436 "trabalho_id" => 408 "inscrito_id" => 1318 "titulo" => "PERCEPÇÃO AMBIENTAL E EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: REFLEXÕES A PARTIR DOS ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO EM AGRICULTURA SOBRE A RESEX MÃE GRANDE DE CURUÇÁ - PA" "resumo" => "Este trabalho analisa a percepção ambiental dos estudantes do curso técnico em Agricultura da EETEPA Maria de Nazaré Guimarães Macedo, localizada na região da Reserva Extrativista (RESEX) Mãe Grande de Curuçá, no Pará. As zonas costeiras, como essa RESEX, são altamente vulneráveis às mudanças climáticas e à ação antrópica, demandando ações educativas voltadas à conservação ambiental e à valorização das comunidades tradicionais. A Educação Geográfica e Ambiental são destacadas como instrumentos essenciais para desenvolver a consciência crítica e o pertencimento ao território. A pesquisa teve caráter exploratório e descritivo, sendo realizada por meio de um questionário aplicado a 21 estudantes do 1º ano do ensino médio. Os dados revelaram que, embora os alunos reconheçam a importância da preservação ambiental, seu entendimento ainda é limitado, com foco em ações pontuais como "limpar" ou "cuidar". O lixo e a queima de resíduos foram apontados como os principais problemas locais. Apesar das fragilidades, os estudantes demonstraram sensibilidade aos impactos das mudanças ambientais e interesse por atividades práticas, indicando potencial para metodologias mais ativas e interdisciplinares. Conclui-se que a inserção da RESEX nos projetos pedagógicos pode fortalecer a relação dos jovens com o espaço vivido, promovendo práticas sustentáveis e contextualizadas." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 36: GEOGRAFIA DA EDUCAÇÃO: ABORDAGENS E HORIZONTES" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV223_ID1318_TB408_16092025215011.pdf" "created_at" => "2025-11-28 14:08:46" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELA DE SOUZA CARDIAS" "autor_nome_curto" => "Gabriela" "autor_email" => "gabrielasouzacardias@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia" "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png" "data_publicacao" => "2025-11-28" "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }