Artigo Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia

ANAIS de Evento

ISSN: 2175-8875

FORMAR PROFESSORES DE GEOGRAFIA NO RIO DE JANEIRO: O QUE SIGNIFICA?¹

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Publicado em 28 de novembro de 2025

Resumo

Formar professores é uma problemática constante, porque requer pensar e repensar os significados dessa formação e as demandas recorrentes dos órgãos superiores em busca de enquadrar nos seus moldes os processos inicial e continuada dos profissionais docentes. Nos últimos dez anos temos observado e analisado três diferentes resoluções buscando dar direções para os cursos de licenciaturas no Brasil. Neste trabalho a proposta é analisar alguns impactos da formação de professores dos cursos de Licenciatura em Geografia presencial no estado do Rio de Janeiro. O método trabalho é o materialismo histórico tendo como natureza a pesquisa qualitativa a partir da metodologia de pesquisa bibliográfica e documental tendo como objeto as Resoluções CNE/CP nº2, de 1º de julho de 2015 (já revogada) (BRASIL, 2015); Resolução CNE/CP no2, de 20 de dezembro de 2019 (já revogada) (BRASIL, 2019) e CNE/CP nº 4, de 29 de maio de 2024. Compreende-se a impossibilidade efetiva de todos os cursos se adequarem a tantas mudanças em curto espaço de tempo e de repensar quais de fato essas seriam as melhores e as adequadas, uma vez que a autonomia universitária é parte da construção das propostas destes cursos e o estado do Rio de Janeiro ter contextos espaciais distintos.

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