Artigo Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia

ANAIS de Evento

ISSN: 2175-8875

O CONCEITO DE LUGAR NAS AULAS DE GEOGRAFIA A PARTIR DA OBRA “O HOBBIT”

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral GT 61: GEOGRAFIA LITERATURA E ARTE - POR UMA EDUCAÇÃO GEOLITERÁRIA EM TEMPOS DESAFIADORES
"2025-11-28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 124106
    "edicao_id" => 436
    "trabalho_id" => 142
    "inscrito_id" => 1549
    "titulo" => "O CONCEITO DE LUGAR NAS AULAS DE GEOGRAFIA A PARTIR DA OBRA “O HOBBIT”"
    "resumo" => "Este trabalho surgiu pela intenção de compreender a Geografia por meio da arte, em particular da Literatura. Para tanto, adotou-se uma abordagem teórico-metodológica embasada na Geografia Humanista Cultural, que busca entender o espaço geográfico a partir de significados e experiências. A obra escolhida foi “O Hobbit”, de J. R. R. Tolkien, uma narrativa que conta a história da jornada de um Hobbit junto com treze anões e um mago rumo à Montanha Solitária. A pesquisa teve como objetivo geral analisar o conceito de lugar na obra “O Hobbit” apresentando a Literatura como recurso didático em Geografia. Dessa forma, começamos por elaborar uma breve revisão do conceito de lugar ao longo da história da Geografia. Essa ideia está vinculada às relações sociais do ser humano com a natureza e como o mesmo se apropria e se identifica com os territórios e lugares. Assim, essa pesquisa se enquadra em uma perspectiva qualitativa, de cunho bibliográfico, onde foram analisados tanto textos quanto imagens. Após concluir o embasamento teórico, passou-se para uma segunda fase, consistindo na realização da prática de ensino. Nesse momento, foi proposta a elaboração de um plano de aula, responsável por organizar toda a preparação para a prática sugerida e a coleta de dados que seriam enfatizados nos resultados desta pesquisa. Como resultado, percebe-se que a Literatura é uma oportunidade metodológica para ser utilizada como recurso didático em Geografia. No caso em tela foi possível observar como a categoria de lugar foi tratada na obra “O Hobbit”, sendo este um recurso acessível para a sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "GT 61: GEOGRAFIA LITERATURA E ARTE - POR UMA EDUCAÇÃO GEOLITERÁRIA EM TEMPOS DESAFIADORES"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV223_ID1549_TB142_22082025184612.pdf"
    "created_at" => "2025-11-28 14:08:46"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CÍCERO JOSÉ OLIVEIRA NEVES"
    "autor_nome_curto" => "CÍCERO"
    "autor_email" => "heibe.geoarqurb@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia"
    "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia"
    "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png"
    "data_publicacao" => "2025-11-28"
    "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16"
    "publicacao_id" => 79
    "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE"
    "publicacao_codigo" => "2175-8875"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 124106
    "edicao_id" => 436
    "trabalho_id" => 142
    "inscrito_id" => 1549
    "titulo" => "O CONCEITO DE LUGAR NAS AULAS DE GEOGRAFIA A PARTIR DA OBRA “O HOBBIT”"
    "resumo" => "Este trabalho surgiu pela intenção de compreender a Geografia por meio da arte, em particular da Literatura. Para tanto, adotou-se uma abordagem teórico-metodológica embasada na Geografia Humanista Cultural, que busca entender o espaço geográfico a partir de significados e experiências. A obra escolhida foi “O Hobbit”, de J. R. R. Tolkien, uma narrativa que conta a história da jornada de um Hobbit junto com treze anões e um mago rumo à Montanha Solitária. A pesquisa teve como objetivo geral analisar o conceito de lugar na obra “O Hobbit” apresentando a Literatura como recurso didático em Geografia. Dessa forma, começamos por elaborar uma breve revisão do conceito de lugar ao longo da história da Geografia. Essa ideia está vinculada às relações sociais do ser humano com a natureza e como o mesmo se apropria e se identifica com os territórios e lugares. Assim, essa pesquisa se enquadra em uma perspectiva qualitativa, de cunho bibliográfico, onde foram analisados tanto textos quanto imagens. Após concluir o embasamento teórico, passou-se para uma segunda fase, consistindo na realização da prática de ensino. Nesse momento, foi proposta a elaboração de um plano de aula, responsável por organizar toda a preparação para a prática sugerida e a coleta de dados que seriam enfatizados nos resultados desta pesquisa. Como resultado, percebe-se que a Literatura é uma oportunidade metodológica para ser utilizada como recurso didático em Geografia. No caso em tela foi possível observar como a categoria de lugar foi tratada na obra “O Hobbit”, sendo este um recurso acessível para a sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "GT 61: GEOGRAFIA LITERATURA E ARTE - POR UMA EDUCAÇÃO GEOLITERÁRIA EM TEMPOS DESAFIADORES"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV223_ID1549_TB142_22082025184612.pdf"
    "created_at" => "2025-11-28 14:08:46"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CÍCERO JOSÉ OLIVEIRA NEVES"
    "autor_nome_curto" => "CÍCERO"
    "autor_email" => "heibe.geoarqurb@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia"
    "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia"
    "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png"
    "data_publicacao" => "2025-11-28"
    "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16"
    "publicacao_id" => 79
    "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE"
    "publicacao_codigo" => "2175-8875"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2025

Resumo

Este trabalho surgiu pela intenção de compreender a Geografia por meio da arte, em particular da Literatura. Para tanto, adotou-se uma abordagem teórico-metodológica embasada na Geografia Humanista Cultural, que busca entender o espaço geográfico a partir de significados e experiências. A obra escolhida foi “O Hobbit”, de J. R. R. Tolkien, uma narrativa que conta a história da jornada de um Hobbit junto com treze anões e um mago rumo à Montanha Solitária. A pesquisa teve como objetivo geral analisar o conceito de lugar na obra “O Hobbit” apresentando a Literatura como recurso didático em Geografia. Dessa forma, começamos por elaborar uma breve revisão do conceito de lugar ao longo da história da Geografia. Essa ideia está vinculada às relações sociais do ser humano com a natureza e como o mesmo se apropria e se identifica com os territórios e lugares. Assim, essa pesquisa se enquadra em uma perspectiva qualitativa, de cunho bibliográfico, onde foram analisados tanto textos quanto imagens. Após concluir o embasamento teórico, passou-se para uma segunda fase, consistindo na realização da prática de ensino. Nesse momento, foi proposta a elaboração de um plano de aula, responsável por organizar toda a preparação para a prática sugerida e a coleta de dados que seriam enfatizados nos resultados desta pesquisa. Como resultado, percebe-se que a Literatura é uma oportunidade metodológica para ser utilizada como recurso didático em Geografia. No caso em tela foi possível observar como a categoria de lugar foi tratada na obra “O Hobbit”, sendo este um recurso acessível para a sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.