Artigo Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia

ANAIS de Evento

ISSN: 2175-8875

MAPEANDO [OMITIDO PARA REVISÃO CEGA]: PROCESSOS CARTOGRÁFICOS COLABORATIVOS EM MEIOS DIGITAIS DE ENSINO-APRENDIZAGEM

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Publicado em 28 de novembro de 2025

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre práticas pedagógicas no ensino superior a partir do uso de cartografias colaborativas em meios digitais, com foco na disciplina [omitido para revisão cega], voltada a alunos do primeiro ano do curso de Arquitetura e Urbanismo. O estudo compara duas versões(Aqui denominadas A e B) do exercício "Mapeando [omitido]", ambas fundamentadas nas teorias da cibernética e da complexidade (Morin, 1990), que propõem abordagens integrativas e colaborativas no ensino-aprendizagem. A metodologia divide-se em três fases: levantamento individual em campo com produção de mapas temáticos; elaboração de mapas síntese em grupos temáticos; e integração final em uma cartografia coletiva. A versão A enfatiza a abstração e a colaboração por meio da edição de imagens e sobreposição criativa de texturas, enquanto a versão B foca em procedimentos técnicos e uso de geoportais para o georreferenciamento de dados, com inspiração no catálogo de paisagem da Galícia. Os resultados demonstram que ambas as abordagens promovem um pensamento digital sistêmico, indo além do uso instrumental de softwares. A colaboração e o feedback se destacam como elementos centrais, possibilitando emergências cognitivas que potencializam a leitura crítica da cidade e fortalecem a atuação coletiva dos alunos. A escolha entre as versões deve considerar objetivos pedagógicos específicos e o nível de familiaridade técnica dos estudantes. O exercício se mostra aplicável também a outras áreas interessadas em dinâmicas e representações urbanas.

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