Artigo Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia

ANAIS de Evento

ISSN: 2175-8875

ENSINO DE GEOGRAFIA, ARTE E CIDADANIA: TEATRO DO OPRIMIDO COMO FERRAMENTA PARA COMPREENSÃO DO ESPAÇO URBANO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral GT 37: LINGUAGENS E EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA
"2025-11-28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 124256
    "edicao_id" => 436
    "trabalho_id" => 442
    "inscrito_id" => 2039
    "titulo" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, ARTE E CIDADANIA: TEATRO DO OPRIMIDO COMO FERRAMENTA PARA COMPREENSÃO DO ESPAÇO URBANO"
    "resumo" => "As cidades brasileiras vêm crescendo de forma desordenada, sendo reflexo do espaço urbano capitalista complexo e excludente, gerando inúmeros problemas socioambientais. Logo, se faz necessário que todos os moradores das cidades estejam cientes dos seus direitos como sujeitos que fazem parte do espaço urbano. Dessa forma, o ensino de Geografia vai contribuir para formação do cidadão crítico, mediante um ensino-aprendizagem contextualizado do lugar onde o aluno está inserido, permitindo que esse possa atuar sobre o espaço urbano de forma eficaz. Para isso, o professor de geografia pode se utilizar de ferramentas mais lúdicas em suas aulas. Neste contexto, têm-se as potencialidades do uso das artes no ensino de Geografia, especificamente, o teatro do oprimido de Augusto Boal (2019) que pode ser utilizado para uma aprendizagem significativa sobre a cidade. Desse modo, o referido estudo tem como principal objetivo analisar as potencialidades do teatro do oprimido como ferramenta no ensino de geografia para compreensão do espaço urbano e a partir dessas análises compreender como o teatro do oprimido pode contribuir para formação do cidadão. A pesquisa tem cunho bibliográfico e faz parte de uma pesquisa em andamento de tese de doutorado em Geografia no PPGG/UFPB."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "GT 37: LINGUAGENS E EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV223_ID2039_TB442_20102025234042.pdf"
    "created_at" => "2025-11-28 14:08:46"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KALINA FERNANDA CAVALCANTI FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "KALINA"
    "autor_email" => "kalinafcf@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia"
    "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia"
    "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png"
    "data_publicacao" => "2025-11-28"
    "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16"
    "publicacao_id" => 79
    "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE"
    "publicacao_codigo" => "2175-8875"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 124256
    "edicao_id" => 436
    "trabalho_id" => 442
    "inscrito_id" => 2039
    "titulo" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, ARTE E CIDADANIA: TEATRO DO OPRIMIDO COMO FERRAMENTA PARA COMPREENSÃO DO ESPAÇO URBANO"
    "resumo" => "As cidades brasileiras vêm crescendo de forma desordenada, sendo reflexo do espaço urbano capitalista complexo e excludente, gerando inúmeros problemas socioambientais. Logo, se faz necessário que todos os moradores das cidades estejam cientes dos seus direitos como sujeitos que fazem parte do espaço urbano. Dessa forma, o ensino de Geografia vai contribuir para formação do cidadão crítico, mediante um ensino-aprendizagem contextualizado do lugar onde o aluno está inserido, permitindo que esse possa atuar sobre o espaço urbano de forma eficaz. Para isso, o professor de geografia pode se utilizar de ferramentas mais lúdicas em suas aulas. Neste contexto, têm-se as potencialidades do uso das artes no ensino de Geografia, especificamente, o teatro do oprimido de Augusto Boal (2019) que pode ser utilizado para uma aprendizagem significativa sobre a cidade. Desse modo, o referido estudo tem como principal objetivo analisar as potencialidades do teatro do oprimido como ferramenta no ensino de geografia para compreensão do espaço urbano e a partir dessas análises compreender como o teatro do oprimido pode contribuir para formação do cidadão. A pesquisa tem cunho bibliográfico e faz parte de uma pesquisa em andamento de tese de doutorado em Geografia no PPGG/UFPB."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "GT 37: LINGUAGENS E EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV223_ID2039_TB442_20102025234042.pdf"
    "created_at" => "2025-11-28 14:08:46"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KALINA FERNANDA CAVALCANTI FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "KALINA"
    "autor_email" => "kalinafcf@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia"
    "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia"
    "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png"
    "data_publicacao" => "2025-11-28"
    "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16"
    "publicacao_id" => 79
    "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE"
    "publicacao_codigo" => "2175-8875"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2025

Resumo

As cidades brasileiras vêm crescendo de forma desordenada, sendo reflexo do espaço urbano capitalista complexo e excludente, gerando inúmeros problemas socioambientais. Logo, se faz necessário que todos os moradores das cidades estejam cientes dos seus direitos como sujeitos que fazem parte do espaço urbano. Dessa forma, o ensino de Geografia vai contribuir para formação do cidadão crítico, mediante um ensino-aprendizagem contextualizado do lugar onde o aluno está inserido, permitindo que esse possa atuar sobre o espaço urbano de forma eficaz. Para isso, o professor de geografia pode se utilizar de ferramentas mais lúdicas em suas aulas. Neste contexto, têm-se as potencialidades do uso das artes no ensino de Geografia, especificamente, o teatro do oprimido de Augusto Boal (2019) que pode ser utilizado para uma aprendizagem significativa sobre a cidade. Desse modo, o referido estudo tem como principal objetivo analisar as potencialidades do teatro do oprimido como ferramenta no ensino de geografia para compreensão do espaço urbano e a partir dessas análises compreender como o teatro do oprimido pode contribuir para formação do cidadão. A pesquisa tem cunho bibliográfico e faz parte de uma pesquisa em andamento de tese de doutorado em Geografia no PPGG/UFPB.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.