Artigo Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia

ANAIS de Evento

ISSN: 2175-8875

APONTAMENTOS TERRITORIAIS E O SEU ORDENAMENTO NO ÂMBITO DA CONFIGURAÇÃO DA ROTA BIOCEÂNICA DE CAPRICÓRNIO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral GT 52: GEOGRAFIA ECONÔMICA E ECONOMIA POLÍTICA DO TERRITÓRIO
"2025-11-28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 124102
    "edicao_id" => 436
    "trabalho_id" => 135
    "inscrito_id" => 1486
    "titulo" => "APONTAMENTOS TERRITORIAIS E O SEU ORDENAMENTO NO ÂMBITO DA CONFIGURAÇÃO DA ROTA BIOCEÂNICA DE CAPRICÓRNIO"
    "resumo" => "Neste início de século XXI, ainda sob a influência da convergência da técnica, da ciência e da informação, a circulação destaca-se como um elemento intrínseco e indissociável aos circuitos produtivos, promovendo reflexos relevantes nos territórios, como a configuração de novos arranjos espaciais. Desse modo, o ordenamento territorial tem um papel central para contribuir com um planejamento integrado no contexto de expansão das infraestruturas de transportes na busca por maior racionalidade da circulação. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo abordar alguns apontamentos territoriais e o seu ordenamento no âmbito da Rota Bioceânica de Capricórnio, que visa conectar, pelo modal rodoviário, a costa do Atlântico ao Pacífico - perpassando por Brasil, Paraguai, Argentina e Chile. A pesquisa pautou-se em dados divulgados pelo atual governo federal acerca da recauchutagem das rotas de integração sul-americana, além de relatório da antiga Cosiplan/Unasul, de trabalho de campo efetuado no lado chileno, bem como de levantamento bibliográfico e documental. A pesquisa sugere que a Bolívia perdeu o papel de eixo de integração com o Brasil, tornando o Chaco Paraguaio e o Norte Argentino mais relevantes. Com isso, Porto Murtinho, no sudoeste do estado de Mato Grosso do Sul, deve se destacar no mapa da integração sul-americana. Mejillones, um dos cinco portos do cordão portuário do Norte Chileno, é o que oferece as melhores condições na rota considerada e se apresenta como possibilidade de se tornar o principal centro logístico aos agentes brasileiros. E o agronegócio provavelmente será o setor mais beneficiado pela rota, reduzindo drasticamente o movimento de carga por Santos e Paranaguá. Cabe destacar, ainda, que a China deve demonstrar grande interesse pelo novo arranjo espacial, que pode se tornar uma espécie de ponto estratégico meridional no subcontinente sul-americano."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "GT 52: GEOGRAFIA ECONÔMICA E ECONOMIA POLÍTICA DO TERRITÓRIO"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV223_ID1486_TB135_12092025094712.pdf"
    "created_at" => "2025-11-28 14:08:46"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIEL MONTEIRO HUERTAS"
    "autor_nome_curto" => "DANIEL HUERTAS"
    "autor_email" => "dmhuertas@unifesp.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia"
    "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia"
    "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png"
    "data_publicacao" => "2025-11-28"
    "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16"
    "publicacao_id" => 79
    "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE"
    "publicacao_codigo" => "2175-8875"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 124102
    "edicao_id" => 436
    "trabalho_id" => 135
    "inscrito_id" => 1486
    "titulo" => "APONTAMENTOS TERRITORIAIS E O SEU ORDENAMENTO NO ÂMBITO DA CONFIGURAÇÃO DA ROTA BIOCEÂNICA DE CAPRICÓRNIO"
    "resumo" => "Neste início de século XXI, ainda sob a influência da convergência da técnica, da ciência e da informação, a circulação destaca-se como um elemento intrínseco e indissociável aos circuitos produtivos, promovendo reflexos relevantes nos territórios, como a configuração de novos arranjos espaciais. Desse modo, o ordenamento territorial tem um papel central para contribuir com um planejamento integrado no contexto de expansão das infraestruturas de transportes na busca por maior racionalidade da circulação. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo abordar alguns apontamentos territoriais e o seu ordenamento no âmbito da Rota Bioceânica de Capricórnio, que visa conectar, pelo modal rodoviário, a costa do Atlântico ao Pacífico - perpassando por Brasil, Paraguai, Argentina e Chile. A pesquisa pautou-se em dados divulgados pelo atual governo federal acerca da recauchutagem das rotas de integração sul-americana, além de relatório da antiga Cosiplan/Unasul, de trabalho de campo efetuado no lado chileno, bem como de levantamento bibliográfico e documental. A pesquisa sugere que a Bolívia perdeu o papel de eixo de integração com o Brasil, tornando o Chaco Paraguaio e o Norte Argentino mais relevantes. Com isso, Porto Murtinho, no sudoeste do estado de Mato Grosso do Sul, deve se destacar no mapa da integração sul-americana. Mejillones, um dos cinco portos do cordão portuário do Norte Chileno, é o que oferece as melhores condições na rota considerada e se apresenta como possibilidade de se tornar o principal centro logístico aos agentes brasileiros. E o agronegócio provavelmente será o setor mais beneficiado pela rota, reduzindo drasticamente o movimento de carga por Santos e Paranaguá. Cabe destacar, ainda, que a China deve demonstrar grande interesse pelo novo arranjo espacial, que pode se tornar uma espécie de ponto estratégico meridional no subcontinente sul-americano."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "GT 52: GEOGRAFIA ECONÔMICA E ECONOMIA POLÍTICA DO TERRITÓRIO"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV223_ID1486_TB135_12092025094712.pdf"
    "created_at" => "2025-11-28 14:08:46"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIEL MONTEIRO HUERTAS"
    "autor_nome_curto" => "DANIEL HUERTAS"
    "autor_email" => "dmhuertas@unifesp.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia"
    "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia"
    "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png"
    "data_publicacao" => "2025-11-28"
    "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16"
    "publicacao_id" => 79
    "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE"
    "publicacao_codigo" => "2175-8875"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2025

Resumo

Neste início de século XXI, ainda sob a influência da convergência da técnica, da ciência e da informação, a circulação destaca-se como um elemento intrínseco e indissociável aos circuitos produtivos, promovendo reflexos relevantes nos territórios, como a configuração de novos arranjos espaciais. Desse modo, o ordenamento territorial tem um papel central para contribuir com um planejamento integrado no contexto de expansão das infraestruturas de transportes na busca por maior racionalidade da circulação. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo abordar alguns apontamentos territoriais e o seu ordenamento no âmbito da Rota Bioceânica de Capricórnio, que visa conectar, pelo modal rodoviário, a costa do Atlântico ao Pacífico - perpassando por Brasil, Paraguai, Argentina e Chile. A pesquisa pautou-se em dados divulgados pelo atual governo federal acerca da recauchutagem das rotas de integração sul-americana, além de relatório da antiga Cosiplan/Unasul, de trabalho de campo efetuado no lado chileno, bem como de levantamento bibliográfico e documental. A pesquisa sugere que a Bolívia perdeu o papel de eixo de integração com o Brasil, tornando o Chaco Paraguaio e o Norte Argentino mais relevantes. Com isso, Porto Murtinho, no sudoeste do estado de Mato Grosso do Sul, deve se destacar no mapa da integração sul-americana. Mejillones, um dos cinco portos do cordão portuário do Norte Chileno, é o que oferece as melhores condições na rota considerada e se apresenta como possibilidade de se tornar o principal centro logístico aos agentes brasileiros. E o agronegócio provavelmente será o setor mais beneficiado pela rota, reduzindo drasticamente o movimento de carga por Santos e Paranaguá. Cabe destacar, ainda, que a China deve demonstrar grande interesse pelo novo arranjo espacial, que pode se tornar uma espécie de ponto estratégico meridional no subcontinente sul-americano.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.