O SAMBA-ENREDO COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O APRENDIZADO EM GEOGRAFIA REGIONAL
"2025-11-28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 124295 "edicao_id" => 436 "trabalho_id" => 534 "inscrito_id" => 2191 "titulo" => "O SAMBA-ENREDO COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O APRENDIZADO EM GEOGRAFIA REGIONAL" "resumo" => "Este estudo consiste em uma proposta voltada para o ensino da Geografia Regional, no qual se utiliza de um recurso musical, o Samba-Enredo, como aliado ao processo de ensino-aprendizagem, trabalhado especificamente nas turmas do Ensino Fundamental II. Aborda-se a concepção de Região direcionada, especialmente, para o Nordeste brasileiro, utilizando um subgênero do samba, o qual descreve a história que a escola de samba conta na avenida através de versos melódicos e poéticos. Por isso, o objetivo geral desta pesquisa é analisar a funcionalidade do samba-enredo como recurso didático no ensino em Geografia Regional a partir da construção de mapas mentais. Para isso, do ponto de vista metodológico, esta pesquisa utiliza ideias do método fenomenologia para a sua aplicação na Escola Municipal de Tempo Integral Marieta Cals, localizada no município de Milagres – CE. Através dos resultados, pode-se constatar o grau de eficácia na utilização de recursos didáticos no Ensino da Geografia escolar, principalmente nos estudos regionais. O seu uso facilitou na compreensão de um dos mais importantes estudos abordados por este componente curricular, a conceituação de Região, descrevendo suas características, funcionalidade e importância no entendimento sobre o espaço geográfico em que estamos inseridos. Portanto, para um bom êxito no processo de aprendizagem do aluno, é necessário que o professor pense em uma estrutura de ensino que possa acolher seu discente de modo confortável durante a aplicação metodológica. Ao mesmo tempo é necessário pensar na utilização de ferramentas que possuem conteúdo de cunho educativo e informações fundamentais que interligam com o assunto em estudo, para que, assim, possa obter bons resultados e uma aprendizagem eficiente do aluno." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 07: GEOGRAFIA, MÚSICA E SONS" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV223_ID2191_TB534_08092025111458.pdf" "created_at" => "2025-11-28 14:08:46" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANILDO LIMA DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "JANILDO" "autor_email" => "janildo.lima@urca.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia" "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png" "data_publicacao" => "2025-11-28" "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 124295 "edicao_id" => 436 "trabalho_id" => 534 "inscrito_id" => 2191 "titulo" => "O SAMBA-ENREDO COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O APRENDIZADO EM GEOGRAFIA REGIONAL" "resumo" => "Este estudo consiste em uma proposta voltada para o ensino da Geografia Regional, no qual se utiliza de um recurso musical, o Samba-Enredo, como aliado ao processo de ensino-aprendizagem, trabalhado especificamente nas turmas do Ensino Fundamental II. Aborda-se a concepção de Região direcionada, especialmente, para o Nordeste brasileiro, utilizando um subgênero do samba, o qual descreve a história que a escola de samba conta na avenida através de versos melódicos e poéticos. Por isso, o objetivo geral desta pesquisa é analisar a funcionalidade do samba-enredo como recurso didático no ensino em Geografia Regional a partir da construção de mapas mentais. Para isso, do ponto de vista metodológico, esta pesquisa utiliza ideias do método fenomenologia para a sua aplicação na Escola Municipal de Tempo Integral Marieta Cals, localizada no município de Milagres – CE. Através dos resultados, pode-se constatar o grau de eficácia na utilização de recursos didáticos no Ensino da Geografia escolar, principalmente nos estudos regionais. O seu uso facilitou na compreensão de um dos mais importantes estudos abordados por este componente curricular, a conceituação de Região, descrevendo suas características, funcionalidade e importância no entendimento sobre o espaço geográfico em que estamos inseridos. Portanto, para um bom êxito no processo de aprendizagem do aluno, é necessário que o professor pense em uma estrutura de ensino que possa acolher seu discente de modo confortável durante a aplicação metodológica. Ao mesmo tempo é necessário pensar na utilização de ferramentas que possuem conteúdo de cunho educativo e informações fundamentais que interligam com o assunto em estudo, para que, assim, possa obter bons resultados e uma aprendizagem eficiente do aluno." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 07: GEOGRAFIA, MÚSICA E SONS" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV223_ID2191_TB534_08092025111458.pdf" "created_at" => "2025-11-28 14:08:46" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANILDO LIMA DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "JANILDO" "autor_email" => "janildo.lima@urca.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia" "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png" "data_publicacao" => "2025-11-28" "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }