Artigo Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia

ANAIS de Evento

ISSN: 2175-8875

O SAMBA-ENREDO COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O APRENDIZADO EM GEOGRAFIA REGIONAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral GT 07: GEOGRAFIA, MÚSICA E SONS
"2025-11-28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 124295
    "edicao_id" => 436
    "trabalho_id" => 534
    "inscrito_id" => 2191
    "titulo" => "O SAMBA-ENREDO COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O APRENDIZADO EM GEOGRAFIA REGIONAL"
    "resumo" => "Este estudo consiste em uma proposta voltada para o ensino da Geografia Regional, no qual se utiliza de um recurso musical, o Samba-Enredo, como aliado ao processo de ensino-aprendizagem, trabalhado especificamente nas turmas do Ensino Fundamental II. Aborda-se a concepção de Região direcionada, especialmente, para o Nordeste brasileiro, utilizando um subgênero do samba, o qual descreve a história que a escola de samba conta na avenida através de versos melódicos e poéticos. Por isso, o objetivo geral desta pesquisa é analisar a funcionalidade do samba-enredo como recurso didático no ensino em Geografia Regional a partir da construção de mapas mentais. Para isso, do ponto de vista metodológico, esta pesquisa utiliza ideias do método fenomenologia para a sua aplicação na Escola Municipal de Tempo Integral Marieta Cals, localizada no município de Milagres – CE. Através dos resultados, pode-se constatar o grau de eficácia na utilização de recursos didáticos no Ensino da Geografia escolar, principalmente nos estudos regionais. O seu uso facilitou na compreensão de um dos mais importantes estudos abordados por este componente curricular, a conceituação de Região, descrevendo suas características, funcionalidade e importância no entendimento sobre o espaço geográfico em que estamos inseridos. Portanto, para um bom êxito no processo de aprendizagem do aluno, é necessário que o professor pense em uma estrutura de ensino que possa acolher seu discente de modo confortável durante a aplicação metodológica. Ao mesmo tempo é necessário pensar na utilização de ferramentas que possuem conteúdo de cunho educativo e informações fundamentais que interligam com o assunto em estudo, para que, assim, possa obter bons resultados e uma aprendizagem eficiente do aluno."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "GT 07: GEOGRAFIA, MÚSICA E SONS"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV223_ID2191_TB534_08092025111458.pdf"
    "created_at" => "2025-11-28 14:08:46"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JANILDO LIMA DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "JANILDO"
    "autor_email" => "janildo.lima@urca.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia"
    "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia"
    "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png"
    "data_publicacao" => "2025-11-28"
    "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16"
    "publicacao_id" => 79
    "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE"
    "publicacao_codigo" => "2175-8875"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 124295
    "edicao_id" => 436
    "trabalho_id" => 534
    "inscrito_id" => 2191
    "titulo" => "O SAMBA-ENREDO COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O APRENDIZADO EM GEOGRAFIA REGIONAL"
    "resumo" => "Este estudo consiste em uma proposta voltada para o ensino da Geografia Regional, no qual se utiliza de um recurso musical, o Samba-Enredo, como aliado ao processo de ensino-aprendizagem, trabalhado especificamente nas turmas do Ensino Fundamental II. Aborda-se a concepção de Região direcionada, especialmente, para o Nordeste brasileiro, utilizando um subgênero do samba, o qual descreve a história que a escola de samba conta na avenida através de versos melódicos e poéticos. Por isso, o objetivo geral desta pesquisa é analisar a funcionalidade do samba-enredo como recurso didático no ensino em Geografia Regional a partir da construção de mapas mentais. Para isso, do ponto de vista metodológico, esta pesquisa utiliza ideias do método fenomenologia para a sua aplicação na Escola Municipal de Tempo Integral Marieta Cals, localizada no município de Milagres – CE. Através dos resultados, pode-se constatar o grau de eficácia na utilização de recursos didáticos no Ensino da Geografia escolar, principalmente nos estudos regionais. O seu uso facilitou na compreensão de um dos mais importantes estudos abordados por este componente curricular, a conceituação de Região, descrevendo suas características, funcionalidade e importância no entendimento sobre o espaço geográfico em que estamos inseridos. Portanto, para um bom êxito no processo de aprendizagem do aluno, é necessário que o professor pense em uma estrutura de ensino que possa acolher seu discente de modo confortável durante a aplicação metodológica. Ao mesmo tempo é necessário pensar na utilização de ferramentas que possuem conteúdo de cunho educativo e informações fundamentais que interligam com o assunto em estudo, para que, assim, possa obter bons resultados e uma aprendizagem eficiente do aluno."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "GT 07: GEOGRAFIA, MÚSICA E SONS"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV223_ID2191_TB534_08092025111458.pdf"
    "created_at" => "2025-11-28 14:08:46"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JANILDO LIMA DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "JANILDO"
    "autor_email" => "janildo.lima@urca.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia"
    "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia"
    "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png"
    "data_publicacao" => "2025-11-28"
    "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16"
    "publicacao_id" => 79
    "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE"
    "publicacao_codigo" => "2175-8875"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2025

Resumo

Este estudo consiste em uma proposta voltada para o ensino da Geografia Regional, no qual se utiliza de um recurso musical, o Samba-Enredo, como aliado ao processo de ensino-aprendizagem, trabalhado especificamente nas turmas do Ensino Fundamental II. Aborda-se a concepção de Região direcionada, especialmente, para o Nordeste brasileiro, utilizando um subgênero do samba, o qual descreve a história que a escola de samba conta na avenida através de versos melódicos e poéticos. Por isso, o objetivo geral desta pesquisa é analisar a funcionalidade do samba-enredo como recurso didático no ensino em Geografia Regional a partir da construção de mapas mentais. Para isso, do ponto de vista metodológico, esta pesquisa utiliza ideias do método fenomenologia para a sua aplicação na Escola Municipal de Tempo Integral Marieta Cals, localizada no município de Milagres – CE. Através dos resultados, pode-se constatar o grau de eficácia na utilização de recursos didáticos no Ensino da Geografia escolar, principalmente nos estudos regionais. O seu uso facilitou na compreensão de um dos mais importantes estudos abordados por este componente curricular, a conceituação de Região, descrevendo suas características, funcionalidade e importância no entendimento sobre o espaço geográfico em que estamos inseridos. Portanto, para um bom êxito no processo de aprendizagem do aluno, é necessário que o professor pense em uma estrutura de ensino que possa acolher seu discente de modo confortável durante a aplicação metodológica. Ao mesmo tempo é necessário pensar na utilização de ferramentas que possuem conteúdo de cunho educativo e informações fundamentais que interligam com o assunto em estudo, para que, assim, possa obter bons resultados e uma aprendizagem eficiente do aluno.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.