ACESSO E PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: UMA PERSPECTIVA A PARTIR DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO NORTE DO TOCANTINS - CÂMPUS DE ARAGUAÍNA
"2025-11-28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 124141 "edicao_id" => 436 "trabalho_id" => 201 "inscrito_id" => 1586 "titulo" => "ACESSO E PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: UMA PERSPECTIVA A PARTIR DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO NORTE DO TOCANTINS - CÂMPUS DE ARAGUAÍNA" "resumo" => "O presente trabalho visa realizar um estudo geográfico sobre o acesso e permanência no Ensino Superior e tem como foco, buscar compreender a partir do ingresso de estudantes universitários e sua permanência nos cursos presenciais da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Câmpus de Araguaína, por meio das vagas disponibilizadas pela Lei 12.711/2012, a também chamada Lei de Cotas, nos últimos dez anos. O desenvolvimento deste estudo é essencial para se entender e aprimorar as condições de acesso e permanência dos estudantes universitários, especialmente no contexto da região norte do Estado do Tocantins, onde o ensino superior representa um fator importante de mobilidade social. Essa investigação permite identificar desafios enfrentados por diferentes grupos, como estudantes de baixa renda, minorias étnicas em uma região com recursos educacionais limitados, proporcionando uma visão abrangente sobre os fatores que influenciam a entrada e o sucesso no ensino superior. Realizaremos uma pesquisa bibliográfica e documental. Será um estudo analítico por conveniência, em que analisaremos documentos referentes à lei de cotas, artigos, dissertações, notícias relacionadas ao tema, bem como os editais de processos seletivos para ingresso na UFNT, relatórios sobre os dados de ingresso e evasão dos estudantes, disponibilizados pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), e/ou relatórios aos quais tenho acesso por fazer parte do quadro de servidores da instituição e trabalhar na função de secretário acadêmico. Com isso, utilizaremos da experiência de quinze anos de trabalho neste setor para subsídio de informações. A pesquisa terá uma abordagem quali-quantitativa, tal abordagem parte do fundamento que há uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito, uma dependência mútua entre o sujeito e objeto, um vínculo indissociável entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito. Chizzotti, (2000). Os dados levantados serão abordados a partir de tratamento estatísticos a fim de dar visibilidade às dinâmicas socioespaciais referentes as informações dos alunos ingressantes, dos abandonos, desistências e permanências, correlacionando esses dados com dados gerais de IDH regional e dos municípios de origem dos alunos, construindo, desta forma, uma Geografia da Educação do Ensino Superior." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 36: GEOGRAFIA DA EDUCAÇÃO: ABORDAGENS E HORIZONTES" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV223_ID1586_TB201_14102025103455.pdf" "created_at" => "2025-11-28 14:08:46" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAURIVAN PEREIRA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MAURIVAN" "autor_email" => "maurivan.santos@ufnt.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO NORTE DO TOCANTINS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia" "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png" "data_publicacao" => "2025-11-28" "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 124141 "edicao_id" => 436 "trabalho_id" => 201 "inscrito_id" => 1586 "titulo" => "ACESSO E PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: UMA PERSPECTIVA A PARTIR DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO NORTE DO TOCANTINS - CÂMPUS DE ARAGUAÍNA" "resumo" => "O presente trabalho visa realizar um estudo geográfico sobre o acesso e permanência no Ensino Superior e tem como foco, buscar compreender a partir do ingresso de estudantes universitários e sua permanência nos cursos presenciais da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Câmpus de Araguaína, por meio das vagas disponibilizadas pela Lei 12.711/2012, a também chamada Lei de Cotas, nos últimos dez anos. O desenvolvimento deste estudo é essencial para se entender e aprimorar as condições de acesso e permanência dos estudantes universitários, especialmente no contexto da região norte do Estado do Tocantins, onde o ensino superior representa um fator importante de mobilidade social. Essa investigação permite identificar desafios enfrentados por diferentes grupos, como estudantes de baixa renda, minorias étnicas em uma região com recursos educacionais limitados, proporcionando uma visão abrangente sobre os fatores que influenciam a entrada e o sucesso no ensino superior. Realizaremos uma pesquisa bibliográfica e documental. Será um estudo analítico por conveniência, em que analisaremos documentos referentes à lei de cotas, artigos, dissertações, notícias relacionadas ao tema, bem como os editais de processos seletivos para ingresso na UFNT, relatórios sobre os dados de ingresso e evasão dos estudantes, disponibilizados pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), e/ou relatórios aos quais tenho acesso por fazer parte do quadro de servidores da instituição e trabalhar na função de secretário acadêmico. Com isso, utilizaremos da experiência de quinze anos de trabalho neste setor para subsídio de informações. A pesquisa terá uma abordagem quali-quantitativa, tal abordagem parte do fundamento que há uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito, uma dependência mútua entre o sujeito e objeto, um vínculo indissociável entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito. Chizzotti, (2000). Os dados levantados serão abordados a partir de tratamento estatísticos a fim de dar visibilidade às dinâmicas socioespaciais referentes as informações dos alunos ingressantes, dos abandonos, desistências e permanências, correlacionando esses dados com dados gerais de IDH regional e dos municípios de origem dos alunos, construindo, desta forma, uma Geografia da Educação do Ensino Superior." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 36: GEOGRAFIA DA EDUCAÇÃO: ABORDAGENS E HORIZONTES" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV223_ID1586_TB201_14102025103455.pdf" "created_at" => "2025-11-28 14:08:46" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAURIVAN PEREIRA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MAURIVAN" "autor_email" => "maurivan.santos@ufnt.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO NORTE DO TOCANTINS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia" "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png" "data_publicacao" => "2025-11-28" "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }