AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE ENSINO GEOGRÁFICO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA.
"2025-11-28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 124321 "edicao_id" => 436 "trabalho_id" => 595 "inscrito_id" => 1072 "titulo" => "AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE ENSINO GEOGRÁFICO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA." "resumo" => "O presente trabalho apresenta resultados parciais de uma pesquisa em andamento no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), que investiga o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino de Geografia voltado à Educação Especial e Inclusiva. Parte-se do entendimento de que as TIC ampliam o acesso ao conhecimento, promovem a inclusão e possibilitam práticas pedagógicas mais dinâmicas e acessíveis, especialmente em contextos escolares desafiadores. O objetivo da pesquisa é analisar os desafios e potencialidades do uso das TIC no ensino de Geografia para estudantes com deficiência em escolas públicas de Araguaína-TO, nos anos de 2024 e 2025. A abordagem é qualitativa, com aplicação de questionários, análise documental, observações em campo e entrevistas com professores e gestores. A coleta inicial de dados ocorreu durante a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, em agosto de 2024. Foram obtidas 250 respostas de profissionais da educação. Os dados revelam que apenas 17,2% possuem formação em Educação Inclusiva, e 13,2% realizaram capacitações. Em relação ao uso das TIC, 61,8% dos participantes afirmaram utilizá-las, com destaque para jogos interativos (77,9%), computadores (41,8%) e Chromebook (23,4%). Observa-se, contudo, uma carência significativa de formação específica para o uso pedagógico das tecnologias. Conclui-se que, apesar da presença das TIC nas escolas, ainda há barreiras formativas e estruturais que limitam seu potencial inclusivo. A pesquisa pretende aprofundar a análise das práticas pedagógicas e propor estratégias para uma educação mais equitativa." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 14: FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO DE GEOGRAFIA E O LIVRO DIDÁTICO" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV223_ID1072_TB595_17092025194103.pdf" "created_at" => "2025-11-28 14:08:46" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ATÁCIDA CARLOS DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ATÁCIDA" "autor_email" => "atacida.santos@ufnt.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO NORTE DO TOCANTINS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia" "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png" "data_publicacao" => "2025-11-28" "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 124321 "edicao_id" => 436 "trabalho_id" => 595 "inscrito_id" => 1072 "titulo" => "AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE ENSINO GEOGRÁFICO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA." "resumo" => "O presente trabalho apresenta resultados parciais de uma pesquisa em andamento no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), que investiga o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino de Geografia voltado à Educação Especial e Inclusiva. Parte-se do entendimento de que as TIC ampliam o acesso ao conhecimento, promovem a inclusão e possibilitam práticas pedagógicas mais dinâmicas e acessíveis, especialmente em contextos escolares desafiadores. O objetivo da pesquisa é analisar os desafios e potencialidades do uso das TIC no ensino de Geografia para estudantes com deficiência em escolas públicas de Araguaína-TO, nos anos de 2024 e 2025. A abordagem é qualitativa, com aplicação de questionários, análise documental, observações em campo e entrevistas com professores e gestores. A coleta inicial de dados ocorreu durante a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, em agosto de 2024. Foram obtidas 250 respostas de profissionais da educação. Os dados revelam que apenas 17,2% possuem formação em Educação Inclusiva, e 13,2% realizaram capacitações. Em relação ao uso das TIC, 61,8% dos participantes afirmaram utilizá-las, com destaque para jogos interativos (77,9%), computadores (41,8%) e Chromebook (23,4%). Observa-se, contudo, uma carência significativa de formação específica para o uso pedagógico das tecnologias. Conclui-se que, apesar da presença das TIC nas escolas, ainda há barreiras formativas e estruturais que limitam seu potencial inclusivo. A pesquisa pretende aprofundar a análise das práticas pedagógicas e propor estratégias para uma educação mais equitativa." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 14: FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO DE GEOGRAFIA E O LIVRO DIDÁTICO" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV223_ID1072_TB595_17092025194103.pdf" "created_at" => "2025-11-28 14:08:46" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ATÁCIDA CARLOS DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ATÁCIDA" "autor_email" => "atacida.santos@ufnt.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO NORTE DO TOCANTINS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia" "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png" "data_publicacao" => "2025-11-28" "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }