Artigo Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia

ANAIS de Evento

ISSN: 2175-8875

GEOTECNOLOGIAS COMO MEDIADORAS DA COMPREENSÃO CONCEITUAL DA GEOGRAFIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR DE GEOPROCESSAMENTO

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Publicado em 28 de novembro de 2025

Resumo

Este relato descreve a experiência de ministrar a disciplina Geoprocessamento para o curso de Bacharelado em Ecologia do IB da UNESP Rio Claro, no segundo semestre de 2024. Com uma turma de 25 discentes (20 ingressantes e 5 veteranos), a disciplina buscou articular a teoria geográfica — especialmente o conceito de paisagem dialética, como totalidade dinâmica e conflituosa — com aplicações práticas em análise espacial, utilizando o software QGIS. As atividades incluíram mapeamento participativo dos usos do campus, revelando disputas territoriais e subjetividades. A metodologia combinou aulas teóricas, práticas em laboratório e trabalhos de campo, com avaliações baseadas em relatórios e mapas temáticos. Os resultados mostraram que 80% dos alunos desenvolveram uma leitura crítica da paisagem, embora desafios técnicos — como a baixa familiaridade com softwares — tenham exigido tutoriais adaptados (vídeo-aulas e apostilas). Conclui-se que as geotecnologias, quando vinculadas a fundamentos teóricos robustos, são ferramentas pedagógicas para formar ecólogos capazes de interpretar transformações socioambientais. O relato dialoga com o GT 13 ao demonstrar como métodos inovadores de representação espacial podem fortalecer análises geográficas engajadas.

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