Artigo Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia

ANAIS de Evento

ISSN: 2175-8875

A DESIGUALDADE ÉTNICO-RACIAL MANIFESTADA NOS DADOS OFICIAIS DO IBGE 2022-24 COMO FERRAMENTA DE GAMIFICAÇÃO PEDAGÓGICA: FAVELAS E CONDOMÍNIOS FECHADOS DECOLONIZADOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral GT 29: GEOGRAFIAS NEGRAS
"2025-11-28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 124385
    "edicao_id" => 436
    "trabalho_id" => 724
    "inscrito_id" => 2439
    "titulo" => "A DESIGUALDADE ÉTNICO-RACIAL MANIFESTADA NOS DADOS OFICIAIS DO IBGE 2022-24 COMO FERRAMENTA DE GAMIFICAÇÃO PEDAGÓGICA: FAVELAS E CONDOMÍNIOS FECHADOS DECOLONIZADOS"
    "resumo" => "A missão pedagógica da escola e de seus professores é a conscientização discente capaz de habilitá-los a serem sujeitos de sua própria história. A clichê frase freiriana: “educar para libertar” surge na premência de desoprimir e decolonizar subjugados por inúmeros processos históricos machistas, racistas, classistas e demais violências interseccionalizadas. A atividade que ilustra o objeto de estudo – “super trunfo” favelas x condomínios fechados - permite aos alunos a pesquisa, manipulação e depuração dos dados estatísticos oficiais enredados num jogo confeccionado por eles mesmos e, no processo de construção, tematizam territorialidades dicotomizadas pelo estereótipo “morro” e “asfalto – além de outros pares dialógicos, tai como, cidade e não cidade, centro e periferia, etc. com diferentes leituras das representações geográficas em suas diversas escalas. Portanto, os dados públicos serviram de instrumento de autopercepção – a despeito do mero gerenciamento estatístico aplicado em gamificação – além de emancipação cidadã acerca do “direito à cidade” e a vida, já que tanto a necropolítica de Mbembe e as subjetividades moldadas na crítica de Fanon, quanto a psicossocial de Jesus e Campos são evocadas na gamificação de alcance às múltiplas inteligências decoloniais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "GT 29: GEOGRAFIAS NEGRAS"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV223_ID2439_TB724_18082025003249.pdf"
    "created_at" => "2025-11-28 14:08:46"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AGNI HEVEA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "AGNI HÉVEA"
    "autor_email" => "agnihevea@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia"
    "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia"
    "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png"
    "data_publicacao" => "2025-11-28"
    "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16"
    "publicacao_id" => 79
    "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE"
    "publicacao_codigo" => "2175-8875"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 124385
    "edicao_id" => 436
    "trabalho_id" => 724
    "inscrito_id" => 2439
    "titulo" => "A DESIGUALDADE ÉTNICO-RACIAL MANIFESTADA NOS DADOS OFICIAIS DO IBGE 2022-24 COMO FERRAMENTA DE GAMIFICAÇÃO PEDAGÓGICA: FAVELAS E CONDOMÍNIOS FECHADOS DECOLONIZADOS"
    "resumo" => "A missão pedagógica da escola e de seus professores é a conscientização discente capaz de habilitá-los a serem sujeitos de sua própria história. A clichê frase freiriana: “educar para libertar” surge na premência de desoprimir e decolonizar subjugados por inúmeros processos históricos machistas, racistas, classistas e demais violências interseccionalizadas. A atividade que ilustra o objeto de estudo – “super trunfo” favelas x condomínios fechados - permite aos alunos a pesquisa, manipulação e depuração dos dados estatísticos oficiais enredados num jogo confeccionado por eles mesmos e, no processo de construção, tematizam territorialidades dicotomizadas pelo estereótipo “morro” e “asfalto – além de outros pares dialógicos, tai como, cidade e não cidade, centro e periferia, etc. com diferentes leituras das representações geográficas em suas diversas escalas. Portanto, os dados públicos serviram de instrumento de autopercepção – a despeito do mero gerenciamento estatístico aplicado em gamificação – além de emancipação cidadã acerca do “direito à cidade” e a vida, já que tanto a necropolítica de Mbembe e as subjetividades moldadas na crítica de Fanon, quanto a psicossocial de Jesus e Campos são evocadas na gamificação de alcance às múltiplas inteligências decoloniais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "GT 29: GEOGRAFIAS NEGRAS"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV223_ID2439_TB724_18082025003249.pdf"
    "created_at" => "2025-11-28 14:08:46"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AGNI HEVEA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "AGNI HÉVEA"
    "autor_email" => "agnihevea@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia"
    "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia"
    "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png"
    "data_publicacao" => "2025-11-28"
    "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16"
    "publicacao_id" => 79
    "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE"
    "publicacao_codigo" => "2175-8875"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2025

Resumo

A missão pedagógica da escola e de seus professores é a conscientização discente capaz de habilitá-los a serem sujeitos de sua própria história. A clichê frase freiriana: “educar para libertar” surge na premência de desoprimir e decolonizar subjugados por inúmeros processos históricos machistas, racistas, classistas e demais violências interseccionalizadas. A atividade que ilustra o objeto de estudo – “super trunfo” favelas x condomínios fechados - permite aos alunos a pesquisa, manipulação e depuração dos dados estatísticos oficiais enredados num jogo confeccionado por eles mesmos e, no processo de construção, tematizam territorialidades dicotomizadas pelo estereótipo “morro” e “asfalto – além de outros pares dialógicos, tai como, cidade e não cidade, centro e periferia, etc. com diferentes leituras das representações geográficas em suas diversas escalas. Portanto, os dados públicos serviram de instrumento de autopercepção – a despeito do mero gerenciamento estatístico aplicado em gamificação – além de emancipação cidadã acerca do “direito à cidade” e a vida, já que tanto a necropolítica de Mbembe e as subjetividades moldadas na crítica de Fanon, quanto a psicossocial de Jesus e Campos são evocadas na gamificação de alcance às múltiplas inteligências decoloniais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.