O POTENCIAL DA ETNOGEOMORFOLOGIA PARA O ENSINO DAS TEMÁTICAS NATURAIS DA GEOGRAFIA
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Busca-se neste trabalho demonstrar o potencial da etnogeomorfologia para o ensino das temáticas naturais da geografia na articulação entre a percepção dos estudantes sobre a paisagem geomorfológica e o conhecimento científico da disciplina, na valorização das vivências cotidianas e na abordagem integrada dos elementos físico-naturais da paisagem. A pesquisa foi construída a partir de leituras, reflexões e análises sobre as possíveis articulações entre a etnogeomorfologia e o ensino de geografia. Foram, então, construídas tessituras entre os pressupostos que fundamentam o processo de ensino e aprendizagem da geografia escolar, direcionado para as temáticas naturais, e o referencial teórico-metodológico da etnogeomorfologia. Pesquisas apontam que os professores sentem dificuldades no ensino das temáticas naturais da geografia devido ao nível de abstração necessário para tratar de temas como relevo, solos, clima, tratando-os com superficialidade. A etnogeomorfologia possui uma dimensão voltada para a educação ao preocupar-se com o ensino e aprendizagem dos processos geomorfológicos que ocorrem no solo e modelam as formas do relevo, e com os tipos de classificação e taxonomia utilizadas pelos estudantes da educação básica. A partir da etnogeomorfologia é possível promover uma abordagem integrada dos elementos naturais da paisagem, pois, apesar de o relevo ser foco principal, foca-se também nos elementos e processos hidro-geo-bio-físicos da natureza. Inserir as etnociências no ensino de geografia é de grande valia quando consideramos a importância do cotidiano e das vivências dos estudantes como referencial para um processo de ensino e aprendizagem contextualizado. Ao utilizar os etnoconhecimentos como ferramenta nas aulas de geografia, não se trata de abandonar os avanços científicos das ciências modernas, mas de buscar novos paradigmas para compreender a natureza e seus processos." 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