EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES EM UM CONTEXTO ESCOLAR
"2025-11-28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 124474 "edicao_id" => 436 "trabalho_id" => 951 "inscrito_id" => 1892 "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES EM UM CONTEXTO ESCOLAR" "resumo" => "O objetivo deste trabalho apresenta uma análise crítica das oficinas do Projeto Geocotidiano realizado na escola Estadual Amílcar Alves Tupiassu no bairro da Cremação em Belém (PA) mediante as problemáticas socioambientais do dia a dia dos estudantes. A pesquisa baseou numa curadoria de acervos disponíveis em bibliotecas online, SciElo Brasil, Scopus, para que a abordagem qualitativa e participativa fosse executada. Com base nessas referencias, onde se consultou mapas, fotografias e materiais, para estimular o diálogo dos alunos, foram identificadas alternativas e possibilidades tanto no âmbito teórico-metodológico quanto no prático para uma melhor compreensão da temática. Por meio da realização das oficinas semiestruturadas, explorando temas como geomorfologia, hidrografia, Educação Ambiental, o estudo revelou um panorama positivo, em que a maioria dos estudantes demonstrou interesse em relação aos conceitos geográficos. Uma vez que o projeto promoveu a construção de um saber geográfico crítico, permitindo aos alunos interpretar sua realidade e compreender as injustiças socioespaciais. O estudo também apontou para a necessidade de formação continuada de professores para o desenvolvimento de práticas pedagógicas transformadoras. Contudo, o projeto alcançou seus objetivos, estimulando a reflexão, a construção conjunta do conhecimento e a consciência crítica dos alunos sobre as questões socioambientais de seu cotidiano." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 46: ETNOCONHECIMENTO, EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA E ENSINO DOS COMPONENTES NATURAIS DE GEOGRAFIA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV223_ID1892_TB951_03112025235243.pdf" "created_at" => "2025-11-28 14:08:46" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULO MARCELO TRINDADE SILVEIRA" "autor_nome_curto" => "PAULO" "autor_email" => "silveira.paulo@unemat.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO (UNEMAT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia" "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png" "data_publicacao" => "2025-11-28" "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 124474 "edicao_id" => 436 "trabalho_id" => 951 "inscrito_id" => 1892 "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES EM UM CONTEXTO ESCOLAR" "resumo" => "O objetivo deste trabalho apresenta uma análise crítica das oficinas do Projeto Geocotidiano realizado na escola Estadual Amílcar Alves Tupiassu no bairro da Cremação em Belém (PA) mediante as problemáticas socioambientais do dia a dia dos estudantes. A pesquisa baseou numa curadoria de acervos disponíveis em bibliotecas online, SciElo Brasil, Scopus, para que a abordagem qualitativa e participativa fosse executada. Com base nessas referencias, onde se consultou mapas, fotografias e materiais, para estimular o diálogo dos alunos, foram identificadas alternativas e possibilidades tanto no âmbito teórico-metodológico quanto no prático para uma melhor compreensão da temática. Por meio da realização das oficinas semiestruturadas, explorando temas como geomorfologia, hidrografia, Educação Ambiental, o estudo revelou um panorama positivo, em que a maioria dos estudantes demonstrou interesse em relação aos conceitos geográficos. Uma vez que o projeto promoveu a construção de um saber geográfico crítico, permitindo aos alunos interpretar sua realidade e compreender as injustiças socioespaciais. O estudo também apontou para a necessidade de formação continuada de professores para o desenvolvimento de práticas pedagógicas transformadoras. Contudo, o projeto alcançou seus objetivos, estimulando a reflexão, a construção conjunta do conhecimento e a consciência crítica dos alunos sobre as questões socioambientais de seu cotidiano." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 46: ETNOCONHECIMENTO, EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA E ENSINO DOS COMPONENTES NATURAIS DE GEOGRAFIA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV223_ID1892_TB951_03112025235243.pdf" "created_at" => "2025-11-28 14:08:46" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULO MARCELO TRINDADE SILVEIRA" "autor_nome_curto" => "PAULO" "autor_email" => "silveira.paulo@unemat.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO (UNEMAT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia" "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png" "data_publicacao" => "2025-11-28" "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }