A MINISSÉRIE “ADOLESCÊNCIA” (2025) COMO UM ALERTA DOS PERIGOS DO CIBERESPAÇO PARA O PÚBLICO ADOLESCENTE: UMA BREVE ANÁLISE DO RECURSO “CONTAS DE ADOLESCENTE” (2025) LANÇADO PELO INSTAGRAM
"2025-11-28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 124610 "edicao_id" => 436 "trabalho_id" => 1276 "inscrito_id" => 2812 "titulo" => "A MINISSÉRIE “ADOLESCÊNCIA” (2025) COMO UM ALERTA DOS PERIGOS DO CIBERESPAÇO PARA O PÚBLICO ADOLESCENTE: UMA BREVE ANÁLISE DO RECURSO “CONTAS DE ADOLESCENTE” (2025) LANÇADO PELO INSTAGRAM" "resumo" => "Este estudo pretende compreender as implicações do ciberespaço para adolescentes, utilizando como ponto de partida a minissérie de sucesso “Adolescência” (2025) e o recurso “Contas de Adolescente” (2025) do Instagram (Meta, 2025). A minissérie ilustra as consequências do uso desregulado do ciberespaço na adolescência, inspirada em situações da vida real. Um crime real ocorrido em Uberaba - MG, que se assemelha à trama da série, reforça a urgência da discussão sobre o impacto do ciberespaço na vida dos jovens. Reconhecendo o ciberespaço como um palco complexo de novas relações e dinâmicas de poder que afetam adolescentes em fase de formação, e considerando que o Instagram é a plataforma mais usada por usuários de 9 a 17 anos no Brasil (COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL, 2025), o artigo propõe traçar paralelos entre a série e o novo recurso “Contas de Adolescente” (2025) do Instagram. A metodologia envolve a análise da minissérie Adolescência (2025), dados da pesquisa TIC Kids Online Brasil (COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL, 2025), da plataforma União Internacional de Telecomunicações - UIT (2024), o Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA (BRASIL, 1990) e as configurações do recurso "Contas de Adolescente” (Meta, 2025). Embora em estágio inicial, o estudo hipotetiza que o recurso “Contas de Adolescente” pode não ser suficiente para garantir a segurança de crianças e adolescentes na rede social, tendendo a transferir a responsabilidade para pais/responsáveis. O trabalho ressalta a importância da Geografia em analisar as transformações espaciais impostas pelas Big Techs e a produção cultural em plataformas digitais como o Instagram. Espera-se contribuir para uma geografia crítica que compreenda o impacto das tecnologias digitais na vida dos jovens." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 55: GEOGRAFIA CULTURAL: RELIGIOSIDADE, GÊNERO E CIBERESPAÇO" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV223_ID2812_TB1276_03112025235925.pdf" "created_at" => "2025-11-28 14:08:46" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO VITOR MARTINS SILVA" "autor_nome_curto" => "JOÃO" "autor_email" => "jmartinsjo5@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia" "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png" "data_publicacao" => "2025-11-28" "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 124610 "edicao_id" => 436 "trabalho_id" => 1276 "inscrito_id" => 2812 "titulo" => "A MINISSÉRIE “ADOLESCÊNCIA” (2025) COMO UM ALERTA DOS PERIGOS DO CIBERESPAÇO PARA O PÚBLICO ADOLESCENTE: UMA BREVE ANÁLISE DO RECURSO “CONTAS DE ADOLESCENTE” (2025) LANÇADO PELO INSTAGRAM" "resumo" => "Este estudo pretende compreender as implicações do ciberespaço para adolescentes, utilizando como ponto de partida a minissérie de sucesso “Adolescência” (2025) e o recurso “Contas de Adolescente” (2025) do Instagram (Meta, 2025). A minissérie ilustra as consequências do uso desregulado do ciberespaço na adolescência, inspirada em situações da vida real. Um crime real ocorrido em Uberaba - MG, que se assemelha à trama da série, reforça a urgência da discussão sobre o impacto do ciberespaço na vida dos jovens. Reconhecendo o ciberespaço como um palco complexo de novas relações e dinâmicas de poder que afetam adolescentes em fase de formação, e considerando que o Instagram é a plataforma mais usada por usuários de 9 a 17 anos no Brasil (COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL, 2025), o artigo propõe traçar paralelos entre a série e o novo recurso “Contas de Adolescente” (2025) do Instagram. A metodologia envolve a análise da minissérie Adolescência (2025), dados da pesquisa TIC Kids Online Brasil (COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL, 2025), da plataforma União Internacional de Telecomunicações - UIT (2024), o Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA (BRASIL, 1990) e as configurações do recurso "Contas de Adolescente” (Meta, 2025). Embora em estágio inicial, o estudo hipotetiza que o recurso “Contas de Adolescente” pode não ser suficiente para garantir a segurança de crianças e adolescentes na rede social, tendendo a transferir a responsabilidade para pais/responsáveis. O trabalho ressalta a importância da Geografia em analisar as transformações espaciais impostas pelas Big Techs e a produção cultural em plataformas digitais como o Instagram. Espera-se contribuir para uma geografia crítica que compreenda o impacto das tecnologias digitais na vida dos jovens." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 55: GEOGRAFIA CULTURAL: RELIGIOSIDADE, GÊNERO E CIBERESPAÇO" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV223_ID2812_TB1276_03112025235925.pdf" "created_at" => "2025-11-28 14:08:46" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO VITOR MARTINS SILVA" "autor_nome_curto" => "JOÃO" "autor_email" => "jmartinsjo5@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia" "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png" "data_publicacao" => "2025-11-28" "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }