Artigo Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia

ANAIS de Evento

ISSN: 2175-8875

AS CONTRIBUIÇÕES DAS IDEIAS DE JOSUÉ DE CASTRO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AS MÚLTIPLAS FORMAS DE FOME

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência GT 14: FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO DE GEOGRAFIA E O LIVRO DIDÁTICO
"2025-11-28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 124517
    "edicao_id" => 436
    "trabalho_id" => 1065
    "inscrito_id" => 1800
    "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DAS IDEIAS DE JOSUÉ DE CASTRO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AS MÚLTIPLAS FORMAS DE FOME"
    "resumo" => "Este relato de experiência apresenta uma proposta de formação continuada para professores da educação básica, inspirada na obra de Josué de Castro, destacando a importância de uma educação crítica e sensível às múltiplas formas de fome. A formação foi desenvolvida com base na metodologia qualitativa e na técnica participativa, articulando teoria e prática em quatro etapas: estudo da obra de Josué de Castro, análise do Almanaque Histórico, exposição do Projeto Memória e uma provocação reflexiva com os docentes. As atividades estimularam o pensamento crítico, a interdisciplinaridade e a escuta sensível, promovendo reflexões sobre a fome material, simbólica e profissional. A pergunta "Você tem fome de quê?" Funcionou como disparadora de sentidos, fortalecendo vínculos e possibilitando a elaboração de propostas pedagógicas comprometidas com a transformação social. A experiência culminou na implementação do projeto "Descasque Mais e Desembrulhe Menos", que envolveu professores, alunos e famílias na promoção da educação alimentar. A iniciativa também articulou saberes da agroecologia e educação do campo"
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "GT 14: FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO DE GEOGRAFIA E O LIVRO DIDÁTICO"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV223_ID1800_TB1065_19102025214939.pdf"
    "created_at" => "2025-11-28 14:08:46"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLÉZIA AQUINO DE BRAGA"
    "autor_nome_curto" => "CLÉZIA"
    "autor_email" => "cleziadebraga@recife.ifpe.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia"
    "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia"
    "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png"
    "data_publicacao" => "2025-11-28"
    "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16"
    "publicacao_id" => 79
    "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE"
    "publicacao_codigo" => "2175-8875"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 124517
    "edicao_id" => 436
    "trabalho_id" => 1065
    "inscrito_id" => 1800
    "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DAS IDEIAS DE JOSUÉ DE CASTRO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AS MÚLTIPLAS FORMAS DE FOME"
    "resumo" => "Este relato de experiência apresenta uma proposta de formação continuada para professores da educação básica, inspirada na obra de Josué de Castro, destacando a importância de uma educação crítica e sensível às múltiplas formas de fome. A formação foi desenvolvida com base na metodologia qualitativa e na técnica participativa, articulando teoria e prática em quatro etapas: estudo da obra de Josué de Castro, análise do Almanaque Histórico, exposição do Projeto Memória e uma provocação reflexiva com os docentes. As atividades estimularam o pensamento crítico, a interdisciplinaridade e a escuta sensível, promovendo reflexões sobre a fome material, simbólica e profissional. A pergunta "Você tem fome de quê?" Funcionou como disparadora de sentidos, fortalecendo vínculos e possibilitando a elaboração de propostas pedagógicas comprometidas com a transformação social. A experiência culminou na implementação do projeto "Descasque Mais e Desembrulhe Menos", que envolveu professores, alunos e famílias na promoção da educação alimentar. A iniciativa também articulou saberes da agroecologia e educação do campo"
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "GT 14: FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO DE GEOGRAFIA E O LIVRO DIDÁTICO"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV223_ID1800_TB1065_19102025214939.pdf"
    "created_at" => "2025-11-28 14:08:46"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLÉZIA AQUINO DE BRAGA"
    "autor_nome_curto" => "CLÉZIA"
    "autor_email" => "cleziadebraga@recife.ifpe.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia"
    "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia"
    "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png"
    "data_publicacao" => "2025-11-28"
    "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16"
    "publicacao_id" => 79
    "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE"
    "publicacao_codigo" => "2175-8875"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2025

Resumo

Este relato de experiência apresenta uma proposta de formação continuada para professores da educação básica, inspirada na obra de Josué de Castro, destacando a importância de uma educação crítica e sensível às múltiplas formas de fome. A formação foi desenvolvida com base na metodologia qualitativa e na técnica participativa, articulando teoria e prática em quatro etapas: estudo da obra de Josué de Castro, análise do Almanaque Histórico, exposição do Projeto Memória e uma provocação reflexiva com os docentes. As atividades estimularam o pensamento crítico, a interdisciplinaridade e a escuta sensível, promovendo reflexões sobre a fome material, simbólica e profissional. A pergunta "Você tem fome de quê?" Funcionou como disparadora de sentidos, fortalecendo vínculos e possibilitando a elaboração de propostas pedagógicas comprometidas com a transformação social. A experiência culminou na implementação do projeto "Descasque Mais e Desembrulhe Menos", que envolveu professores, alunos e famílias na promoção da educação alimentar. A iniciativa também articulou saberes da agroecologia e educação do campo

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.