DO CENTRO À PERIFERIA: UMA ANÁLISE DAS POLÍTICAS DE MOBILIDADE URBANA EM BRASÍLIA-DF
"2025-11-28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 124564 "edicao_id" => 436 "trabalho_id" => 1181 "inscrito_id" => 2916 "titulo" => "DO CENTRO À PERIFERIA: UMA ANÁLISE DAS POLÍTICAS DE MOBILIDADE URBANA EM BRASÍLIA-DF" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo analisar as políticas de mobilidade urbana em Brasília, com foco na relação entre o centro e as periferias, investigando como essas políticas afetam a dinâmica social e econômica da cidade. A metodologia adotada nesta pesquisa contempla abordagem qualitativa com caráter exploratório e descritivo. São examinados relatórios institucionais, legislações e planos diretores que orientam o planejamento urbano do Distrito Federal. Durante a pesquisa, foi possível verificar que o modelo urbano adotado em Brasília, embora originalmente planejado, não acompanhou a expansão periférica e nem promoveu uma infraestrutura de transporte equitativa. Os resultados indicam que o modelo urbano de Brasília privilegia o automóvel em detrimento de alternativas coletivas, aprofundando a segregação espacial. Esse fenômeno fica evidente quando observamos os dados sobre os usos do automóvel, do transporte público coletivo ou o tempo gasto no deslocamento para o trabalho e estudo. Assim, o estudo reforça a necessidade de políticas públicas que promovam o transporte acessível e equitativo, garantindo inclusão social e qualidade de vida para a população que habita o centro e as periferias do Distrito Federal." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 12: POLÍTICAS PÚBLICAS E CAMPO-CIDADE: HABITAÇÃO, MOBILIDADE E INCLUSÃO RACIAL E/OU SOCIAL" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV223_ID2916_TB1181_17092025233235.pdf" "created_at" => "2025-11-28 14:08:46" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAEL RODRIGUES SOBREIRA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "RAFAEL" "autor_email" => "rafael19geo@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIENCIA E TECNOLOGIA DE BRASILIA (IFB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia" "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png" "data_publicacao" => "2025-11-28" "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 124564 "edicao_id" => 436 "trabalho_id" => 1181 "inscrito_id" => 2916 "titulo" => "DO CENTRO À PERIFERIA: UMA ANÁLISE DAS POLÍTICAS DE MOBILIDADE URBANA EM BRASÍLIA-DF" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo analisar as políticas de mobilidade urbana em Brasília, com foco na relação entre o centro e as periferias, investigando como essas políticas afetam a dinâmica social e econômica da cidade. A metodologia adotada nesta pesquisa contempla abordagem qualitativa com caráter exploratório e descritivo. São examinados relatórios institucionais, legislações e planos diretores que orientam o planejamento urbano do Distrito Federal. Durante a pesquisa, foi possível verificar que o modelo urbano adotado em Brasília, embora originalmente planejado, não acompanhou a expansão periférica e nem promoveu uma infraestrutura de transporte equitativa. Os resultados indicam que o modelo urbano de Brasília privilegia o automóvel em detrimento de alternativas coletivas, aprofundando a segregação espacial. Esse fenômeno fica evidente quando observamos os dados sobre os usos do automóvel, do transporte público coletivo ou o tempo gasto no deslocamento para o trabalho e estudo. Assim, o estudo reforça a necessidade de políticas públicas que promovam o transporte acessível e equitativo, garantindo inclusão social e qualidade de vida para a população que habita o centro e as periferias do Distrito Federal." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 12: POLÍTICAS PÚBLICAS E CAMPO-CIDADE: HABITAÇÃO, MOBILIDADE E INCLUSÃO RACIAL E/OU SOCIAL" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV223_ID2916_TB1181_17092025233235.pdf" "created_at" => "2025-11-28 14:08:46" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAEL RODRIGUES SOBREIRA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "RAFAEL" "autor_email" => "rafael19geo@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIENCIA E TECNOLOGIA DE BRASILIA (IFB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia" "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png" "data_publicacao" => "2025-11-28" "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }