Artigo Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia

ANAIS de Evento

ISSN: 2175-8875

POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (PNEA) NA GUISA DA DINÂMICA SOCIOESPACIAL PERIURBANA: UM OLHAR A PARTIR DO ENSINO DE GEOGRAFIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral GT 53: GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO: POLÍTICAS EDUCACIONAIS, DOCÊNCIAS E ESPACIALIDADES ESCOLARES
"2025-11-28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 124466
    "edicao_id" => 436
    "trabalho_id" => 936
    "inscrito_id" => 2665
    "titulo" => "POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (PNEA) NA GUISA DA DINÂMICA SOCIOESPACIAL PERIURBANA: UM OLHAR A PARTIR DO ENSINO DE GEOGRAFIA"
    "resumo" => "A Educação Ambiental (EA) é um processo recente na história humana e deriva do movimento ecológico da segunda metade do século XX. Sua evolução é reflexo do esclarecimento social perante a crise ambiental contemporânea, bem como ferramenta para transformações desejáveis. Neste contexto, o Brasil foi o primeiro país da América Latina a reconhecer a EA como marco político necessário para uma sociedade mais justa, destacando-se neste estudo a Lei Nº 9.795 de abril de 1999, que dispõe sobre a EA, institui a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) e dá outras providências. Isto posto, coloca-se neste texto algumas reflexões e recomendações resultantes de um projeto de pesquisa intitulado “A política nacional de educação ambiental (PNEA) nas instituições de ensino em espaços periurbanos de Garanhuns-PE: reflexões e ações à luz da agroecologia e do planejamento urbano”. Desenvolvida entre os anos de 2022 e 2025, emerge da síntese entre o ensino de Geografia e a prática da pesquisa científica em instituições de ensino localizadas no periurbano, reunindo estudantes do Ensino Médio e pesquisadores do grupo de pesquisa [omitido para avaliação do resumo no XVI ENANPEGE]. Nessa guisa, este trabalho apresenta uma análise dos fundamentos adotados no ensino de Geografia para uma práxis de EA concebida a partir da PNEA, em instituições de ensino inseridas em recortes periurbanos da cidade de Garanhuns, localizada no Agreste Meridional do estado de Pernambuco-Brasil. Assim sendo, questionou-se: como os fundamentos do ensino de Geografia podem corroborar a uma EA significativa em instituições de ensino inseridas no espaço periurbano? Este estudo teve como objetivo principal analisar a práxis da EA para instituições de ensino públicas existentes no cerne da dinâmica socioespacial periurbana, considerando a PNEA e o ensino de Geografia como pontos de reflexão."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "GT 53: GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO: POLÍTICAS EDUCACIONAIS, DOCÊNCIAS E ESPACIALIDADES ESCOLARES"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV223_ID2665_TB936_31082025200646.pdf"
    "created_at" => "2025-11-28 14:08:46"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO PAULO GOMES DE VASCONCELOS ARAGÃO"
    "autor_nome_curto" => "João Aragão"
    "autor_email" => "joao.aragao@garanhuns.ifpe.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia"
    "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia"
    "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png"
    "data_publicacao" => "2025-11-28"
    "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16"
    "publicacao_id" => 79
    "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE"
    "publicacao_codigo" => "2175-8875"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 124466
    "edicao_id" => 436
    "trabalho_id" => 936
    "inscrito_id" => 2665
    "titulo" => "POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (PNEA) NA GUISA DA DINÂMICA SOCIOESPACIAL PERIURBANA: UM OLHAR A PARTIR DO ENSINO DE GEOGRAFIA"
    "resumo" => "A Educação Ambiental (EA) é um processo recente na história humana e deriva do movimento ecológico da segunda metade do século XX. Sua evolução é reflexo do esclarecimento social perante a crise ambiental contemporânea, bem como ferramenta para transformações desejáveis. Neste contexto, o Brasil foi o primeiro país da América Latina a reconhecer a EA como marco político necessário para uma sociedade mais justa, destacando-se neste estudo a Lei Nº 9.795 de abril de 1999, que dispõe sobre a EA, institui a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) e dá outras providências. Isto posto, coloca-se neste texto algumas reflexões e recomendações resultantes de um projeto de pesquisa intitulado “A política nacional de educação ambiental (PNEA) nas instituições de ensino em espaços periurbanos de Garanhuns-PE: reflexões e ações à luz da agroecologia e do planejamento urbano”. Desenvolvida entre os anos de 2022 e 2025, emerge da síntese entre o ensino de Geografia e a prática da pesquisa científica em instituições de ensino localizadas no periurbano, reunindo estudantes do Ensino Médio e pesquisadores do grupo de pesquisa [omitido para avaliação do resumo no XVI ENANPEGE]. Nessa guisa, este trabalho apresenta uma análise dos fundamentos adotados no ensino de Geografia para uma práxis de EA concebida a partir da PNEA, em instituições de ensino inseridas em recortes periurbanos da cidade de Garanhuns, localizada no Agreste Meridional do estado de Pernambuco-Brasil. Assim sendo, questionou-se: como os fundamentos do ensino de Geografia podem corroborar a uma EA significativa em instituições de ensino inseridas no espaço periurbano? Este estudo teve como objetivo principal analisar a práxis da EA para instituições de ensino públicas existentes no cerne da dinâmica socioespacial periurbana, considerando a PNEA e o ensino de Geografia como pontos de reflexão."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "GT 53: GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO: POLÍTICAS EDUCACIONAIS, DOCÊNCIAS E ESPACIALIDADES ESCOLARES"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV223_ID2665_TB936_31082025200646.pdf"
    "created_at" => "2025-11-28 14:08:46"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO PAULO GOMES DE VASCONCELOS ARAGÃO"
    "autor_nome_curto" => "João Aragão"
    "autor_email" => "joao.aragao@garanhuns.ifpe.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia"
    "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia"
    "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png"
    "data_publicacao" => "2025-11-28"
    "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16"
    "publicacao_id" => 79
    "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE"
    "publicacao_codigo" => "2175-8875"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2025

Resumo

A Educação Ambiental (EA) é um processo recente na história humana e deriva do movimento ecológico da segunda metade do século XX. Sua evolução é reflexo do esclarecimento social perante a crise ambiental contemporânea, bem como ferramenta para transformações desejáveis. Neste contexto, o Brasil foi o primeiro país da América Latina a reconhecer a EA como marco político necessário para uma sociedade mais justa, destacando-se neste estudo a Lei Nº 9.795 de abril de 1999, que dispõe sobre a EA, institui a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) e dá outras providências. Isto posto, coloca-se neste texto algumas reflexões e recomendações resultantes de um projeto de pesquisa intitulado “A política nacional de educação ambiental (PNEA) nas instituições de ensino em espaços periurbanos de Garanhuns-PE: reflexões e ações à luz da agroecologia e do planejamento urbano”. Desenvolvida entre os anos de 2022 e 2025, emerge da síntese entre o ensino de Geografia e a prática da pesquisa científica em instituições de ensino localizadas no periurbano, reunindo estudantes do Ensino Médio e pesquisadores do grupo de pesquisa [omitido para avaliação do resumo no XVI ENANPEGE]. Nessa guisa, este trabalho apresenta uma análise dos fundamentos adotados no ensino de Geografia para uma práxis de EA concebida a partir da PNEA, em instituições de ensino inseridas em recortes periurbanos da cidade de Garanhuns, localizada no Agreste Meridional do estado de Pernambuco-Brasil. Assim sendo, questionou-se: como os fundamentos do ensino de Geografia podem corroborar a uma EA significativa em instituições de ensino inseridas no espaço periurbano? Este estudo teve como objetivo principal analisar a práxis da EA para instituições de ensino públicas existentes no cerne da dinâmica socioespacial periurbana, considerando a PNEA e o ensino de Geografia como pontos de reflexão.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.