Artigo Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia

ANAIS de Evento

ISSN: 2175-8875

MACUMBEIROS INSTABLOGUERS: CORPOS, POLÍTICAS E PODERES NO CIBERESPAÇO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral GT 55: GEOGRAFIA CULTURAL: RELIGIOSIDADE, GÊNERO E CIBERESPAÇO
"2025-11-28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 124574
    "edicao_id" => 436
    "trabalho_id" => 1206
    "inscrito_id" => 1381
    "titulo" => "MACUMBEIROS INSTABLOGUERS: CORPOS, POLÍTICAS E PODERES NO CIBERESPAÇO"
    "resumo" => "Proposta indisciplinar, articulam-se estudos nas áreas de Comunicação e Geografia, para a compreensão do corpo como discurso no ciberespaço, interpelado biopoliticamente por lógicas de estéticas e técnicas neoliberais capitalistas que definem subjetividades. Matriz dos processos de comunicação, o corpo é prescrutado como indexador sentidos de identificação: materializado imagética em perfis da mídia social Instagram, resolve-se ideologicamente como produto e como interpelador através de discursos que organizam valores de um mundo estetizado e de uma sociedade brasileira inextrincavelmente online e offline. Discute-se como o corpo ressoa no ambiente midiático tanto como causa quanto como efeito da ação de convocações biopolíticas. Pretende-se identificar discursos que denotam, a partir dos perfis da/na rede social Instagram, a cooptação dos sujeitos por convocações biopolíticas identificadas como valores estéticos e econômicos, nas três categorias a seguir: O “macumbeiro biscoito”; O “macumbeiro ostentação”; O “macumbeiro blogueiro". A hipótese é que a cooptação dos sujeitos por padrões hegemônicos, - valores, modos de vida, de sucesso, estéticos, entre outros - retroalimenta o panoptismo acerca de quaisquer práticas e corpos que dissidiem do que está posto como norma. Assume-se que é atual e sistemática a cooptação de sujeitos que supostamente subvertem essas normas no ambiente midiático, embora, de fato, estejam exortando esses valores utilizando, como “pano de fundo”, discursos de culturas dissidentes, com o objetivo de uma política de visibilidade esvaziada de qualquer intenção subversiva, com o uso das mídias sociais para monetização de si mesmo. Práticas culturais, como as religiões de matrizes africanas no Brasil, não estão isentas de serem relacionadas à ação desses sujeitos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "GT 55: GEOGRAFIA CULTURAL: RELIGIOSIDADE, GÊNERO E CIBERESPAÇO"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV223_ID1381_TB1206_27102025213510.pdf"
    "created_at" => "2025-11-28 14:08:46"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ARTHUR MARQUES DE ALMEIDA NETO"
    "autor_nome_curto" => "ARTHUR MARQUES"
    "autor_email" => "arthur.marques@academico.ufpb.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia"
    "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia"
    "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png"
    "data_publicacao" => "2025-11-28"
    "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16"
    "publicacao_id" => 79
    "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE"
    "publicacao_codigo" => "2175-8875"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 124574
    "edicao_id" => 436
    "trabalho_id" => 1206
    "inscrito_id" => 1381
    "titulo" => "MACUMBEIROS INSTABLOGUERS: CORPOS, POLÍTICAS E PODERES NO CIBERESPAÇO"
    "resumo" => "Proposta indisciplinar, articulam-se estudos nas áreas de Comunicação e Geografia, para a compreensão do corpo como discurso no ciberespaço, interpelado biopoliticamente por lógicas de estéticas e técnicas neoliberais capitalistas que definem subjetividades. Matriz dos processos de comunicação, o corpo é prescrutado como indexador sentidos de identificação: materializado imagética em perfis da mídia social Instagram, resolve-se ideologicamente como produto e como interpelador através de discursos que organizam valores de um mundo estetizado e de uma sociedade brasileira inextrincavelmente online e offline. Discute-se como o corpo ressoa no ambiente midiático tanto como causa quanto como efeito da ação de convocações biopolíticas. Pretende-se identificar discursos que denotam, a partir dos perfis da/na rede social Instagram, a cooptação dos sujeitos por convocações biopolíticas identificadas como valores estéticos e econômicos, nas três categorias a seguir: O “macumbeiro biscoito”; O “macumbeiro ostentação”; O “macumbeiro blogueiro". A hipótese é que a cooptação dos sujeitos por padrões hegemônicos, - valores, modos de vida, de sucesso, estéticos, entre outros - retroalimenta o panoptismo acerca de quaisquer práticas e corpos que dissidiem do que está posto como norma. Assume-se que é atual e sistemática a cooptação de sujeitos que supostamente subvertem essas normas no ambiente midiático, embora, de fato, estejam exortando esses valores utilizando, como “pano de fundo”, discursos de culturas dissidentes, com o objetivo de uma política de visibilidade esvaziada de qualquer intenção subversiva, com o uso das mídias sociais para monetização de si mesmo. Práticas culturais, como as religiões de matrizes africanas no Brasil, não estão isentas de serem relacionadas à ação desses sujeitos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "GT 55: GEOGRAFIA CULTURAL: RELIGIOSIDADE, GÊNERO E CIBERESPAÇO"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV223_ID1381_TB1206_27102025213510.pdf"
    "created_at" => "2025-11-28 14:08:46"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ARTHUR MARQUES DE ALMEIDA NETO"
    "autor_nome_curto" => "ARTHUR MARQUES"
    "autor_email" => "arthur.marques@academico.ufpb.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia"
    "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia"
    "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png"
    "data_publicacao" => "2025-11-28"
    "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16"
    "publicacao_id" => 79
    "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE"
    "publicacao_codigo" => "2175-8875"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2025

Resumo

Proposta indisciplinar, articulam-se estudos nas áreas de Comunicação e Geografia, para a compreensão do corpo como discurso no ciberespaço, interpelado biopoliticamente por lógicas de estéticas e técnicas neoliberais capitalistas que definem subjetividades. Matriz dos processos de comunicação, o corpo é prescrutado como indexador sentidos de identificação: materializado imagética em perfis da mídia social Instagram, resolve-se ideologicamente como produto e como interpelador através de discursos que organizam valores de um mundo estetizado e de uma sociedade brasileira inextrincavelmente online e offline. Discute-se como o corpo ressoa no ambiente midiático tanto como causa quanto como efeito da ação de convocações biopolíticas. Pretende-se identificar discursos que denotam, a partir dos perfis da/na rede social Instagram, a cooptação dos sujeitos por convocações biopolíticas identificadas como valores estéticos e econômicos, nas três categorias a seguir: O “macumbeiro biscoito”; O “macumbeiro ostentação”; O “macumbeiro blogueiro". A hipótese é que a cooptação dos sujeitos por padrões hegemônicos, - valores, modos de vida, de sucesso, estéticos, entre outros - retroalimenta o panoptismo acerca de quaisquer práticas e corpos que dissidiem do que está posto como norma. Assume-se que é atual e sistemática a cooptação de sujeitos que supostamente subvertem essas normas no ambiente midiático, embora, de fato, estejam exortando esses valores utilizando, como “pano de fundo”, discursos de culturas dissidentes, com o objetivo de uma política de visibilidade esvaziada de qualquer intenção subversiva, com o uso das mídias sociais para monetização de si mesmo. Práticas culturais, como as religiões de matrizes africanas no Brasil, não estão isentas de serem relacionadas à ação desses sujeitos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.