Artigo Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia

ANAIS de Evento

ISSN: 2175-8875

A QUESTÃO RACIAL NOS CONTEÚDOS DE GEOGRAFIA: CAMINHOS E DESDOBRAMENTOS A PARTIR DA CARTOGRAFIA SOCIAL

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Publicado em 28 de novembro de 2025

Resumo

A raça pode ser considerada em parte das análises espaciais dos conteúdos de Geografia, mas isso é uma questão que engloba uma complexidade de sujeitos (Escola, Professores, Estudantes, Sociedade), envolvendo muito mais que o professor. Desde 2003, a lei 10.639/2003 (BRASIL, 2003) tornou obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira dentro dos conteúdos escolares (Ensino Fundamental e Ensino Médio). Assim, esta pesquisa tem como objetivo compreender as potencialidades da cartografia social enquanto linguagem didático-pedagógica para uma abordagem racializada dos conteúdos geográficos na 3º série da Educação de Jovens e Adultos(EJA) de uma escola pública na região Norte de Goiânia/GO. Dessa maneira, pretende-se realizar uma pesquisa ação de natureza qualitativa embasada na lógica dialética, visando compreender não só a relação sujeito-objeto, mas também como se dá o entorno dessa situação. A dificuldade de inserção da abordagem racial nos conteúdos geográficos estão ligados a uma concepção embranquecida e eurocêntrica do currículo que reverbera tanto na inferiorização quanto no apagamento da história negra.

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