RELAÇÃO ENTRE O TEMPO ATMOSFÉRICO E A APRENDIZAGEM: OPINIÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DO CAMPO NO INTERIOR DO PARANÁ
"2025-11-28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 124458 "edicao_id" => 436 "trabalho_id" => 919 "inscrito_id" => 317 "titulo" => "RELAÇÃO ENTRE O TEMPO ATMOSFÉRICO E A APRENDIZAGEM: OPINIÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DO CAMPO NO INTERIOR DO PARANÁ" "resumo" => "Este estudo investigou a percepção do tempo atmosférico, a relação entre as condições meteorológicas e o processo de aprendizagem com 14 alunos do 4º e 5º anos da Escola Municipal Rural Almirante Barroso, em Marechal Cândido Rondon, Paraná. A premissa da pesquisa é de que os elementos atmosféricos e as variações meteorológicas podem influenciar na saúde e no bem-estar dos indivíduos, afetando sua capacidade de concentração e desempenho acadêmico, abordando suas percepções sobre o tempo atmosférico e suas consequências na aprendizagem. Entre os dias 17 e 21 de março de 2025, por meio de um questionário com doze perguntas em formulário impresso, contendo questões objetivas e descritivas. Os dados coletados foram tabulados no software Microsoft Excel e os resultados foram organizados em gráficos. Os resultados indicam uma preferência por dias nublados (43%) e temperaturas amenas (100%) e a alta temperatura é associada à inquietação e dificuldade de concentração durante as aulas (22%) enquanto para 36% a temperatura baixa desencadeia dificuldades na compreensão de conteúdo. Por outro lado, eventos climáticos extremos, como tempestades, geram reações psicológicas como medo e angústia (43%) e reações fisiológicas com tremores para 64% dos entrevistados. A análise também constatou, por unanimidade, que a alta temperatura afeta negativamente as atividades escolares ao ar livre, enquanto para o elemento atmosférico de ventos fortes, os estudantes apresentam praticamente a metade da frequência (50%) que se manifestaram sem reações. Contudo, foi concluído que as condições meteorológicas têm um papel significativo na experiência escolar dos alunos, afetando tanto o bem-estar físico e psicológico, quanto o desempenho acadêmico. Esses dados ressaltam a importância de considerar o ambiente físico e climático no educandário." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 16: EDUCAÇÃO PARA OS RISCOS CLIMÁTICOS: EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA FORMAL E NÃO FORMAL" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV223_ID317_TB919_17092025100629.pdf" "created_at" => "2025-11-28 14:08:46" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DIRCE SANDRA VORPAGEL ULKOSKI" "autor_nome_curto" => "DIRCE" "autor_email" => "dircevorpagel@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia" "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png" "data_publicacao" => "2025-11-28" "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 124458 "edicao_id" => 436 "trabalho_id" => 919 "inscrito_id" => 317 "titulo" => "RELAÇÃO ENTRE O TEMPO ATMOSFÉRICO E A APRENDIZAGEM: OPINIÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DO CAMPO NO INTERIOR DO PARANÁ" "resumo" => "Este estudo investigou a percepção do tempo atmosférico, a relação entre as condições meteorológicas e o processo de aprendizagem com 14 alunos do 4º e 5º anos da Escola Municipal Rural Almirante Barroso, em Marechal Cândido Rondon, Paraná. A premissa da pesquisa é de que os elementos atmosféricos e as variações meteorológicas podem influenciar na saúde e no bem-estar dos indivíduos, afetando sua capacidade de concentração e desempenho acadêmico, abordando suas percepções sobre o tempo atmosférico e suas consequências na aprendizagem. Entre os dias 17 e 21 de março de 2025, por meio de um questionário com doze perguntas em formulário impresso, contendo questões objetivas e descritivas. Os dados coletados foram tabulados no software Microsoft Excel e os resultados foram organizados em gráficos. Os resultados indicam uma preferência por dias nublados (43%) e temperaturas amenas (100%) e a alta temperatura é associada à inquietação e dificuldade de concentração durante as aulas (22%) enquanto para 36% a temperatura baixa desencadeia dificuldades na compreensão de conteúdo. Por outro lado, eventos climáticos extremos, como tempestades, geram reações psicológicas como medo e angústia (43%) e reações fisiológicas com tremores para 64% dos entrevistados. A análise também constatou, por unanimidade, que a alta temperatura afeta negativamente as atividades escolares ao ar livre, enquanto para o elemento atmosférico de ventos fortes, os estudantes apresentam praticamente a metade da frequência (50%) que se manifestaram sem reações. Contudo, foi concluído que as condições meteorológicas têm um papel significativo na experiência escolar dos alunos, afetando tanto o bem-estar físico e psicológico, quanto o desempenho acadêmico. Esses dados ressaltam a importância de considerar o ambiente físico e climático no educandário." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 16: EDUCAÇÃO PARA OS RISCOS CLIMÁTICOS: EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA FORMAL E NÃO FORMAL" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV223_ID317_TB919_17092025100629.pdf" "created_at" => "2025-11-28 14:08:46" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DIRCE SANDRA VORPAGEL ULKOSKI" "autor_nome_curto" => "DIRCE" "autor_email" => "dircevorpagel@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia" "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png" "data_publicacao" => "2025-11-28" "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }