Artigo Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia

ANAIS de Evento

ISSN: 2175-8875

RELAÇÃO ENTRE O TEMPO ATMOSFÉRICO E A APRENDIZAGEM: OPINIÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DO CAMPO NO INTERIOR DO PARANÁ

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Publicado em 28 de novembro de 2025

Resumo

Este estudo investigou a percepção do tempo atmosférico, a relação entre as condições meteorológicas e o processo de aprendizagem com 14 alunos do 4º e 5º anos da Escola Municipal Rural Almirante Barroso, em Marechal Cândido Rondon, Paraná. A premissa da pesquisa é de que os elementos atmosféricos e as variações meteorológicas podem influenciar na saúde e no bem-estar dos indivíduos, afetando sua capacidade de concentração e desempenho acadêmico, abordando suas percepções sobre o tempo atmosférico e suas consequências na aprendizagem. Entre os dias 17 e 21 de março de 2025, por meio de um questionário com doze perguntas em formulário impresso, contendo questões objetivas e descritivas. Os dados coletados foram tabulados no software Microsoft Excel e os resultados foram organizados em gráficos. Os resultados indicam uma preferência por dias nublados (43%) e temperaturas amenas (100%) e a alta temperatura é associada à inquietação e dificuldade de concentração durante as aulas (22%) enquanto para 36% a temperatura baixa desencadeia dificuldades na compreensão de conteúdo. Por outro lado, eventos climáticos extremos, como tempestades, geram reações psicológicas como medo e angústia (43%) e reações fisiológicas com tremores para 64% dos entrevistados. A análise também constatou, por unanimidade, que a alta temperatura afeta negativamente as atividades escolares ao ar livre, enquanto para o elemento atmosférico de ventos fortes, os estudantes apresentam praticamente a metade da frequência (50%) que se manifestaram sem reações. Contudo, foi concluído que as condições meteorológicas têm um papel significativo na experiência escolar dos alunos, afetando tanto o bem-estar físico e psicológico, quanto o desempenho acadêmico. Esses dados ressaltam a importância de considerar o ambiente físico e climático no educandário.

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