Artigo Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia

ANAIS de Evento

ISSN: 2175-8875

RELAÇÃO DO CURRÍCULO DE GEOGRAFIA DO IFSC COM OS CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA GEOGRAFIA E O PENSAR GEOGRÁFICO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral GT 19: GEOGRAFIA ESCOLAR, POLÍTICAS CURRICULARES NEOLIBERAIS E RESISTÊNCIAS
"2025-11-28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 124634
    "edicao_id" => 436
    "trabalho_id" => 1329
    "inscrito_id" => 83
    "titulo" => "RELAÇÃO DO CURRÍCULO DE GEOGRAFIA DO IFSC COM OS CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA GEOGRAFIA E O PENSAR GEOGRÁFICO"
    "resumo" => "Este ensaio analisa os currículos de Geografia de quatro cursos técnicos integrados do IFSC na Grande Florianópolis, buscando identificar como os conceitos fundamentais da Geografia e o pensar geográfico, sob uma perspectiva crítica, estão presentes nos documentos curriculares. A pesquisa, de abordagem qualitativa, baseia-se em análise documental dos Projetos Pedagógicos de Curso, com apoio teórico em autores como Milton Santos, Saviani, Callai, Pereira e Castellar. Os resultados indicam valorização significativa da Geografia, com presença dos conceitos de espaço geográfico, território, lugar, paisagem e região. Há um relativo alinhamento com a pedagogia histórico-crítica ao trazer uma proposta de formação cidadã articulada à formação profissional. No entanto, também foram identificadas lacunas importantes, como o tratamento insuficiente dos conceitos de técnica e território usado, além da ausência descritiva da proposta da pedagogia histórico-crítica de forma explícita nos métodos. Esses desafios não anulam os avanços, mas apontam caminhos para o aprimoramento curricular. A pesquisa reforça a importância da Geografia crítica na formação integral dos estudantes da Educação Profissional e Tecnológica, destacando seu papel na construção de sujeitos capazes de compreender e intervir conscientemente nas dinâmicas socioespaciais do mundo contemporâneo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "GT 19: GEOGRAFIA ESCOLAR, POLÍTICAS CURRICULARES NEOLIBERAIS E RESISTÊNCIAS"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV223_ID83_TB1329_20102025211510.pdf"
    "created_at" => "2025-11-28 14:08:46"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ORLANDO ROGÉRIO CAMPANINI"
    "autor_nome_curto" => "CAMPANINI"
    "autor_email" => "orlando.campanini@ifsc.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia"
    "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia"
    "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png"
    "data_publicacao" => "2025-11-28"
    "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16"
    "publicacao_id" => 79
    "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE"
    "publicacao_codigo" => "2175-8875"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 124634
    "edicao_id" => 436
    "trabalho_id" => 1329
    "inscrito_id" => 83
    "titulo" => "RELAÇÃO DO CURRÍCULO DE GEOGRAFIA DO IFSC COM OS CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA GEOGRAFIA E O PENSAR GEOGRÁFICO"
    "resumo" => "Este ensaio analisa os currículos de Geografia de quatro cursos técnicos integrados do IFSC na Grande Florianópolis, buscando identificar como os conceitos fundamentais da Geografia e o pensar geográfico, sob uma perspectiva crítica, estão presentes nos documentos curriculares. A pesquisa, de abordagem qualitativa, baseia-se em análise documental dos Projetos Pedagógicos de Curso, com apoio teórico em autores como Milton Santos, Saviani, Callai, Pereira e Castellar. Os resultados indicam valorização significativa da Geografia, com presença dos conceitos de espaço geográfico, território, lugar, paisagem e região. Há um relativo alinhamento com a pedagogia histórico-crítica ao trazer uma proposta de formação cidadã articulada à formação profissional. No entanto, também foram identificadas lacunas importantes, como o tratamento insuficiente dos conceitos de técnica e território usado, além da ausência descritiva da proposta da pedagogia histórico-crítica de forma explícita nos métodos. Esses desafios não anulam os avanços, mas apontam caminhos para o aprimoramento curricular. A pesquisa reforça a importância da Geografia crítica na formação integral dos estudantes da Educação Profissional e Tecnológica, destacando seu papel na construção de sujeitos capazes de compreender e intervir conscientemente nas dinâmicas socioespaciais do mundo contemporâneo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "GT 19: GEOGRAFIA ESCOLAR, POLÍTICAS CURRICULARES NEOLIBERAIS E RESISTÊNCIAS"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV223_ID83_TB1329_20102025211510.pdf"
    "created_at" => "2025-11-28 14:08:46"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ORLANDO ROGÉRIO CAMPANINI"
    "autor_nome_curto" => "CAMPANINI"
    "autor_email" => "orlando.campanini@ifsc.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia"
    "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia"
    "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png"
    "data_publicacao" => "2025-11-28"
    "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16"
    "publicacao_id" => 79
    "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE"
    "publicacao_codigo" => "2175-8875"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2025

Resumo

Este ensaio analisa os currículos de Geografia de quatro cursos técnicos integrados do IFSC na Grande Florianópolis, buscando identificar como os conceitos fundamentais da Geografia e o pensar geográfico, sob uma perspectiva crítica, estão presentes nos documentos curriculares. A pesquisa, de abordagem qualitativa, baseia-se em análise documental dos Projetos Pedagógicos de Curso, com apoio teórico em autores como Milton Santos, Saviani, Callai, Pereira e Castellar. Os resultados indicam valorização significativa da Geografia, com presença dos conceitos de espaço geográfico, território, lugar, paisagem e região. Há um relativo alinhamento com a pedagogia histórico-crítica ao trazer uma proposta de formação cidadã articulada à formação profissional. No entanto, também foram identificadas lacunas importantes, como o tratamento insuficiente dos conceitos de técnica e território usado, além da ausência descritiva da proposta da pedagogia histórico-crítica de forma explícita nos métodos. Esses desafios não anulam os avanços, mas apontam caminhos para o aprimoramento curricular. A pesquisa reforça a importância da Geografia crítica na formação integral dos estudantes da Educação Profissional e Tecnológica, destacando seu papel na construção de sujeitos capazes de compreender e intervir conscientemente nas dinâmicas socioespaciais do mundo contemporâneo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.