GEOGRAFIA E LITERATURA: CONSTRUINDO SABERES GEOGRÁFICOS A PARTIR DE OBRAS LITERÁRIAS FICCIONAIS
"2025-11-28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 124651 "edicao_id" => 436 "trabalho_id" => 1375 "inscrito_id" => 1666 "titulo" => "GEOGRAFIA E LITERATURA: CONSTRUINDO SABERES GEOGRÁFICOS A PARTIR DE OBRAS LITERÁRIAS FICCIONAIS" "resumo" => "O presente artigo apresenta uma proposta de integração entre Geografia e Literatura por meio da criação de um clube de leitura escolar voltada para estudantes entre 16 e 18 que frequentam o Ensino Médio. O objetivo principal do trabalho é utilizar a imaginação estimulada pela literatura ficcional para potencializar a construção de saberes geográficos. A metodologia adotada é qualitativa e baseada em pesquisa-ação, com foco inicial na obra Jogos Vorazes, escolhida pela sua capacidade de abordar temas como organização territorial, desigualdade socioespacial e geopolítica. Os estudantes participantes foram organizados em três perfis de leitores considerando suas experiências prévias de leitura. As entrevistas realizadas mostraram que o interesse pela leitura está fortemente ligado ao contexto familiar e ao acesso anterior a materiais literários. Além disso, os resultados iniciais indicam que o uso da literatura como ferramenta pedagógica amplia a interpretação crítica e a capacidade de abstração dos estudantes. O estudo evidencia que o diálogo entre Geografia e Literatura vai além da descrição de paisagens, permitindo uma leitura crítica dos espaços e das relações de poder. O clube de leitura mostrou ser um espaço fértil para aprendizagens significativas e desenvolvimento da autonomia intelectual dos jovens. A pesquisa pretende, futuramente, expandir o projeto para outras obras e investigar ainda mais as possibilidades de articulação entre literatura e ensino de Geografia." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 61: GEOGRAFIA LITERATURA E ARTE - POR UMA EDUCAÇÃO GEOLITERÁRIA EM TEMPOS DESAFIADORES" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV223_ID1666_TB1375_19102025212309.pdf" "created_at" => "2025-11-28 14:08:46" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANA TYSKA DE MORAES" "autor_nome_curto" => "LUCIANA TYSKA" "autor_email" => "luciana_tyska@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia" "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png" "data_publicacao" => "2025-11-28" "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 124651 "edicao_id" => 436 "trabalho_id" => 1375 "inscrito_id" => 1666 "titulo" => "GEOGRAFIA E LITERATURA: CONSTRUINDO SABERES GEOGRÁFICOS A PARTIR DE OBRAS LITERÁRIAS FICCIONAIS" "resumo" => "O presente artigo apresenta uma proposta de integração entre Geografia e Literatura por meio da criação de um clube de leitura escolar voltada para estudantes entre 16 e 18 que frequentam o Ensino Médio. O objetivo principal do trabalho é utilizar a imaginação estimulada pela literatura ficcional para potencializar a construção de saberes geográficos. A metodologia adotada é qualitativa e baseada em pesquisa-ação, com foco inicial na obra Jogos Vorazes, escolhida pela sua capacidade de abordar temas como organização territorial, desigualdade socioespacial e geopolítica. Os estudantes participantes foram organizados em três perfis de leitores considerando suas experiências prévias de leitura. As entrevistas realizadas mostraram que o interesse pela leitura está fortemente ligado ao contexto familiar e ao acesso anterior a materiais literários. Além disso, os resultados iniciais indicam que o uso da literatura como ferramenta pedagógica amplia a interpretação crítica e a capacidade de abstração dos estudantes. O estudo evidencia que o diálogo entre Geografia e Literatura vai além da descrição de paisagens, permitindo uma leitura crítica dos espaços e das relações de poder. O clube de leitura mostrou ser um espaço fértil para aprendizagens significativas e desenvolvimento da autonomia intelectual dos jovens. A pesquisa pretende, futuramente, expandir o projeto para outras obras e investigar ainda mais as possibilidades de articulação entre literatura e ensino de Geografia." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 61: GEOGRAFIA LITERATURA E ARTE - POR UMA EDUCAÇÃO GEOLITERÁRIA EM TEMPOS DESAFIADORES" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV223_ID1666_TB1375_19102025212309.pdf" "created_at" => "2025-11-28 14:08:46" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANA TYSKA DE MORAES" "autor_nome_curto" => "LUCIANA TYSKA" "autor_email" => "luciana_tyska@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia" "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png" "data_publicacao" => "2025-11-28" "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }