Artigo Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia

ANAIS de Evento

ISSN: 2175-8875

ESCOLA E AGROECOLOGIA: AULA DE CAMPO COMO ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA DE BASE AGROECOLOGICA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência GT 36: GEOGRAFIA DA EDUCAÇÃO: ABORDAGENS E HORIZONTES
"2025-11-28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 124661
    "edicao_id" => 436
    "trabalho_id" => 1398
    "inscrito_id" => 1334
    "titulo" => "ESCOLA E AGROECOLOGIA: AULA DE CAMPO COMO ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA DE BASE AGROECOLOGICA"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência de Educação Ambiental Crítica ,de base agroecológica, realizada com os estudantes da 7ª série do Ensino Fundamental do Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT) Professora Zilca Lopes da Fontoura, por meio da aula de campo à Praça Agroecológica, ambos localizados no município de Maricá/RJ. O percurso metodológico iniciou-se a partir da fundamentação teórica de conceitos importantes, que serviram de base para a realização da aula de campo. Como principal resultado, observou-se o engajamento dos estudantes nas práticas pedagógicas propostas, as quais contribuíram significativamente para a integração entre a escola e seu entorno, a partir de ações participativas e coletivas. A experiência possibilitou o desenvolvimento de práticas educativas alinhadas aos princípios da Agroecologia, fortalecendo o senso de pertencimento com o território, o diálogo entre diferentes saberes e a reflexão sobre novos caminhos para a articulação entre escola e Agroecologia."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "GT 36: GEOGRAFIA DA EDUCAÇÃO: ABORDAGENS E HORIZONTES"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV223_ID1334_TB1398_03112025205222.pdf"
    "created_at" => "2025-11-28 14:08:46"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAIS BÔTO XAVIER"
    "autor_nome_curto" => "LAIS BÔTO"
    "autor_email" => "laisgeografia2013@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia"
    "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia"
    "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png"
    "data_publicacao" => "2025-11-28"
    "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16"
    "publicacao_id" => 79
    "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE"
    "publicacao_codigo" => "2175-8875"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 124661
    "edicao_id" => 436
    "trabalho_id" => 1398
    "inscrito_id" => 1334
    "titulo" => "ESCOLA E AGROECOLOGIA: AULA DE CAMPO COMO ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA DE BASE AGROECOLOGICA"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência de Educação Ambiental Crítica ,de base agroecológica, realizada com os estudantes da 7ª série do Ensino Fundamental do Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT) Professora Zilca Lopes da Fontoura, por meio da aula de campo à Praça Agroecológica, ambos localizados no município de Maricá/RJ. O percurso metodológico iniciou-se a partir da fundamentação teórica de conceitos importantes, que serviram de base para a realização da aula de campo. Como principal resultado, observou-se o engajamento dos estudantes nas práticas pedagógicas propostas, as quais contribuíram significativamente para a integração entre a escola e seu entorno, a partir de ações participativas e coletivas. A experiência possibilitou o desenvolvimento de práticas educativas alinhadas aos princípios da Agroecologia, fortalecendo o senso de pertencimento com o território, o diálogo entre diferentes saberes e a reflexão sobre novos caminhos para a articulação entre escola e Agroecologia."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "GT 36: GEOGRAFIA DA EDUCAÇÃO: ABORDAGENS E HORIZONTES"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV223_ID1334_TB1398_03112025205222.pdf"
    "created_at" => "2025-11-28 14:08:46"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAIS BÔTO XAVIER"
    "autor_nome_curto" => "LAIS BÔTO"
    "autor_email" => "laisgeografia2013@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia"
    "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia"
    "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png"
    "data_publicacao" => "2025-11-28"
    "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16"
    "publicacao_id" => 79
    "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE"
    "publicacao_codigo" => "2175-8875"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2025

Resumo

Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência de Educação Ambiental Crítica ,de base agroecológica, realizada com os estudantes da 7ª série do Ensino Fundamental do Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT) Professora Zilca Lopes da Fontoura, por meio da aula de campo à Praça Agroecológica, ambos localizados no município de Maricá/RJ. O percurso metodológico iniciou-se a partir da fundamentação teórica de conceitos importantes, que serviram de base para a realização da aula de campo. Como principal resultado, observou-se o engajamento dos estudantes nas práticas pedagógicas propostas, as quais contribuíram significativamente para a integração entre a escola e seu entorno, a partir de ações participativas e coletivas. A experiência possibilitou o desenvolvimento de práticas educativas alinhadas aos princípios da Agroecologia, fortalecendo o senso de pertencimento com o território, o diálogo entre diferentes saberes e a reflexão sobre novos caminhos para a articulação entre escola e Agroecologia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.