Artigo Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia

ANAIS de Evento

ISSN: 2175-8875

PRÁTICAS DE ENSINO SIGNIFICATIVAS E CONTEXTUALIZADAS NA GEOGRAFIA DO ENSINO MÉDIO

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Buscamos também compreender de que forma essas metodologias podem promover o desenvolvimento de competências e habilidades geográficas essenciais para os alunos, como análise espacial, interpretação de mapas e compreensão de fenômenos socioambientais, de modo que eles percebam uma geografia relacionada com suas vidas e com as diversas realidades em que a vida humana acontece. Para guiar nossa reflexão, questionamos: como as práticas de ensino contextualizadas, auxiliam o processo de ensino e de aprendizagem de uma geografia significativa no ensino médio? Visando responder ao problema de pesquisa, procuramos realizar com nossos alunos o estudo dos objetos de conhecimento trabalhados em sala de aula, com a utilização de técnicas e materiais diversificados capazes de despertar nos estudantes o interesse em aprender de maneira dinâmica e contextualizada, aprimorando competências e habilidades com foco nas aprendizagens de princípios, categorias e conceitos geográficos, visando tornar o ensino dessa disciplina mais interessante e envolvente para a compreensão do espaço geográfico, suas contradições e transformações cotidianas em diferentes escalas. Desta forma, podemos afirmar que a geografia é uma disciplina essencial no currículo escolar, pois permite aos alunos compreenderem o mundo em sua complexidade, relacionando aspectos físicos, humanos, sociais e ambientais. No entanto, muitas vezes, o ensino de geografia no ensino médio pode se tornar desafiador, devido à dificuldade de engajar os alunos e tornar os conteúdos relevantes para suas vidas. Nesse contexto, as práticas de ensino contextualizadas colocam o aluno no centro do processo de aprendizagem, proporcionando experiências mais significativas que o estimulam a desenvolver suas potencialidades de maneira ativa. Assim, para este estudo adotamos uma abordagem de pesquisa qualitativa em educação (Ludke e André, 1986; Gil, 2002), que visou compreender as experiências, percepções e significados atribuídos pelos estudantes. A pesquisa ocorreu em dois colégios de cidades diferentes, sendo um situado na cidade de Serrolândia e outro na cidade de Quixabeira. Realizamos observações participantes em sala de aula entre os anos de 2024 e 2025, permitindo a nós educadores vivenciarmos as práticas pedagógicas em contexto real e observar as interações entre os alunos e os professores na culminância das atividades propostas. Essa técnica proporcionou insights adicionais sobre o uso de metodologias ativas e sua eficácia na promoção da aprendizagem significativa (Pereira et al, 2021; Santos e Moura, 2021). Trabalhamos com os objetos de conhecimento da disciplina de geografia propostos no currículo para cada série, seguidos de orientações metodológicas que proporcionassem o interesse dos alunos em aprender. 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Ao final da discussão cada estudante produziu um mapa abordando o seu olhar sobre o capitalismo e contemplando a análise crítica sobre as relações de produção, capital e trabalho em diferentes territórios e a transformação das sociedades. No Colégio Estadual de Tempo Integral Professora Terezinha Gonçalves Novaes de Quixabeira, foi trabalhada a temática “Conflitos Mundiais Contemporâneos” com estudantes da 3ª série no ano de 2024, e os alunos buscaram informações acerca de algum conflito atual em evidência na mídia e de relevância para os estudos da geopolítica mundial. Após estudarem o conflito e apresentarem suas causas e consequências, socializando os resultados em sala de aula, eles escolheram um jogo de tabuleiro (dentre os mais populares) e adaptaram o objeto de conhecimento às regras desse jogo, construindo em grupo, o próprio jogo do conflito escolhido por eles. Por conseguinte, exploramos as estratégias utilizadas pelos estudantes, os desafios enfrentados e os impactos percebidos no processo de ensino e de aprendizagem (Santos; Moura, 2021). Desta forma, percebemos que a adoção dessas metodologias nas aulas de geografia para o trabalho com práticas contextualizadas para alunos do ensino médio é capaz de proporcionar aprendizagem significativa sobre o referido componente curricular, promovendo um ambiente de ensino mais dinâmico e participativo (Leajanski, 2023). Sobre a prática de ensino contextualizada, Rodrigues e Amaral (1996) ressaltam a importância de trazer a realidade do aluno como o próprio contexto de ensino, problematizando esta realidade. Vale ressaltar que a aprendizagem baseada em problemas mostrou-se outra estratégia eficaz, já que os alunos foram desafiados a resolver questões complexas e interdisciplinares, estimulando o pensamento crítico e a aplicação prática dos conhecimentos geográficos, bem como o protagonismo na formação cidadã (Silva; Hagat, 2017). Outra prática adotada foi o uso de tecnologias educacionais, como aplicativos de mapeamento e simulações geográficas, notebooks e celulares, que permitiram aos alunos explorar conceitos de forma interativa e imersiva. Essas práticas de ensino não apenas tornaram a aprendizagem mais significativa, ao relacionar os conteúdos com a realidade deles, mas também promoveram o desenvolvimento de habilidades essenciais, como trabalho em equipe, comunicação e resolução de problemas. Dessa forma, a adoção de metodologias ativas nas aulas de geografia no ensino médio contribuiu para uma educação mais engajadora, capaz de preparar os alunos para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo de forma crítica e reflexiva. Esperamos que este trabalho possa contribuir para futuras práticas pedagógicas e pesquisas na área e que atendam às necessidades e interesses dos estudantes, preparando-os para uma participação ativa na sociedade e no mundo do trabalho."
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No entanto, muitas vezes, o ensino de geografia no ensino médio pode se tornar desafiador, devido à dificuldade de engajar os alunos e tornar os conteúdos relevantes para suas vidas. Nesse contexto, as práticas de ensino contextualizadas colocam o aluno no centro do processo de aprendizagem, proporcionando experiências mais significativas que o estimulam a desenvolver suas potencialidades de maneira ativa. Assim, para este estudo adotamos uma abordagem de pesquisa qualitativa em educação (Ludke e André, 1986; Gil, 2002), que visou compreender as experiências, percepções e significados atribuídos pelos estudantes. A pesquisa ocorreu em dois colégios de cidades diferentes, sendo um situado na cidade de Serrolândia e outro na cidade de Quixabeira. 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Vale ressaltar que a aprendizagem baseada em problemas mostrou-se outra estratégia eficaz, já que os alunos foram desafiados a resolver questões complexas e interdisciplinares, estimulando o pensamento crítico e a aplicação prática dos conhecimentos geográficos, bem como o protagonismo na formação cidadã (Silva; Hagat, 2017). Outra prática adotada foi o uso de tecnologias educacionais, como aplicativos de mapeamento e simulações geográficas, notebooks e celulares, que permitiram aos alunos explorar conceitos de forma interativa e imersiva. Essas práticas de ensino não apenas tornaram a aprendizagem mais significativa, ao relacionar os conteúdos com a realidade deles, mas também promoveram o desenvolvimento de habilidades essenciais, como trabalho em equipe, comunicação e resolução de problemas. 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Publicado em 28 de novembro de 2025

Resumo

O presente texto discute o papel das práticas de ensino contextualizadas no processo de ensino e aprendizagem da geografia escolar no ensino médio, ou seja, a aproximação dos objetos do conhecimento trabalhados em sala de aula com a realidade vivenciada pelos alunos. O trabalho é resultado da nossa experiência, enquanto professores de geografia da educação básica, em dois colégios de duas cidades da rede estadual de ensino da Bahia, em turmas de 1ª a 3ª séries do ensino médio. Este estudo tem como objetivo principal analisar como as práticas contextualizadas e significativas, podem auxiliar no processo de ensino e de aprendizagem da geografia. Buscamos também compreender de que forma essas metodologias podem promover o desenvolvimento de competências e habilidades geográficas essenciais para os alunos, como análise espacial, interpretação de mapas e compreensão de fenômenos socioambientais, de modo que eles percebam uma geografia relacionada com suas vidas e com as diversas realidades em que a vida humana acontece. Para guiar nossa reflexão, questionamos: como as práticas de ensino contextualizadas, auxiliam o processo de ensino e de aprendizagem de uma geografia significativa no ensino médio? Visando responder ao problema de pesquisa, procuramos realizar com nossos alunos o estudo dos objetos de conhecimento trabalhados em sala de aula, com a utilização de técnicas e materiais diversificados capazes de despertar nos estudantes o interesse em aprender de maneira dinâmica e contextualizada, aprimorando competências e habilidades com foco nas aprendizagens de princípios, categorias e conceitos geográficos, visando tornar o ensino dessa disciplina mais interessante e envolvente para a compreensão do espaço geográfico, suas contradições e transformações cotidianas em diferentes escalas. Desta forma, podemos afirmar que a geografia é uma disciplina essencial no currículo escolar, pois permite aos alunos compreenderem o mundo em sua complexidade, relacionando aspectos físicos, humanos, sociais e ambientais. No entanto, muitas vezes, o ensino de geografia no ensino médio pode se tornar desafiador, devido à dificuldade de engajar os alunos e tornar os conteúdos relevantes para suas vidas. Nesse contexto, as práticas de ensino contextualizadas colocam o aluno no centro do processo de aprendizagem, proporcionando experiências mais significativas que o estimulam a desenvolver suas potencialidades de maneira ativa. Assim, para este estudo adotamos uma abordagem de pesquisa qualitativa em educação (Ludke e André, 1986; Gil, 2002), que visou compreender as experiências, percepções e significados atribuídos pelos estudantes. A pesquisa ocorreu em dois colégios de cidades diferentes, sendo um situado na cidade de Serrolândia e outro na cidade de Quixabeira. Realizamos observações participantes em sala de aula entre os anos de 2024 e 2025, permitindo a nós educadores vivenciarmos as práticas pedagógicas em contexto real e observar as interações entre os alunos e os professores na culminância das atividades propostas. Essa técnica proporcionou insights adicionais sobre o uso de metodologias ativas e sua eficácia na promoção da aprendizagem significativa (Pereira et al, 2021; Santos e Moura, 2021). Trabalhamos com os objetos de conhecimento da disciplina de geografia propostos no currículo para cada série, seguidos de orientações metodológicas que proporcionassem o interesse dos alunos em aprender. Dentre as temáticas e turmas trabalhadas, selecionamos algumas práticas serem apresentadas neste trabalho, tais como: abordagem do objeto de conhecimento “A Terra no espaço”, numa turma de 1ª série do ensino técnico em Meio Ambiente, do Colégio Estadual de Tempo Integral de Serrolândia, no qual foi discutido com os alunos no ano de 2024 como é formado o Sistema Solar e o planeta Terra. Em seguida a turma construiu de maneira colaborativa uma maquete do Sistema Solar com informações de cada planeta. Outra atividade foi a construção de um mapa conceitual sobre o capitalismo, nas turmas de 3ª série no ano de 2025, que contemplou uma discussão inicial, com uso de slides e leitura do livro didático sobre as características e fases do capitalismo, seguida de leitura de charges e exercícios. 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