UMA CIDADE PELOS OLHOS DAS CRIANÇAS: CARTOGRAFIA, PARTICIPAÇÃO E ENSINO DE GEOGRAFIA
"2025-11-28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 124762 "edicao_id" => 436 "trabalho_id" => 1674 "inscrito_id" => 3016 "titulo" => "UMA CIDADE PELOS OLHOS DAS CRIANÇAS: CARTOGRAFIA, PARTICIPAÇÃO E ENSINO DE GEOGRAFIA" "resumo" => "O Ensino da Geografia e Cartografia no Brasil compõe uma parte fundamental na formação escolar, conhecimentos que contribuem para o desenvolvimento do pensamento geográfico, crítico e reflexivo do aluno. O Ensino fundamental I , especificamente o 5º ano, a Base Comum Curricular – BNCC (Brasil,2017), normatiza que: No que se refere ao ensino de cartografia, é mencionado na unidade temática Formas de representação e pensamento espacial, no ensino Fundamental I, deverá ampliar gradativa a concepção do que é mapa, domínio da leitura e elaboração de mapa e gráficos, iniciando na alfabetização cartográfica, Já nos anos finais deverá comparar e elaborar diversos tipos de mapas temáticos, representações de diversas ferramentas de análise espacial. Trata-se de uma relato de experiência de uma proposta pedagógica intitulada “Uma Cáceres melhor para nós”, desenvolvida com uma turma de 25 estudantes com idades entre 10 e 11 anos, do 5º ano do Ensino Fundamental I da Escola Municipal Dom Máximo Biennés, localizada em Cáceres-MT, município situado às margens do Rio Paraguai, com expressiva importância histórica, cultural e ambiental na região do Alto Pantanal. Como resultado desta experiência os alunos em grupos produziram maquetes e cartografias da “Cidade ideal”, utilizou-se materiais recicláveis, cartolina e colagens." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "GT 36: GEOGRAFIA DA EDUCAÇÃO: ABORDAGENS E HORIZONTES" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV223_ID3016_TB1674_20102025214822.pdf" "created_at" => "2025-11-28 14:08:46" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS MATEUS FARIA SILVA" "autor_nome_curto" => "LUCAS" "autor_email" => "lucas.mateus.silva@unemat.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO (UNEMAT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia" "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png" "data_publicacao" => "2025-11-28" "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 124762 "edicao_id" => 436 "trabalho_id" => 1674 "inscrito_id" => 3016 "titulo" => "UMA CIDADE PELOS OLHOS DAS CRIANÇAS: CARTOGRAFIA, PARTICIPAÇÃO E ENSINO DE GEOGRAFIA" "resumo" => "O Ensino da Geografia e Cartografia no Brasil compõe uma parte fundamental na formação escolar, conhecimentos que contribuem para o desenvolvimento do pensamento geográfico, crítico e reflexivo do aluno. O Ensino fundamental I , especificamente o 5º ano, a Base Comum Curricular – BNCC (Brasil,2017), normatiza que: No que se refere ao ensino de cartografia, é mencionado na unidade temática Formas de representação e pensamento espacial, no ensino Fundamental I, deverá ampliar gradativa a concepção do que é mapa, domínio da leitura e elaboração de mapa e gráficos, iniciando na alfabetização cartográfica, Já nos anos finais deverá comparar e elaborar diversos tipos de mapas temáticos, representações de diversas ferramentas de análise espacial. Trata-se de uma relato de experiência de uma proposta pedagógica intitulada “Uma Cáceres melhor para nós”, desenvolvida com uma turma de 25 estudantes com idades entre 10 e 11 anos, do 5º ano do Ensino Fundamental I da Escola Municipal Dom Máximo Biennés, localizada em Cáceres-MT, município situado às margens do Rio Paraguai, com expressiva importância histórica, cultural e ambiental na região do Alto Pantanal. Como resultado desta experiência os alunos em grupos produziram maquetes e cartografias da “Cidade ideal”, utilizou-se materiais recicláveis, cartolina e colagens." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "GT 36: GEOGRAFIA DA EDUCAÇÃO: ABORDAGENS E HORIZONTES" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV223_ID3016_TB1674_20102025214822.pdf" "created_at" => "2025-11-28 14:08:46" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS MATEUS FARIA SILVA" "autor_nome_curto" => "LUCAS" "autor_email" => "lucas.mateus.silva@unemat.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO (UNEMAT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia" "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png" "data_publicacao" => "2025-11-28" "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }