Artigo Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia

ANAIS de Evento

ISSN: 2175-8875

UMA CIDADE PELOS OLHOS DAS CRIANÇAS: CARTOGRAFIA, PARTICIPAÇÃO E ENSINO DE GEOGRAFIA

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Publicado em 28 de novembro de 2025

Resumo

O Ensino da Geografia e Cartografia no Brasil compõe uma parte fundamental na formação escolar, conhecimentos que contribuem para o desenvolvimento do pensamento geográfico, crítico e reflexivo do aluno. O Ensino fundamental I , especificamente o 5º ano, a Base Comum Curricular – BNCC (Brasil,2017), normatiza que: No que se refere ao ensino de cartografia, é mencionado na unidade temática Formas de representação e pensamento espacial, no ensino Fundamental I, deverá ampliar gradativa a concepção do que é mapa, domínio da leitura e elaboração de mapa e gráficos, iniciando na alfabetização cartográfica, Já nos anos finais deverá comparar e elaborar diversos tipos de mapas temáticos, representações de diversas ferramentas de análise espacial. Trata-se de uma relato de experiência de uma proposta pedagógica intitulada “Uma Cáceres melhor para nós”, desenvolvida com uma turma de 25 estudantes com idades entre 10 e 11 anos, do 5º ano do Ensino Fundamental I da Escola Municipal Dom Máximo Biennés, localizada em Cáceres-MT, município situado às margens do Rio Paraguai, com expressiva importância histórica, cultural e ambiental na região do Alto Pantanal. Como resultado desta experiência os alunos em grupos produziram maquetes e cartografias da “Cidade ideal”, utilizou-se materiais recicláveis, cartolina e colagens.

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