Artigo Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia

ANAIS de Evento

ISSN: 2175-8875

ESTRUTURA PORTUÁRIA EM SANTANA/AP: ASPECTOS HISTÓRICOS, GEOGRÁFICOS E PERSPECTIVAS

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Publicado em 28 de novembro de 2025

Resumo

O surgimento do porto da Icomi está associado diretamente à criação do projeto mineral do Amapá que foi criado em 1934, na Serra do Navio. Isso tornou a exploração nessa região um dos empreendimentos de grande relevância e estratégica em razão da regionalidade amazônica. Em 1946, através do decreto federal de nº 9.858/46, constatando a presença de minérios de ferro em território federal do Amapá, dá-se início ao processo de licitação em busca de uma empresa especializada na prospecção de produtos minerais em solo Amazônico. Sendo assim, cria-se a “reserva nacional”, na região do Território Federal do Amapá, localizada em Serra do Navio. Diante do início do projeto em 1948, diversas engenharias foram projetadas para atender toda demanda desse grande projeto mineral a partir de 1954, dentre elas: O porto da Icomi, pois visava à construção de um píer flutuante privativo em Santana-AP assim como uma engenharia portuária de embarque do minério proveniente de Serra do Navio. A construção de uma ferrovia de 193 km aproximadamente a qual interligava as cidades de Serra do Navio à cidade de Santana. A construção de duas vilas padronizadas (Company Town), uma em Serra do Navio e outra em Santana (Vila Amazonas), próximo do porto da Icomi. Porém, em 1997, alegando a baixa qualidade do minério de ferro e a queda no valor do produto no mercado internacional a Icomi resolve finalizar a extração no Amapá. Sendo assim, outras empresas passaram a atender aqui essa demanda, até que, em março de 2013, diante de um sinistro na região portuária de Santana, ocorreu o desabamento do porto da Icomi. Surgem novas empresas como: MMX, Anglo American, Zamin Ferrous e Dev mineração. Pedra Branca do Amapari passa ser uma região de exploração, atendendo o projeto mineral do Amapá.

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