Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FERRAMENTAS DIGITAIS COMO ESTRATÉGIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS MOMENTO PANDEMIA COVID-19

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 129082
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 72
    "inscrito_id" => 2892
    "titulo" => "FERRAMENTAS DIGITAIS COMO ESTRATÉGIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS MOMENTO PANDEMIA COVID-19"
    "resumo" => "A pandemia tornou ainda mais evidente a necessidade de incorporar ferramentas digitais no ensino de ciências. Essas ferramentas permitem que os professores aproveitem a tecnologia para aprimorar o aprendizado de seus alunos de forma eficaz e divertida. Além disso, as ferramentas digitais oferecem aos professores e alunos acesso a materiais de alta qualidade de fontes variadas, como livros digitais, artigos, podcasts, tutoriais e muito mais. Neste sentido, o objetivo desse estudo foi de mostrar evidências que o uso de ferramentas digitais em momento de pandemia é altamente eficaz no ensino de ciências. Foi conduzida uma revisão bibliográfica, por meio de pesquisa em literatura pertinente, deliberando uma aproximação com o objetivo do presente estudo. Como resultados obtidos, pode-se notar que o Ministério da Educação (MEC) emitiu diretrizes para garantir a continuidade do aprendizado, mas o uso de plataformas como Google Classroom, Zoom e YouTube revelou dificuldades, como a falta de capacitação docente e a escassez de recursos tecnológicos para os alunos. O ensino de ciências foi particularmente afetado, já que atividades práticas e interativas, essenciais para a área, foram prejudicadas. No entanto, recursos como simuladores, realidade aumentada e plataformas online permitiram novas formas de aprendizado. A interatividade por meio de ferramentas como o Google Meet também facilitou a comunicação entre professores e alunos, permitindo aulas e atividades colaborativas. A adaptação dos professores às novas ferramentas e a necessidade de estratégias inovadoras, como gamificação e aprendizado colaborativo, foram destacados como formas de manter os alunos engajados. Em conclusão, as ferramentas digitais desempenharam um papel fundamental para garantir a continuidade do ensino de ciências durante a pandemia, criando um ambiente de aprendizado mais inclusivo e colaborativo, apesar das dificuldades enfrentadas, como a falta de infraestrutura e capacitação.resumo deverá ser utilizado no formulário de submissão do trabalho no ato da submissão."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID2892_TB72_10012025173506.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MATHEUS SANTOS MACIEL"
    "autor_nome_curto" => "MATHEUS"
    "autor_email" => "matheus.maciel@uemasul.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 129082
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 72
    "inscrito_id" => 2892
    "titulo" => "FERRAMENTAS DIGITAIS COMO ESTRATÉGIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS MOMENTO PANDEMIA COVID-19"
    "resumo" => "A pandemia tornou ainda mais evidente a necessidade de incorporar ferramentas digitais no ensino de ciências. Essas ferramentas permitem que os professores aproveitem a tecnologia para aprimorar o aprendizado de seus alunos de forma eficaz e divertida. Além disso, as ferramentas digitais oferecem aos professores e alunos acesso a materiais de alta qualidade de fontes variadas, como livros digitais, artigos, podcasts, tutoriais e muito mais. Neste sentido, o objetivo desse estudo foi de mostrar evidências que o uso de ferramentas digitais em momento de pandemia é altamente eficaz no ensino de ciências. Foi conduzida uma revisão bibliográfica, por meio de pesquisa em literatura pertinente, deliberando uma aproximação com o objetivo do presente estudo. Como resultados obtidos, pode-se notar que o Ministério da Educação (MEC) emitiu diretrizes para garantir a continuidade do aprendizado, mas o uso de plataformas como Google Classroom, Zoom e YouTube revelou dificuldades, como a falta de capacitação docente e a escassez de recursos tecnológicos para os alunos. O ensino de ciências foi particularmente afetado, já que atividades práticas e interativas, essenciais para a área, foram prejudicadas. No entanto, recursos como simuladores, realidade aumentada e plataformas online permitiram novas formas de aprendizado. A interatividade por meio de ferramentas como o Google Meet também facilitou a comunicação entre professores e alunos, permitindo aulas e atividades colaborativas. A adaptação dos professores às novas ferramentas e a necessidade de estratégias inovadoras, como gamificação e aprendizado colaborativo, foram destacados como formas de manter os alunos engajados. Em conclusão, as ferramentas digitais desempenharam um papel fundamental para garantir a continuidade do ensino de ciências durante a pandemia, criando um ambiente de aprendizado mais inclusivo e colaborativo, apesar das dificuldades enfrentadas, como a falta de infraestrutura e capacitação.resumo deverá ser utilizado no formulário de submissão do trabalho no ato da submissão."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID2892_TB72_10012025173506.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MATHEUS SANTOS MACIEL"
    "autor_nome_curto" => "MATHEUS"
    "autor_email" => "matheus.maciel@uemasul.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A pandemia tornou ainda mais evidente a necessidade de incorporar ferramentas digitais no ensino de ciências. Essas ferramentas permitem que os professores aproveitem a tecnologia para aprimorar o aprendizado de seus alunos de forma eficaz e divertida. Além disso, as ferramentas digitais oferecem aos professores e alunos acesso a materiais de alta qualidade de fontes variadas, como livros digitais, artigos, podcasts, tutoriais e muito mais. Neste sentido, o objetivo desse estudo foi de mostrar evidências que o uso de ferramentas digitais em momento de pandemia é altamente eficaz no ensino de ciências. Foi conduzida uma revisão bibliográfica, por meio de pesquisa em literatura pertinente, deliberando uma aproximação com o objetivo do presente estudo. Como resultados obtidos, pode-se notar que o Ministério da Educação (MEC) emitiu diretrizes para garantir a continuidade do aprendizado, mas o uso de plataformas como Google Classroom, Zoom e YouTube revelou dificuldades, como a falta de capacitação docente e a escassez de recursos tecnológicos para os alunos. O ensino de ciências foi particularmente afetado, já que atividades práticas e interativas, essenciais para a área, foram prejudicadas. No entanto, recursos como simuladores, realidade aumentada e plataformas online permitiram novas formas de aprendizado. A interatividade por meio de ferramentas como o Google Meet também facilitou a comunicação entre professores e alunos, permitindo aulas e atividades colaborativas. A adaptação dos professores às novas ferramentas e a necessidade de estratégias inovadoras, como gamificação e aprendizado colaborativo, foram destacados como formas de manter os alunos engajados. Em conclusão, as ferramentas digitais desempenharam um papel fundamental para garantir a continuidade do ensino de ciências durante a pandemia, criando um ambiente de aprendizado mais inclusivo e colaborativo, apesar das dificuldades enfrentadas, como a falta de infraestrutura e capacitação.resumo deverá ser utilizado no formulário de submissão do trabalho no ato da submissão.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.