EPISTEMOLOGIA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: AS CONTRIBUIÇÕES E O PAPEL PIONEIRO DA PROFESSORA IVANILDE APOLUCENO DE OLIVEIRA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 132799 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5214 "inscrito_id" => 764 "titulo" => "EPISTEMOLOGIA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: AS CONTRIBUIÇÕES E O PAPEL PIONEIRO DA PROFESSORA IVANILDE APOLUCENO DE OLIVEIRA" "resumo" => "A importância da Epistemologia da Educação, como base teórica para a produção científica, sempre esteve acompanhada da rigorosidade no fazer da pesquisa, possibilitando ao conhecimento teórico dialogar com a revisão de literatura nas diversas áreas, abrindo um leque, e oportunizando olhares para educação inclusiva. As discussões teóricas fundamentam este artigo, que traz como objetivo analisar a importância e a relevância da disciplina de Epistemologia como base teórica fundamental para a formação crítica e inclusiva dos estudantes do programa de mestrado e doutorado em educação da Universidade do Estado do Pará (PPGED/UEPA), destacando sua contribuição para a compreensão e implementação de uma educação inclusiva com ênfase no papel pioneiro da professora Ivanilde Apoluceno de Oliveira como precursora, de uma educação como práxis de libertação. O artigo tem por base a metodologia Dialética de Holliday (2006), relacionando teoria e prática para sistematizar as experiências, e as categorias encontradas nas produções de Heredia (2024), Oliveira (2024), e Santos (2024), publicadas na Edição Especial da Revista Cocar nº 24/2024, no dossiê intitulado “Homenagem a Enrique Dussel: seu legado para a educação em Abya Yala”, pensamento epistemológico que se alinham ao de Oliveira (2002 e 2005). Tais referências são partes integrantes do eixo teórico de discussões de Paulo Freire, da Interculturalidade, decolonialidade e educação Inclusiva, da disciplina Epistemologia da Educação. Outra etapa desta produção é o relato de experiência da apresentação do seminário da referida disciplina da turma de doutorado da UEPA de 2024. O artigo está dividido em: Introdução; Epistemologia como Base Teórica; Educação Inclusiva; Contribuição da Professora Ivanilde Apoluceno de Oliveira; e Considerações." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID764_TB5214_07042025181145.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIGUEL COSTA SILVA" "autor_nome_curto" => "MIGUEL" "autor_email" => "miguelpara@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 132799 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5214 "inscrito_id" => 764 "titulo" => "EPISTEMOLOGIA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: AS CONTRIBUIÇÕES E O PAPEL PIONEIRO DA PROFESSORA IVANILDE APOLUCENO DE OLIVEIRA" "resumo" => "A importância da Epistemologia da Educação, como base teórica para a produção científica, sempre esteve acompanhada da rigorosidade no fazer da pesquisa, possibilitando ao conhecimento teórico dialogar com a revisão de literatura nas diversas áreas, abrindo um leque, e oportunizando olhares para educação inclusiva. As discussões teóricas fundamentam este artigo, que traz como objetivo analisar a importância e a relevância da disciplina de Epistemologia como base teórica fundamental para a formação crítica e inclusiva dos estudantes do programa de mestrado e doutorado em educação da Universidade do Estado do Pará (PPGED/UEPA), destacando sua contribuição para a compreensão e implementação de uma educação inclusiva com ênfase no papel pioneiro da professora Ivanilde Apoluceno de Oliveira como precursora, de uma educação como práxis de libertação. O artigo tem por base a metodologia Dialética de Holliday (2006), relacionando teoria e prática para sistematizar as experiências, e as categorias encontradas nas produções de Heredia (2024), Oliveira (2024), e Santos (2024), publicadas na Edição Especial da Revista Cocar nº 24/2024, no dossiê intitulado “Homenagem a Enrique Dussel: seu legado para a educação em Abya Yala”, pensamento epistemológico que se alinham ao de Oliveira (2002 e 2005). Tais referências são partes integrantes do eixo teórico de discussões de Paulo Freire, da Interculturalidade, decolonialidade e educação Inclusiva, da disciplina Epistemologia da Educação. Outra etapa desta produção é o relato de experiência da apresentação do seminário da referida disciplina da turma de doutorado da UEPA de 2024. O artigo está dividido em: Introdução; Epistemologia como Base Teórica; Educação Inclusiva; Contribuição da Professora Ivanilde Apoluceno de Oliveira; e Considerações." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID764_TB5214_07042025181145.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIGUEL COSTA SILVA" "autor_nome_curto" => "MIGUEL" "autor_email" => "miguelpara@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }