MAPEANDO NARRATIVAS URBANAS: UMA ANÁLISE DA GLOBALIZAÇÃO ATRAVÉS DO ENTORNO DA ESCOLA.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 129099 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 97 "inscrito_id" => 2656 "titulo" => "MAPEANDO NARRATIVAS URBANAS: UMA ANÁLISE DA GLOBALIZAÇÃO ATRAVÉS DO ENTORNO DA ESCOLA." "resumo" => "Este artigo apresenta uma pesquisa que explora a globalização e a mundialização por meio de uma metodologia inovadora denominada viagem formativa, aplicada aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II de uma escola da rede municipal de Vila Velha (ES). Fundamentada nos referenciais teóricos de David Harvey e Henri Lefebvre, a pesquisa investiga como a integração mundial se manifesta e pode ser analisada na paisagem urbana, contribuindo para a habilidade EF09GE05 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O estudo utiliza uma abordagem qualitativa e exploratória, estruturada em quatro fases: alinhamento, investigação, interpretação e consolidação. A aplicação do Instrumento Gerador de Mapas Afetivos (IGMA), adaptado para fins pedagógicos, constituiu a principal técnica metodológica para captar as percepções individuais dos alunos durante uma visita mediada ao entorno da escola UMEF Professor Luiz Malizeck. Os mapas criados permitiram identificar como a globalização é percebida por meio de aspectos como arquitetura globalizada, estrangeirismo, transporte privado urbano, marcas internacionais, infraestrutura digital e desigualdade social. Os resultados esperados incluem um modelo educacional interativo, que combina mapas e narrativas urbanas, contribuindo para a formação crítica e reflexiva dos estudantes. Este modelo visa aprofundar o entendimento das interações entre o local e o global, promovendo uma educação geográfica que valorize o direito à cidade. A pesquisa conclui que o mapeamento de narrativas urbanas pode ser uma ferramenta potente para relacionar globalização, urbanização e práticas pedagógicas, ampliando a compreensão sobre como os espaços urbanos refletem a integração mundial e suas desigualdades." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID2656_TB97_15012025222308.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANA BRAVIN PEREIRA" "autor_nome_curto" => "MARIANA" "autor_email" => "marianabravingeo@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 129099 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 97 "inscrito_id" => 2656 "titulo" => "MAPEANDO NARRATIVAS URBANAS: UMA ANÁLISE DA GLOBALIZAÇÃO ATRAVÉS DO ENTORNO DA ESCOLA." "resumo" => "Este artigo apresenta uma pesquisa que explora a globalização e a mundialização por meio de uma metodologia inovadora denominada viagem formativa, aplicada aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II de uma escola da rede municipal de Vila Velha (ES). Fundamentada nos referenciais teóricos de David Harvey e Henri Lefebvre, a pesquisa investiga como a integração mundial se manifesta e pode ser analisada na paisagem urbana, contribuindo para a habilidade EF09GE05 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O estudo utiliza uma abordagem qualitativa e exploratória, estruturada em quatro fases: alinhamento, investigação, interpretação e consolidação. A aplicação do Instrumento Gerador de Mapas Afetivos (IGMA), adaptado para fins pedagógicos, constituiu a principal técnica metodológica para captar as percepções individuais dos alunos durante uma visita mediada ao entorno da escola UMEF Professor Luiz Malizeck. Os mapas criados permitiram identificar como a globalização é percebida por meio de aspectos como arquitetura globalizada, estrangeirismo, transporte privado urbano, marcas internacionais, infraestrutura digital e desigualdade social. Os resultados esperados incluem um modelo educacional interativo, que combina mapas e narrativas urbanas, contribuindo para a formação crítica e reflexiva dos estudantes. Este modelo visa aprofundar o entendimento das interações entre o local e o global, promovendo uma educação geográfica que valorize o direito à cidade. A pesquisa conclui que o mapeamento de narrativas urbanas pode ser uma ferramenta potente para relacionar globalização, urbanização e práticas pedagógicas, ampliando a compreensão sobre como os espaços urbanos refletem a integração mundial e suas desigualdades." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID2656_TB97_15012025222308.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANA BRAVIN PEREIRA" "autor_nome_curto" => "MARIANA" "autor_email" => "marianabravingeo@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }