DESAFIOS E POTENCIALIDADES DA INCLUSÃO PELO ESPORTE: PERFIL SOCIAL DAS FAMÍLIAS NO PROGRAMA PARADESPORTO BRASIL EM REDE.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 134914 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8225 "inscrito_id" => 9328 "titulo" => "DESAFIOS E POTENCIALIDADES DA INCLUSÃO PELO ESPORTE: PERFIL SOCIAL DAS FAMÍLIAS NO PROGRAMA PARADESPORTO BRASIL EM REDE." "resumo" => "O Programa Paradesporto Brasil em Rede, implementado com o apoio da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), busca promover a inclusão social de pessoas com deficiência por meio da prática esportiva articulada com políticas públicas. A análise do perfil social das famílias participantes revela que a maioria pertence às classes C e D, com renda de até dois salários mínimos, baixa escolaridade e inserção precária no mercado de trabalho, predominando ocupações informais ou o desemprego. As moradias são geralmente próprias, localizadas em áreas periféricas com infraestrutura urbana deficiente, e grande parte das famílias depende de programas sociais como o Auxílio Brasil. Tais condições evidenciam a vulnerabilidade socioeconômica e as limitações no acesso à informação e à mobilidade, fatores que impactam diretamente na adesão e permanência dos beneficiários no programa. Apesar das adversidades, muitos responsáveis demonstram envolvimento e valorizam o Paradesporto como oportunidade de desenvolvimento para seus filhos. Assim, o estudo do perfil dessas famílias buscou destacar a relevância do programa como ferramenta de inclusão e cidadania, apontando para a necessidade de políticas intersetoriais que integrem educação, esporte e assistência social, garantindo ações efetivas que promovam direitos e assegurem a permanência dos participantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID9328_TB8225_18062025154223.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA BEATRIZ REIS DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "reis.ana@acad.ifma.edu.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 134914 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8225 "inscrito_id" => 9328 "titulo" => "DESAFIOS E POTENCIALIDADES DA INCLUSÃO PELO ESPORTE: PERFIL SOCIAL DAS FAMÍLIAS NO PROGRAMA PARADESPORTO BRASIL EM REDE." "resumo" => "O Programa Paradesporto Brasil em Rede, implementado com o apoio da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), busca promover a inclusão social de pessoas com deficiência por meio da prática esportiva articulada com políticas públicas. A análise do perfil social das famílias participantes revela que a maioria pertence às classes C e D, com renda de até dois salários mínimos, baixa escolaridade e inserção precária no mercado de trabalho, predominando ocupações informais ou o desemprego. As moradias são geralmente próprias, localizadas em áreas periféricas com infraestrutura urbana deficiente, e grande parte das famílias depende de programas sociais como o Auxílio Brasil. Tais condições evidenciam a vulnerabilidade socioeconômica e as limitações no acesso à informação e à mobilidade, fatores que impactam diretamente na adesão e permanência dos beneficiários no programa. Apesar das adversidades, muitos responsáveis demonstram envolvimento e valorizam o Paradesporto como oportunidade de desenvolvimento para seus filhos. Assim, o estudo do perfil dessas famílias buscou destacar a relevância do programa como ferramenta de inclusão e cidadania, apontando para a necessidade de políticas intersetoriais que integrem educação, esporte e assistência social, garantindo ações efetivas que promovam direitos e assegurem a permanência dos participantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID9328_TB8225_18062025154223.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA BEATRIZ REIS DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "reis.ana@acad.ifma.edu.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }