Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO EM VALORES MORAIS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 129125
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 132
    "inscrito_id" => 3457
    "titulo" => "FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO EM VALORES MORAIS"
    "resumo" => "A Educação em Valores Morais (EVM) se refere ao trabalho com a dimensão moral dos sujeitos, buscando desenvolver e estimular sua autonomia, sua capacidade de raciocínio e o uso do diálogo como meio para construir princípios e normas, tanto no aspecto cognitivo e afetivo quanto no comportamental. Essas construções devem influenciar de forma equilibrada o modo de pensar e agir das pessoas, orientando-se diante de situações que envolvem conflitos de valores. A EVM na escola é uma necessidade e uma possibilidade que vimos defendendo enquanto um importante conteúdo a ser trabalhado pelos professores. Conteúdo, no entanto, que não pode ser entendido a partir da visão estanque do tecnicismo e da educação bancária que busca impor conhecimentos prontos aos alunos por meio de “depósitos”. Outrossim, concebemos a EVM como um conteúdo construído socialmente e que deve ser disponibilizado aos estudantes, de forma ativa, intencional e planejada e não como fruto da incidentalidade. Neste sentido, vimos trabalhando há mais de 20 anos com a formação inicial e continuada de professores na perspectiva da EVM. Neste trabalho pretendemos demonstrar, analisar e discutir alguns resultados dessas formações e de pesquisas realizadas no Programa de Pós-Graduação em Docência para a Educação Básica, da UNESP, campus Bauru que têm como tema a EVM na escola por meio de pesquisas interventivas. Os resultados demonstram os impactos positivos deste tipo de trabalho na escola, realizado por professores que têm sua formação comprometida com essa perspectiva."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID3457_TB132_21012025155013.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RITA MELISSA LEPRE"
    "autor_nome_curto" => "RITA MELISSA"
    "autor_email" => "melissa.lepre@unesp.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 129125
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 132
    "inscrito_id" => 3457
    "titulo" => "FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO EM VALORES MORAIS"
    "resumo" => "A Educação em Valores Morais (EVM) se refere ao trabalho com a dimensão moral dos sujeitos, buscando desenvolver e estimular sua autonomia, sua capacidade de raciocínio e o uso do diálogo como meio para construir princípios e normas, tanto no aspecto cognitivo e afetivo quanto no comportamental. Essas construções devem influenciar de forma equilibrada o modo de pensar e agir das pessoas, orientando-se diante de situações que envolvem conflitos de valores. A EVM na escola é uma necessidade e uma possibilidade que vimos defendendo enquanto um importante conteúdo a ser trabalhado pelos professores. Conteúdo, no entanto, que não pode ser entendido a partir da visão estanque do tecnicismo e da educação bancária que busca impor conhecimentos prontos aos alunos por meio de “depósitos”. Outrossim, concebemos a EVM como um conteúdo construído socialmente e que deve ser disponibilizado aos estudantes, de forma ativa, intencional e planejada e não como fruto da incidentalidade. Neste sentido, vimos trabalhando há mais de 20 anos com a formação inicial e continuada de professores na perspectiva da EVM. Neste trabalho pretendemos demonstrar, analisar e discutir alguns resultados dessas formações e de pesquisas realizadas no Programa de Pós-Graduação em Docência para a Educação Básica, da UNESP, campus Bauru que têm como tema a EVM na escola por meio de pesquisas interventivas. Os resultados demonstram os impactos positivos deste tipo de trabalho na escola, realizado por professores que têm sua formação comprometida com essa perspectiva."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID3457_TB132_21012025155013.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RITA MELISSA LEPRE"
    "autor_nome_curto" => "RITA MELISSA"
    "autor_email" => "melissa.lepre@unesp.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A Educação em Valores Morais (EVM) se refere ao trabalho com a dimensão moral dos sujeitos, buscando desenvolver e estimular sua autonomia, sua capacidade de raciocínio e o uso do diálogo como meio para construir princípios e normas, tanto no aspecto cognitivo e afetivo quanto no comportamental. Essas construções devem influenciar de forma equilibrada o modo de pensar e agir das pessoas, orientando-se diante de situações que envolvem conflitos de valores. A EVM na escola é uma necessidade e uma possibilidade que vimos defendendo enquanto um importante conteúdo a ser trabalhado pelos professores. Conteúdo, no entanto, que não pode ser entendido a partir da visão estanque do tecnicismo e da educação bancária que busca impor conhecimentos prontos aos alunos por meio de “depósitos”. Outrossim, concebemos a EVM como um conteúdo construído socialmente e que deve ser disponibilizado aos estudantes, de forma ativa, intencional e planejada e não como fruto da incidentalidade. Neste sentido, vimos trabalhando há mais de 20 anos com a formação inicial e continuada de professores na perspectiva da EVM. Neste trabalho pretendemos demonstrar, analisar e discutir alguns resultados dessas formações e de pesquisas realizadas no Programa de Pós-Graduação em Docência para a Educação Básica, da UNESP, campus Bauru que têm como tema a EVM na escola por meio de pesquisas interventivas. Os resultados demonstram os impactos positivos deste tipo de trabalho na escola, realizado por professores que têm sua formação comprometida com essa perspectiva.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.