Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E ARQUEOLOGIA: PRÁTICAS DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 133710
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6433
    "inscrito_id" => 14624
    "titulo" => "EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E ARQUEOLOGIA: PRÁTICAS DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta resultados da extensão universitária centrada na educação patrimonial para a educação básica, com foco na valorização e preservação do patrimônio arqueológico pré-colonial de Santa Catarina. As atividades contam com a participação de estudantes de licenciaturas. Em especial, foram destacadas ações realizadas nos municípios de Tubarão, Capivari de Baixo e Imaruí, regiões com vários sambaquis, oficinas líticas e sítios cerâmicos, ainda pouco reconhecidas pela comunidade local. As ações propostas foram fundamentadas em estudos desenvolvidos por autores como Florêncio et al. (2014) Marques (2021) e Zamparetti (2023), que discutem a Educação Patrimonial como processo formativo, crítico e colaborativo. A metodologia compreende a capacitação teórica dos estudantes sobre arqueologia regional e história de longa duração, seguida pela produção de materiais educativos específicos para a educação básica, como vídeos, cartilhas, mapas, conteúdos digitais e intervenções pedagógicas. Foram realizadas ações educativas junto a escolas e comunidades próximas aos sítios arqueológicos, incluindo exposições, encontros comunitários, atividades recreativas e mutirões de limpeza. As ações enfatizam a importância da integração entre o saber científico e o conhecimento popular para efetiva sensibilização e preservação do patrimônio cultural. Os acadêmicos envolvidos vivenciam práticas significativas de ensino-aprendizagem em sua formação docente, destacando o compromisso social das universidades na valorização da diversidade cultural e histórica local. Os resultados evidenciaram que a Educação Patrimonial integrada à extensão universitária é essencial para a formação inicial de professores e a promoção da conscientização comunitária, reforçando a importância da história indígena e do patrimônio arqueológico para a construção de uma sociedade culturalmente consciente e ativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID14624_TB6433_08042025211321.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GEOVAN MARTINS GUIMARÃES"
    "autor_nome_curto" => "Geovan G."
    "autor_email" => "geovan.guimaraes@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA (UNISUL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 133710
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6433
    "inscrito_id" => 14624
    "titulo" => "EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E ARQUEOLOGIA: PRÁTICAS DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta resultados da extensão universitária centrada na educação patrimonial para a educação básica, com foco na valorização e preservação do patrimônio arqueológico pré-colonial de Santa Catarina. As atividades contam com a participação de estudantes de licenciaturas. Em especial, foram destacadas ações realizadas nos municípios de Tubarão, Capivari de Baixo e Imaruí, regiões com vários sambaquis, oficinas líticas e sítios cerâmicos, ainda pouco reconhecidas pela comunidade local. As ações propostas foram fundamentadas em estudos desenvolvidos por autores como Florêncio et al. (2014) Marques (2021) e Zamparetti (2023), que discutem a Educação Patrimonial como processo formativo, crítico e colaborativo. A metodologia compreende a capacitação teórica dos estudantes sobre arqueologia regional e história de longa duração, seguida pela produção de materiais educativos específicos para a educação básica, como vídeos, cartilhas, mapas, conteúdos digitais e intervenções pedagógicas. Foram realizadas ações educativas junto a escolas e comunidades próximas aos sítios arqueológicos, incluindo exposições, encontros comunitários, atividades recreativas e mutirões de limpeza. As ações enfatizam a importância da integração entre o saber científico e o conhecimento popular para efetiva sensibilização e preservação do patrimônio cultural. Os acadêmicos envolvidos vivenciam práticas significativas de ensino-aprendizagem em sua formação docente, destacando o compromisso social das universidades na valorização da diversidade cultural e histórica local. Os resultados evidenciaram que a Educação Patrimonial integrada à extensão universitária é essencial para a formação inicial de professores e a promoção da conscientização comunitária, reforçando a importância da história indígena e do patrimônio arqueológico para a construção de uma sociedade culturalmente consciente e ativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID14624_TB6433_08042025211321.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GEOVAN MARTINS GUIMARÃES"
    "autor_nome_curto" => "Geovan G."
    "autor_email" => "geovan.guimaraes@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA (UNISUL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho apresenta resultados da extensão universitária centrada na educação patrimonial para a educação básica, com foco na valorização e preservação do patrimônio arqueológico pré-colonial de Santa Catarina. As atividades contam com a participação de estudantes de licenciaturas. Em especial, foram destacadas ações realizadas nos municípios de Tubarão, Capivari de Baixo e Imaruí, regiões com vários sambaquis, oficinas líticas e sítios cerâmicos, ainda pouco reconhecidas pela comunidade local. As ações propostas foram fundamentadas em estudos desenvolvidos por autores como Florêncio et al. (2014) Marques (2021) e Zamparetti (2023), que discutem a Educação Patrimonial como processo formativo, crítico e colaborativo. A metodologia compreende a capacitação teórica dos estudantes sobre arqueologia regional e história de longa duração, seguida pela produção de materiais educativos específicos para a educação básica, como vídeos, cartilhas, mapas, conteúdos digitais e intervenções pedagógicas. Foram realizadas ações educativas junto a escolas e comunidades próximas aos sítios arqueológicos, incluindo exposições, encontros comunitários, atividades recreativas e mutirões de limpeza. As ações enfatizam a importância da integração entre o saber científico e o conhecimento popular para efetiva sensibilização e preservação do patrimônio cultural. Os acadêmicos envolvidos vivenciam práticas significativas de ensino-aprendizagem em sua formação docente, destacando o compromisso social das universidades na valorização da diversidade cultural e histórica local. Os resultados evidenciaram que a Educação Patrimonial integrada à extensão universitária é essencial para a formação inicial de professores e a promoção da conscientização comunitária, reforçando a importância da história indígena e do patrimônio arqueológico para a construção de uma sociedade culturalmente consciente e ativa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.