Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LUCIDADE E METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO: UM ENFOQUE PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO DOCENTE DE AGRÁRIAS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 129187
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 223
    "inscrito_id" => 4816
    "titulo" => "LUCIDADE E METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO: UM ENFOQUE PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO DOCENTE DE AGRÁRIAS"
    "resumo" => "Este artigo propõe uma reflexão acerca dos novos desafios impostos aos professores do ensino superior no que diz respeito ao uso da lucidade e das metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem. Partindo da análise de trabalhos já realizados, o estudo investiga como essas práticas têm sido implementadas em diversas áreas do ensino superior e suas contribuições para a formação docente. Para isso, faz-se um resgate da utilização da ludicidade em diferentes graus de ensino até chegar ao ensino superior. A formação de um docente lúdico envolve a relação entre teoria e prática, a autonomia do sujeito e a relevância dessas práticas para um ensino significativo na educação superior. Busca-se, ainda, compreender a importância e a contribuição da aplicação de metodologias ativas de ensino para a formação profissional docente. A metodologia aplicada baseia-se em pesquisa bibliográfica, tendo como referencial teórico informações e dados contidos em artigos, teses, dissertações e sites sobre a temática disponíveis na internet. Esta pesquisa sugere que muitos professores desconhecem ou têm conhecimento limitado sobre os benefícios das metodologias ativas e da ludicidade, e como esses elementos podem ser integrados nos cursos de graduação para melhorar a formação docente e estimular alunos críticos, e por isso há uma necessidade premente de uma interlocução mais significativa entre os sujeitos envolvidos no processo educacional - professores e alunos – visto que o perfil do educador delineia-se na sala de aula e estudos observam que o uso da ludicidade e das metodologias ativas reforçam a autonomia do aluno na construção do seu conhecimento."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID4816_TB223_01022025164659.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALINE RIBEIRO DUARTE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ALINE DUARTE"
    "autor_email" => "aline.d.oliveira@uemasul.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 129187
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 223
    "inscrito_id" => 4816
    "titulo" => "LUCIDADE E METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO: UM ENFOQUE PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO DOCENTE DE AGRÁRIAS"
    "resumo" => "Este artigo propõe uma reflexão acerca dos novos desafios impostos aos professores do ensino superior no que diz respeito ao uso da lucidade e das metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem. Partindo da análise de trabalhos já realizados, o estudo investiga como essas práticas têm sido implementadas em diversas áreas do ensino superior e suas contribuições para a formação docente. Para isso, faz-se um resgate da utilização da ludicidade em diferentes graus de ensino até chegar ao ensino superior. A formação de um docente lúdico envolve a relação entre teoria e prática, a autonomia do sujeito e a relevância dessas práticas para um ensino significativo na educação superior. Busca-se, ainda, compreender a importância e a contribuição da aplicação de metodologias ativas de ensino para a formação profissional docente. A metodologia aplicada baseia-se em pesquisa bibliográfica, tendo como referencial teórico informações e dados contidos em artigos, teses, dissertações e sites sobre a temática disponíveis na internet. Esta pesquisa sugere que muitos professores desconhecem ou têm conhecimento limitado sobre os benefícios das metodologias ativas e da ludicidade, e como esses elementos podem ser integrados nos cursos de graduação para melhorar a formação docente e estimular alunos críticos, e por isso há uma necessidade premente de uma interlocução mais significativa entre os sujeitos envolvidos no processo educacional - professores e alunos – visto que o perfil do educador delineia-se na sala de aula e estudos observam que o uso da ludicidade e das metodologias ativas reforçam a autonomia do aluno na construção do seu conhecimento."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID4816_TB223_01022025164659.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALINE RIBEIRO DUARTE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ALINE DUARTE"
    "autor_email" => "aline.d.oliveira@uemasul.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão acerca dos novos desafios impostos aos professores do ensino superior no que diz respeito ao uso da lucidade e das metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem. Partindo da análise de trabalhos já realizados, o estudo investiga como essas práticas têm sido implementadas em diversas áreas do ensino superior e suas contribuições para a formação docente. Para isso, faz-se um resgate da utilização da ludicidade em diferentes graus de ensino até chegar ao ensino superior. A formação de um docente lúdico envolve a relação entre teoria e prática, a autonomia do sujeito e a relevância dessas práticas para um ensino significativo na educação superior. Busca-se, ainda, compreender a importância e a contribuição da aplicação de metodologias ativas de ensino para a formação profissional docente. A metodologia aplicada baseia-se em pesquisa bibliográfica, tendo como referencial teórico informações e dados contidos em artigos, teses, dissertações e sites sobre a temática disponíveis na internet. Esta pesquisa sugere que muitos professores desconhecem ou têm conhecimento limitado sobre os benefícios das metodologias ativas e da ludicidade, e como esses elementos podem ser integrados nos cursos de graduação para melhorar a formação docente e estimular alunos críticos, e por isso há uma necessidade premente de uma interlocução mais significativa entre os sujeitos envolvidos no processo educacional - professores e alunos – visto que o perfil do educador delineia-se na sala de aula e estudos observam que o uso da ludicidade e das metodologias ativas reforçam a autonomia do aluno na construção do seu conhecimento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.