Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO PARA A FORMAÇÃO INICIAL EM PEDAGOGIA.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo investiga a importância do estágio obrigatório na formação inicial de pedagogos, com foco na disciplina de Pesquisa e Prática Pedagógica (PPP-7), voltada para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A pesquisa parte da constatação de que a EJA, embora reconhecida por sua relevância social e legal, ainda é marginalizada na formação docente, tanto em termos curriculares quanto em oportunidades práticas. O objetivo central é compreender como as experiências proporcionadas pelo estágio contribuem para a construção da identidade profissional dos futuros educadores, especialmente no contexto da EJA. A abordagem metodológica é qualitativa, com caráter exploratório, utilizando-se da análise de conteúdo (Bardin, 2002) para examinar os dados coletados por meio de questionário aplicado a estudantes que cursaram a disciplina PPP-7 no semestre 2024.1. O referencial teórico é composto por autores como Freire (1996, 2005), Pimenta e Lima (2012), Gadotti e Romão (2006) e Oliveira (2010), que discutem a formação docente, a prática pedagógica crítica e a especificidade da EJA. Os resultados apontam que, apesar das dificuldades, as vivências em sala de aula e o contato com os educandos da EJA são experiências formativas marcantes. Os estudantes destacaram que essas práticas possibilitam o desenvolvimento de uma compreensão mais sensível e contextualizada da docência, valorizando a diversidade e a trajetória de vida dos sujeitos da EJA. O estudo conclui pela necessidade de maior inserção da EJA na formação inicial, com ampliação de disciplinas teóricas e práticas, reafirmando a centralidade do estágio na articulação entre teoria e prática na formação docente.

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