DA DIMENSÃO UTILITÁRIA À DIMENSÃO DESENVOLVIMENTAL DA ATIVIDADE PEDAGÓGICA: AVALIAÇÃO DIALÉTICA NA ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 129223 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 270 "inscrito_id" => 1439 "titulo" => "DA DIMENSÃO UTILITÁRIA À DIMENSÃO DESENVOLVIMENTAL DA ATIVIDADE PEDAGÓGICA: AVALIAÇÃO DIALÉTICA NA ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO" "resumo" => "Este artigo, baseado nos princípios da Atividade Orientadora de Ensino, discute a avaliação como unidade mediadora no processo escolar, na qual objetos da atividade humana, construídos historicamente, são organizados para que os sujeitos em atividade de ensino e em atividade de aprendizagem possam se apropriar deles. Toma-se como objeto de estudo as habilidades esperadas para o ensino do conteúdo “horas”, como preconizado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Discute-se, assim,a relação mandatária da BNCC com a organização do currículo e sua influência na orientação de práticas e condutas dos sujeitos da escola, bem como nos processos de avaliação voltados à verificação de respostas esperadas em testes. Utiliza-se das análises davidovinianas sobre os princípios da escola tradicional e dos possíveis princípios do ensino em um futuro próximo, evidenciando a dimensão utilitária de tarefas escolares dirigidas ao desenvolvimento de habilidades relacionadas aos conceitos em sua forma pronta e acabada, como a leitura e identificação de horas em relógios de ponteiros. Este estudo alicerça-se na Teoria Histórico-Cultural, sobretudo na tese vigotskiana que defende que o bom ensino é aquele que cria as condições necessárias para que os sujeitos passem do que sabem para o que não sabem, atuando na zona de desenvolvimento potencial do sujeito. Por fim, indica a necessidade de conceituar a avaliação sob uma perspectiva que não a compreende apenas como métrica, superando a associação entre avaliação e instrumentos utilizados para avaliar; defende-se que a avaliação, em sua dimensão dialética, incide sobre a ação dos sujeitos em atividade, desde o planejamento até seu desfecho como análise e síntese da atividade pedagógica, considerando o movimento histórico que levou a humanidade à construção do conhecimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID1439_TB270_06022025134836.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CAROLINA DE FAZZIO CARMO PRADO" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "carolfazzio@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 129223 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 270 "inscrito_id" => 1439 "titulo" => "DA DIMENSÃO UTILITÁRIA À DIMENSÃO DESENVOLVIMENTAL DA ATIVIDADE PEDAGÓGICA: AVALIAÇÃO DIALÉTICA NA ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO" "resumo" => "Este artigo, baseado nos princípios da Atividade Orientadora de Ensino, discute a avaliação como unidade mediadora no processo escolar, na qual objetos da atividade humana, construídos historicamente, são organizados para que os sujeitos em atividade de ensino e em atividade de aprendizagem possam se apropriar deles. Toma-se como objeto de estudo as habilidades esperadas para o ensino do conteúdo “horas”, como preconizado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Discute-se, assim,a relação mandatária da BNCC com a organização do currículo e sua influência na orientação de práticas e condutas dos sujeitos da escola, bem como nos processos de avaliação voltados à verificação de respostas esperadas em testes. Utiliza-se das análises davidovinianas sobre os princípios da escola tradicional e dos possíveis princípios do ensino em um futuro próximo, evidenciando a dimensão utilitária de tarefas escolares dirigidas ao desenvolvimento de habilidades relacionadas aos conceitos em sua forma pronta e acabada, como a leitura e identificação de horas em relógios de ponteiros. Este estudo alicerça-se na Teoria Histórico-Cultural, sobretudo na tese vigotskiana que defende que o bom ensino é aquele que cria as condições necessárias para que os sujeitos passem do que sabem para o que não sabem, atuando na zona de desenvolvimento potencial do sujeito. Por fim, indica a necessidade de conceituar a avaliação sob uma perspectiva que não a compreende apenas como métrica, superando a associação entre avaliação e instrumentos utilizados para avaliar; defende-se que a avaliação, em sua dimensão dialética, incide sobre a ação dos sujeitos em atividade, desde o planejamento até seu desfecho como análise e síntese da atividade pedagógica, considerando o movimento histórico que levou a humanidade à construção do conhecimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID1439_TB270_06022025134836.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CAROLINA DE FAZZIO CARMO PRADO" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "carolfazzio@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }