Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DA DIMENSÃO UTILITÁRIA À DIMENSÃO DESENVOLVIMENTAL DA ATIVIDADE PEDAGÓGICA: AVALIAÇÃO DIALÉTICA NA ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 129223
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 270
    "inscrito_id" => 1439
    "titulo" => "DA DIMENSÃO UTILITÁRIA À DIMENSÃO DESENVOLVIMENTAL DA ATIVIDADE PEDAGÓGICA: AVALIAÇÃO DIALÉTICA NA ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO"
    "resumo" => "Este artigo, baseado nos princípios da Atividade Orientadora de Ensino, discute a avaliação como unidade mediadora no processo escolar, na qual objetos da atividade humana, construídos historicamente, são organizados para que os sujeitos em atividade de ensino e em atividade de aprendizagem possam se apropriar deles. Toma-se como objeto de estudo as habilidades esperadas para o ensino do conteúdo “horas”, como preconizado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Discute-se, assim,a relação mandatária da BNCC com a organização do currículo e sua influência na orientação de práticas e condutas dos sujeitos da escola, bem como nos processos de avaliação voltados à verificação de respostas esperadas em testes. Utiliza-se das análises davidovinianas sobre os princípios da escola tradicional e dos possíveis princípios do ensino em um futuro próximo, evidenciando a dimensão utilitária de tarefas escolares dirigidas ao desenvolvimento de habilidades relacionadas aos conceitos em sua forma pronta e acabada, como a leitura e identificação de horas em relógios de ponteiros. Este estudo alicerça-se na Teoria Histórico-Cultural, sobretudo na tese vigotskiana que defende que o bom ensino é aquele que cria as condições necessárias para que os sujeitos passem do que sabem para o que não sabem, atuando na zona de desenvolvimento potencial do sujeito. Por fim, indica a necessidade de conceituar a avaliação sob uma perspectiva que não a compreende apenas como métrica, superando a associação entre avaliação e instrumentos utilizados para avaliar; defende-se que a avaliação, em sua dimensão dialética, incide sobre a ação dos sujeitos em atividade, desde o planejamento até seu desfecho como análise e síntese da atividade pedagógica, considerando o movimento histórico que levou a humanidade à construção do conhecimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID1439_TB270_06022025134836.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CAROLINA DE FAZZIO CARMO PRADO"
    "autor_nome_curto" => "ANA"
    "autor_email" => "carolfazzio@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 129223
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 270
    "inscrito_id" => 1439
    "titulo" => "DA DIMENSÃO UTILITÁRIA À DIMENSÃO DESENVOLVIMENTAL DA ATIVIDADE PEDAGÓGICA: AVALIAÇÃO DIALÉTICA NA ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO"
    "resumo" => "Este artigo, baseado nos princípios da Atividade Orientadora de Ensino, discute a avaliação como unidade mediadora no processo escolar, na qual objetos da atividade humana, construídos historicamente, são organizados para que os sujeitos em atividade de ensino e em atividade de aprendizagem possam se apropriar deles. Toma-se como objeto de estudo as habilidades esperadas para o ensino do conteúdo “horas”, como preconizado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Discute-se, assim,a relação mandatária da BNCC com a organização do currículo e sua influência na orientação de práticas e condutas dos sujeitos da escola, bem como nos processos de avaliação voltados à verificação de respostas esperadas em testes. Utiliza-se das análises davidovinianas sobre os princípios da escola tradicional e dos possíveis princípios do ensino em um futuro próximo, evidenciando a dimensão utilitária de tarefas escolares dirigidas ao desenvolvimento de habilidades relacionadas aos conceitos em sua forma pronta e acabada, como a leitura e identificação de horas em relógios de ponteiros. Este estudo alicerça-se na Teoria Histórico-Cultural, sobretudo na tese vigotskiana que defende que o bom ensino é aquele que cria as condições necessárias para que os sujeitos passem do que sabem para o que não sabem, atuando na zona de desenvolvimento potencial do sujeito. Por fim, indica a necessidade de conceituar a avaliação sob uma perspectiva que não a compreende apenas como métrica, superando a associação entre avaliação e instrumentos utilizados para avaliar; defende-se que a avaliação, em sua dimensão dialética, incide sobre a ação dos sujeitos em atividade, desde o planejamento até seu desfecho como análise e síntese da atividade pedagógica, considerando o movimento histórico que levou a humanidade à construção do conhecimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID1439_TB270_06022025134836.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CAROLINA DE FAZZIO CARMO PRADO"
    "autor_nome_curto" => "ANA"
    "autor_email" => "carolfazzio@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo, baseado nos princípios da Atividade Orientadora de Ensino, discute a avaliação como unidade mediadora no processo escolar, na qual objetos da atividade humana, construídos historicamente, são organizados para que os sujeitos em atividade de ensino e em atividade de aprendizagem possam se apropriar deles. Toma-se como objeto de estudo as habilidades esperadas para o ensino do conteúdo “horas”, como preconizado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Discute-se, assim,a relação mandatária da BNCC com a organização do currículo e sua influência na orientação de práticas e condutas dos sujeitos da escola, bem como nos processos de avaliação voltados à verificação de respostas esperadas em testes. Utiliza-se das análises davidovinianas sobre os princípios da escola tradicional e dos possíveis princípios do ensino em um futuro próximo, evidenciando a dimensão utilitária de tarefas escolares dirigidas ao desenvolvimento de habilidades relacionadas aos conceitos em sua forma pronta e acabada, como a leitura e identificação de horas em relógios de ponteiros. Este estudo alicerça-se na Teoria Histórico-Cultural, sobretudo na tese vigotskiana que defende que o bom ensino é aquele que cria as condições necessárias para que os sujeitos passem do que sabem para o que não sabem, atuando na zona de desenvolvimento potencial do sujeito. Por fim, indica a necessidade de conceituar a avaliação sob uma perspectiva que não a compreende apenas como métrica, superando a associação entre avaliação e instrumentos utilizados para avaliar; defende-se que a avaliação, em sua dimensão dialética, incide sobre a ação dos sujeitos em atividade, desde o planejamento até seu desfecho como análise e síntese da atividade pedagógica, considerando o movimento histórico que levou a humanidade à construção do conhecimento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.