PARODIA COMO RECURSO DIDÁTICO/PEDAGÓGICO: UMA EXPERIÊNCIA INCLUSIVA E FORMATIVA NA ESCOLA SESC EM CASTANHAL-PÁ
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 129346 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 436 "inscrito_id" => 5874 "titulo" => "PARODIA COMO RECURSO DIDÁTICO/PEDAGÓGICO: UMA EXPERIÊNCIA INCLUSIVA E FORMATIVA NA ESCOLA SESC EM CASTANHAL-PÁ" "resumo" => "A parodia é um tipo de intertertextualidade marcada pela modificação de sentido apresentando sentidos distintos da obra original. Isso acontece porque faz-se uma adaptação da obra original , seja ela uma música, peça, história de um livro ou filme, etc.) aparesetando-se em um novo contexto com uma nova roupagem. Diante disso, este projeto busca apresentar a construção da paródia em sala de aula como o objeto de ensino e aprendizagem. Ensinar através de métodos inovadores e atrativos como composições musicais e literárias. Elas permitem uma maior dinâmica, corroboram para o aprendizado ativo e contribuem para que os alumos do 5º ano do ensino fundamental I, da escola Sesc em Castanhal compreendam de forma eficaz o conteúdo ministrado. Este estudo visa trabalhar com a constante mudança nas relaçôes de comunicaçâo refletida na educação formal. Com foco no uso de parodias musicais para auxiliar n aprendizagem de conteúdos. O estudo tem como base os autores Faria (2001) que define a música como ferramenta facilitadora do processo de aprendizagem e Bréscia (2003) que aborda a música como ponte de conexão entre o individuo e seus sentimentos, mantendo uma ligação emocional e significativa. É relevante frisar que os alunos com deficiencias e transtornos são nossos maiores objetos de atração neste projeto, visando uma aprendizagem significativa e preazeirosa para todos. Palavras-chave: Parodia, objeto de aprendizagem, ludicidade. inclusão" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID5874_TB436_28042025131102.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FLÁVIA PATRÍCIA DA SILVA BASTOS" "autor_nome_curto" => "FLÁVIA" "autor_email" => "fbastos844@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 129346 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 436 "inscrito_id" => 5874 "titulo" => "PARODIA COMO RECURSO DIDÁTICO/PEDAGÓGICO: UMA EXPERIÊNCIA INCLUSIVA E FORMATIVA NA ESCOLA SESC EM CASTANHAL-PÁ" "resumo" => "A parodia é um tipo de intertertextualidade marcada pela modificação de sentido apresentando sentidos distintos da obra original. Isso acontece porque faz-se uma adaptação da obra original , seja ela uma música, peça, história de um livro ou filme, etc.) aparesetando-se em um novo contexto com uma nova roupagem. Diante disso, este projeto busca apresentar a construção da paródia em sala de aula como o objeto de ensino e aprendizagem. Ensinar através de métodos inovadores e atrativos como composições musicais e literárias. Elas permitem uma maior dinâmica, corroboram para o aprendizado ativo e contribuem para que os alumos do 5º ano do ensino fundamental I, da escola Sesc em Castanhal compreendam de forma eficaz o conteúdo ministrado. Este estudo visa trabalhar com a constante mudança nas relaçôes de comunicaçâo refletida na educação formal. Com foco no uso de parodias musicais para auxiliar n aprendizagem de conteúdos. O estudo tem como base os autores Faria (2001) que define a música como ferramenta facilitadora do processo de aprendizagem e Bréscia (2003) que aborda a música como ponte de conexão entre o individuo e seus sentimentos, mantendo uma ligação emocional e significativa. É relevante frisar que os alunos com deficiencias e transtornos são nossos maiores objetos de atração neste projeto, visando uma aprendizagem significativa e preazeirosa para todos. Palavras-chave: Parodia, objeto de aprendizagem, ludicidade. inclusão" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID5874_TB436_28042025131102.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FLÁVIA PATRÍCIA DA SILVA BASTOS" "autor_nome_curto" => "FLÁVIA" "autor_email" => "fbastos844@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }