Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O CURRÍCULO DE HISTÓRIA NO SESI-SP: NOTAS ACERCA DE SUA CONCEPÇÃO, PLANEJAMENTO E IMPLANTAÇÃO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente artigo se propõe a refletir sobre o processo de concepção, elaboração e implantação do currículo de História, e seus documentos norteadores/maiores, para a Rede SESI-SP de Ensino e o Sistema SESI-SP de Ensino, no ano de 2025. A reflexão sobre o “currículo” no campo educacional é permeada por uma polissemia que é tanto discursiva, teórica e metodológica quanto social, política e cultural (Paraíso, 2023; Lopes; Macedo, 2011; Moreira; Silva, 1999). A despeito dos diferentes matizes que se relacionam e constituem esse campo, o planejamento e a reflexão sobre o currículo de história proposto, e aqui analisado, é embasada na perspectiva histórica e cultural em diálogo com a matriz de base fenomenológica, ou seja, que propõe um currículo diretamente dialogado com o “mundo da vida” e que se propõe a indicar um caminho significativo para a aprendizagem do pensamento histórico na sociedade contemporânea (Cerri, 2011; Lee, 2011; Rüsen, 2007, 2011). . Contribuindo para o acesso aos conhecimentos e conteúdos históricos, em consonância com o desenvolvimento de habilidades e a construção de competências. Tal perspectiva além de estar em consonância com a proposta pedagógica da instituição para a sua rede de escolas, fundamentando a atuação dos educadores e possibilitando experiências aos estudantes, também permitiu “inovações curriculares” em direção a um ensino e aprendizado da história que dialoga com as demandas do contemporâneo por uma educação cada vez mais crítica, criativa e reflexiva.

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