VYGOTSKY E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DA TEORIA DA APRENDIZAGEM ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 129378 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 481 "inscrito_id" => 3784 "titulo" => "VYGOTSKY E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DA TEORIA DA APRENDIZAGEM ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo apresentar as contribuições de Vigotski (1989; 1994; 1997; 2003; 2008) para Educação Inclusiva, destacando aspectos importantes no que diz respeito às suas teorias e, respectivamente, a relação com as práticas pedagógicas. Trata-se de um estudo bibliográfico e de abordagem qualitativa, que teve origem, nas discussões suscitadas, a partir disciplina complementar ofertada no Curso de Doutorado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Ivy Enber Christian University. Foi realizada uma busca por material bibliográfico em diferentes repositórios acadêmicos que disponibilizam artigos científicos, anais de congressos, teses e dissertações, de modo que tornou possível aprofundar em leituras sobre a teoria histórico-cultural e suas contribuições para a perspectiva inclusiva. Os resultados indicam que mais do que um período transitório, a infância é uma etapa valiosa, rica em potencialidades, onde o aprendizado e o crescimento se entrelaçam, intimamente, com a qualidade das interações sociais, sem as quais implica no desenvolvimento não satisfatório do pensamento e da linguagem. Vigotski defende a convivência escolar sem “homogeneidades” onde haja convívio com as diferenças. Como resultado, ressalta-se que a mediação é peça chave para garantir práticas pedagógicas que oportunizem experiências sociais e culturais entre os “diferentes”. Palavras-chave: Ensino, Aprendizagem, Educação Inclusiva, Práticas Pedagógicas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID3784_TB481_20022025223918.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLEYDE ANNE DE ALMEIDA SOUZA" "autor_nome_curto" => "CLEYDE" "autor_email" => "cleyde.aee@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 129378 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 481 "inscrito_id" => 3784 "titulo" => "VYGOTSKY E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DA TEORIA DA APRENDIZAGEM ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo apresentar as contribuições de Vigotski (1989; 1994; 1997; 2003; 2008) para Educação Inclusiva, destacando aspectos importantes no que diz respeito às suas teorias e, respectivamente, a relação com as práticas pedagógicas. Trata-se de um estudo bibliográfico e de abordagem qualitativa, que teve origem, nas discussões suscitadas, a partir disciplina complementar ofertada no Curso de Doutorado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Ivy Enber Christian University. Foi realizada uma busca por material bibliográfico em diferentes repositórios acadêmicos que disponibilizam artigos científicos, anais de congressos, teses e dissertações, de modo que tornou possível aprofundar em leituras sobre a teoria histórico-cultural e suas contribuições para a perspectiva inclusiva. Os resultados indicam que mais do que um período transitório, a infância é uma etapa valiosa, rica em potencialidades, onde o aprendizado e o crescimento se entrelaçam, intimamente, com a qualidade das interações sociais, sem as quais implica no desenvolvimento não satisfatório do pensamento e da linguagem. Vigotski defende a convivência escolar sem “homogeneidades” onde haja convívio com as diferenças. Como resultado, ressalta-se que a mediação é peça chave para garantir práticas pedagógicas que oportunizem experiências sociais e culturais entre os “diferentes”. Palavras-chave: Ensino, Aprendizagem, Educação Inclusiva, Práticas Pedagógicas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID3784_TB481_20022025223918.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLEYDE ANNE DE ALMEIDA SOUZA" "autor_nome_curto" => "CLEYDE" "autor_email" => "cleyde.aee@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }