EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): O DIA A DIA DOS EDUCANDOS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE BACABAL/MA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 129401 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 513 "inscrito_id" => 408 "titulo" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): O DIA A DIA DOS EDUCANDOS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE BACABAL/MA" "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo analisar e compreender o dia a dia dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e indicar as contradições e desafios dessa modalidade de ensino. Muitos desses estudantes encaram dificuldades para ingressar ou perdurar na escola, por falta de incentivos em dar os primeiros passos rumo à alfabetização, aonde todo esse processo exige disposição e foco. Embora os desafios possam ser inúmeros, existem aqueles que procuram não apenas aprender a ler e escrever, mas também compreender seus direitos e as leis que regem o país. Assim, a EJA ajuda homens e mulheres conquistarem possíveis melhorias em suas vidas de forma honesta sem distinção, concluindo as etapas importantes da educação e, em muitos casos, dando a oportunidade em continuar à vida escolar. A pesquisa foi realizada em uma escola municipal, na cidade de Bacabal/MA. O principal objetivo é analisar, por meio das práticas pedagógicas, o dia a dia dos educandos e o papel social da EJA para o combate das desigualdades sociais. Para tal, entrevistamos ex-alunos dessa modalidade, a fim de verificarmos até que ponto a educação, e neste caso, a modalidade de ensino EJA, contribui para uma possível mudança pessoal e social. Para a realização desse estudo, nos embasamos em alguns teóricos, tais como: Paulo Freire, Moacir Gadotti, Pablo Gentili e Jordi Estivill. Concluímos que não basta apenas garantir a matrícula aos indivíduos ou inseri-los na escola. É preciso criar condições para a permanência dos educandos, uma vez que a inclusão não se resume ao ato de inserir, mas de propiciar uma contínua assistência no desenvolvimento pleno do aprendiz." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID408_TB513_22022025143157.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LÉA REGINA BERREDO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "LÉA BERREDO" "autor_email" => "leaberredo@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 129401 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 513 "inscrito_id" => 408 "titulo" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): O DIA A DIA DOS EDUCANDOS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE BACABAL/MA" "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo analisar e compreender o dia a dia dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e indicar as contradições e desafios dessa modalidade de ensino. Muitos desses estudantes encaram dificuldades para ingressar ou perdurar na escola, por falta de incentivos em dar os primeiros passos rumo à alfabetização, aonde todo esse processo exige disposição e foco. Embora os desafios possam ser inúmeros, existem aqueles que procuram não apenas aprender a ler e escrever, mas também compreender seus direitos e as leis que regem o país. Assim, a EJA ajuda homens e mulheres conquistarem possíveis melhorias em suas vidas de forma honesta sem distinção, concluindo as etapas importantes da educação e, em muitos casos, dando a oportunidade em continuar à vida escolar. A pesquisa foi realizada em uma escola municipal, na cidade de Bacabal/MA. O principal objetivo é analisar, por meio das práticas pedagógicas, o dia a dia dos educandos e o papel social da EJA para o combate das desigualdades sociais. Para tal, entrevistamos ex-alunos dessa modalidade, a fim de verificarmos até que ponto a educação, e neste caso, a modalidade de ensino EJA, contribui para uma possível mudança pessoal e social. Para a realização desse estudo, nos embasamos em alguns teóricos, tais como: Paulo Freire, Moacir Gadotti, Pablo Gentili e Jordi Estivill. Concluímos que não basta apenas garantir a matrícula aos indivíduos ou inseri-los na escola. É preciso criar condições para a permanência dos educandos, uma vez que a inclusão não se resume ao ato de inserir, mas de propiciar uma contínua assistência no desenvolvimento pleno do aprendiz." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID408_TB513_22022025143157.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LÉA REGINA BERREDO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "LÉA BERREDO" "autor_email" => "leaberredo@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }