Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA ÁREA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA: IMPACTOS DA FALTA DE AEE E FORMAÇÃO CONTINUADA NAS ECI'S E EECIT'S DA PARAÍBA.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

As Escolas Cidadãs Integrais (ECI’s) e as Escolas Estaduais Cidadãs Integrais Técnicas (EECIT’s) no estado da Paraíba representam uma modalidade educacional de tempo integral, com cerca de 302 instituições distribuídas pelas 16 Gerências Regionais de Ensino do estado. O currículo dessas escolas visa preparar os alunos para os desafios da vida, mas não aborda adequadamente a formação e o suporte que os docentes precisam para oferecer uma alfabetização científica eficaz para alunos com necessidades especiais. A ausência de salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e a falta de formação contínua para os professores são indicativos de que não há um suporte adequado para enfrentar a diversidade presente em sala de aula. Essa realidade se confronta com o número crescente de laudos e com a diminuição de profissionais qualificados para apoiar os professores. Diante desse contexto, esta pesquisa tem como objetivo trazer para a luz o debate de como os professores da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias estão lidando com alunos que apresentam laudos nas ECI’S e EECIT’s, bem como a falta de formação oferecida pelo estado. Para isso, foi aplicado um questionário de caráter qualitativo, composto por 8 questões, as quais foram aplicadas por meio do google forms e respondidas por professores de 8 gerências Regionais. Os resultados revelaram que cerca de 76% dos entrevistados afirmaram que sua escola não oferece sala de AEE. Por outro lado, dos 24% que relataram que a escola oferece atendimento especializado, 9% informaram que o atendimento é limitado. Além disso, aproximadamente 51% dos professores afirmaram não ter sido ofertada formação pelo estado. Diante disso, é urgente a organização do ensino integral na Paraíba para que a educação seja de qualidade para todos, independentemente de suas especificidades.

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