REFORMULAÇÃO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DE PRAÇAS DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 129577 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 784 "inscrito_id" => 1922 "titulo" => "REFORMULAÇÃO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DE PRAÇAS DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS" "resumo" => "Este trabalho analisa a reformulação curricular do Curso de Formação de Praças da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, destacando sua relevância no campo da Educação Profissional e Tecnológica e sua conexão com os processos educativos do mundo do trabalho. A formação policial é fundamental para a segurança pública, exigindo um currículo que equilibre conhecimentos teóricos e práticos, capacitando os recém-ingressos para atuar de forma ética, consciente e eficaz diante dos desafios contemporâneos. O problema investigado centra-se em analisar se a atualização curricular realizada em 2023 está efetivamente ancorada em normativas nacionais e internacionais que orientam a formação policial, com ênfase nos direitos humanos e na segurança cidadã. Adotando uma abordagem de pesquisa-ação, a investigação analisa desafios da rotina policial e propõe soluções embasadas na literatura acadêmica, como Sacristan e Gomez (1998), Caruso, Moraes e Pinto (2006) e Lima, Sinhoretto e Bueno (2015). A comparação entre a malha curricular anterior (2015) e a atual (2025) evidencia um aumento da carga horária de 1.437 para 1.653 horas (crescimento de 15,03%), com a inclusão de disciplinas voltadas ao atendimento de grupos vulneráveis, emprego de instrumentos de menor potencial ofensivo e combate à violência contra a mulher, entre outras. Essas mudanças demonstram potencial para equilibrar o treinamento técnico com o desenvolvimento ético e a reflexão crítica sobre o papel da polícia na sociedade. Os resultados indicam que a reformulação curricular se baseia em fundamentos teóricos sólidos e experiências empíricas relevantes, fortalecendo a evolução contínua da formação policial. Essa abordagem contribui para superar modelos puramente tecnicistas, promovendo uma polícia moderna e alinhada ao conceito de segurança cidadã e às demandas sociais" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID1922_TB784_04032025171507.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PERLA ALVES BENTO DE OLIVEIRA COSTA" "autor_nome_curto" => "PERLA" "autor_email" => "alvesperla80@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 129577 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 784 "inscrito_id" => 1922 "titulo" => "REFORMULAÇÃO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DE PRAÇAS DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS" "resumo" => "Este trabalho analisa a reformulação curricular do Curso de Formação de Praças da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, destacando sua relevância no campo da Educação Profissional e Tecnológica e sua conexão com os processos educativos do mundo do trabalho. A formação policial é fundamental para a segurança pública, exigindo um currículo que equilibre conhecimentos teóricos e práticos, capacitando os recém-ingressos para atuar de forma ética, consciente e eficaz diante dos desafios contemporâneos. O problema investigado centra-se em analisar se a atualização curricular realizada em 2023 está efetivamente ancorada em normativas nacionais e internacionais que orientam a formação policial, com ênfase nos direitos humanos e na segurança cidadã. Adotando uma abordagem de pesquisa-ação, a investigação analisa desafios da rotina policial e propõe soluções embasadas na literatura acadêmica, como Sacristan e Gomez (1998), Caruso, Moraes e Pinto (2006) e Lima, Sinhoretto e Bueno (2015). A comparação entre a malha curricular anterior (2015) e a atual (2025) evidencia um aumento da carga horária de 1.437 para 1.653 horas (crescimento de 15,03%), com a inclusão de disciplinas voltadas ao atendimento de grupos vulneráveis, emprego de instrumentos de menor potencial ofensivo e combate à violência contra a mulher, entre outras. Essas mudanças demonstram potencial para equilibrar o treinamento técnico com o desenvolvimento ético e a reflexão crítica sobre o papel da polícia na sociedade. Os resultados indicam que a reformulação curricular se baseia em fundamentos teóricos sólidos e experiências empíricas relevantes, fortalecendo a evolução contínua da formação policial. Essa abordagem contribui para superar modelos puramente tecnicistas, promovendo uma polícia moderna e alinhada ao conceito de segurança cidadã e às demandas sociais" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID1922_TB784_04032025171507.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PERLA ALVES BENTO DE OLIVEIRA COSTA" "autor_nome_curto" => "PERLA" "autor_email" => "alvesperla80@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }