LETRAMENTOS, IDENTIDADE E AUTOESTIMA: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA NA CORREÇÃO DE FLUXO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 129769 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1031 "inscrito_id" => 2636 "titulo" => "LETRAMENTOS, IDENTIDADE E AUTOESTIMA: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA NA CORREÇÃO DE FLUXO" "resumo" => "O processo de letramento é complexo, especialmente para alunos em situação de defasagem idade-série, com baixa autoestima e que vivenciam contextos de vulnerabilidade social. Muitos desses estudantes enfrentam as consequências das desigualdades sociais e do racismo estrutural nas periferias brasileiras. Diante desse cenário, torna-se essencial a implementação de práticas pedagógicas que, além de favorecerem o desenvolvimento do letramento e das práticas sociais por meio da literatura, possibilitem o fortalecimento da identidade cultural afro-ameríndia, promovam a conscientização e contribuam para a valorização da autoestima desses alunos. Nesse sentido, foram desenvolvidas diversas atividades pedagógicas no âmbito das disciplinas de Língua Portuguesa e Artes com uma turma de Correção de Fluxo em uma escola estadual no município de Queimados, na Baixada Fluminense, no estado do Rio de Janeiro entre fevereiro e outubro de 2023. Participaram da experiência 22 estudantes, os quais foram incentivados a desenvolver práticas de letramento em diferentes gêneros textuais, como poesia, conto e miniconto, além de confeccionar objetos artísticos e decorativos utilizando materiais recicláveis. Como culminância do projeto, os alunos organizaram uma Roda de Conversa com a autora do livro Lina: a menina que insistia em poesia. Para esse evento, os estudantes se dividiram em diferentes comissões – mídias e redes sociais, recepção, coffee break, apoio e organização, além da apresentação – atuando de forma ativa em todas as etapas sob a orientação da professora regente da turma. Os resultados evidenciaram que a abordagem adotada favoreceu a ampliação dos letramentos, o fortalecimento da identidade cultural e a ressignificação da autoestima dos estudantes, demonstrando o potencial transformador da literatura e das práticas pedagógicas na construção de uma educação mais inclusiva e equitativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID2636_TB1031_07032025214733.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANA DA SILVA MARIA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "ADRIANA" "autor_email" => "adri38pereira@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 129769 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1031 "inscrito_id" => 2636 "titulo" => "LETRAMENTOS, IDENTIDADE E AUTOESTIMA: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA NA CORREÇÃO DE FLUXO" "resumo" => "O processo de letramento é complexo, especialmente para alunos em situação de defasagem idade-série, com baixa autoestima e que vivenciam contextos de vulnerabilidade social. Muitos desses estudantes enfrentam as consequências das desigualdades sociais e do racismo estrutural nas periferias brasileiras. Diante desse cenário, torna-se essencial a implementação de práticas pedagógicas que, além de favorecerem o desenvolvimento do letramento e das práticas sociais por meio da literatura, possibilitem o fortalecimento da identidade cultural afro-ameríndia, promovam a conscientização e contribuam para a valorização da autoestima desses alunos. Nesse sentido, foram desenvolvidas diversas atividades pedagógicas no âmbito das disciplinas de Língua Portuguesa e Artes com uma turma de Correção de Fluxo em uma escola estadual no município de Queimados, na Baixada Fluminense, no estado do Rio de Janeiro entre fevereiro e outubro de 2023. Participaram da experiência 22 estudantes, os quais foram incentivados a desenvolver práticas de letramento em diferentes gêneros textuais, como poesia, conto e miniconto, além de confeccionar objetos artísticos e decorativos utilizando materiais recicláveis. Como culminância do projeto, os alunos organizaram uma Roda de Conversa com a autora do livro Lina: a menina que insistia em poesia. Para esse evento, os estudantes se dividiram em diferentes comissões – mídias e redes sociais, recepção, coffee break, apoio e organização, além da apresentação – atuando de forma ativa em todas as etapas sob a orientação da professora regente da turma. Os resultados evidenciaram que a abordagem adotada favoreceu a ampliação dos letramentos, o fortalecimento da identidade cultural e a ressignificação da autoestima dos estudantes, demonstrando o potencial transformador da literatura e das práticas pedagógicas na construção de uma educação mais inclusiva e equitativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID2636_TB1031_07032025214733.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANA DA SILVA MARIA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "ADRIANA" "autor_email" => "adri38pereira@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }