Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TERRITÓRIO ESCOLAR: A ESCOLA PÚBLICA COMO ESPAÇO DIVERSIFICADO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Neste trabalho apresentam-se os resultados parciais de pesquisa de iniciação científica em andamento, sobre a Educação Básica brasileira, com foco na educação pública. Nos últimos anos, as escolas públicas têm sido taxadas como ambientes sem perspectivas de sucesso para quem ali frequenta, isso gera inúmeros discursos que desconsideram sua multiplicidade, bem como seu potencial formador na sociedade, o que se percebe são apenas críticas que não consideram as tensões e disputas que atravessam esses espaços. Nesse sentido, o presente estudo tem a finalidade de analisar a escola pública a partir do conceito de heterotopia em Michel Foucault, que considera os outros espaços, as resistências, o movimento do contraditório. Para tanto, se faz necessário identificar os principais desafios que as escolas públicas enfrentam de modo amplo na atualidade, bem como suas causas e consequências no contexto social. Realizou-se assim, uma pesquisa de cunho bibliográfico no que diz respeito à coleta de dados, quanto à natureza da pesquisa insere-se como uma abordagem qualitativa e a classificação acerca dos objetivos é descritiva e exploratória. Diante disso, nos resultados parciais da pesquisa, verificou-se a importância das escolas públicas para a construção de uma educação básica democrática. Além disso, é fundamental compreender que as escolas sozinhas não são responsáveis pelos problemas existentes na educação básica. São fatores sociais e territoriais que refletem nessas múltiplas e complexas instituições. Por isso, é crucial pensar as heterotopias como maneira de resistir, compreender os espaços como mutáveis e diversificados.

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