Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TECNOLOGIA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA PARA O ENFRENTAMENTO AO NEGACIONISMO CIENTÍFICO E CLIMÁTICO: PROJETO DE EXTENSÃO NO ENSINO DE BIOLOGIA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 22 - Divulgação e Popularização Pública da Ciência
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 129849
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1125
    "inscrito_id" => 4737
    "titulo" => "TECNOLOGIA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA PARA O ENFRENTAMENTO AO NEGACIONISMO CIENTÍFICO E CLIMÁTICO: PROJETO DE EXTENSÃO NO ENSINO DE BIOLOGIA"
    "resumo" => "Este relato de experiência aborda as atividades realizadas no projeto de extensão “Ação Extensionista Permanente Para o Acordo de Cooperação Internacional UNEB-CCH: Divulgação Científica e Popularização da Ciência”, submetido ao Edital 012/2024 – UNEB/PROEX. O projeto esteve vinculado ao Acordo de Cooperação Internacional UNEB-CCH, através do Fórum Internacional UNEB-CCH/2024, no qual foi realizada a divulgação do conhecimento científico sobre os impactos das Mudanças Climáticas sobre o sistema terrestre através das produções de Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação. O projeto utilizou o site Laboratório Criativo Umbuzeiro do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas/UNEB/DEDC VIII e o Saber Aberto – Repositório Institucional da Universidade do Estado da Bahia como plataformas de publicação dos materiais didáticos digitais, visando facilitar o acesso ao conhecimento científico para estudantes, professores e a comunidade. A experiência incluiu a Pesquisa Bibliográfica, de modo a subsidiar teoricamente todo o conteúdo científico a ser divulgado, e a criação da Coleção Didático-científica “Se avexe, a vida não espera! A ignorância não nos salvará dos desastres ambientais”, composta por cards, jogos didáticos, folders, cadernos pedagógicos/cartilhas e histórias em quadrinho/tirinhas, que abordaram temas relacionados às mudanças climáticas de forma lúdica e educativa. A apresentação da coleção realizou-se no Fórum Internacional UNEB-CCH, permitindo que os participantes do evento tivessem contato direto com os materiais produzidos. A participação no projeto possibilitou o aprofundamento do conhecimento científico sobre os impactos das mudanças climáticas em relação ao sistema terrestre e as possibilidades de transformações das ações humanas na relação com a Terra, o desenvolvimento de habilidades na criação de tecnologias pedagógicas e maior desenvoltura na interação com o público, ampliando o alcance e o impacto do projeto. Destacou-se a importância do uso da tecnologia educacional para a transformação socioambiental, além de reforçar sua relevância em práticas pedagógicas diversificadas ao acesso sensível do conhecimento científico."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 22 - Divulgação e Popularização Pública da Ciência"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD4_ID4737_TB1125_14032025213631.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JEFFERSON WESLEY DA SILVA VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "JEFFERSON"
    "autor_email" => "jeffersonbio712@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 129849
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1125
    "inscrito_id" => 4737
    "titulo" => "TECNOLOGIA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA PARA O ENFRENTAMENTO AO NEGACIONISMO CIENTÍFICO E CLIMÁTICO: PROJETO DE EXTENSÃO NO ENSINO DE BIOLOGIA"
    "resumo" => "Este relato de experiência aborda as atividades realizadas no projeto de extensão “Ação Extensionista Permanente Para o Acordo de Cooperação Internacional UNEB-CCH: Divulgação Científica e Popularização da Ciência”, submetido ao Edital 012/2024 – UNEB/PROEX. O projeto esteve vinculado ao Acordo de Cooperação Internacional UNEB-CCH, através do Fórum Internacional UNEB-CCH/2024, no qual foi realizada a divulgação do conhecimento científico sobre os impactos das Mudanças Climáticas sobre o sistema terrestre através das produções de Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação. O projeto utilizou o site Laboratório Criativo Umbuzeiro do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas/UNEB/DEDC VIII e o Saber Aberto – Repositório Institucional da Universidade do Estado da Bahia como plataformas de publicação dos materiais didáticos digitais, visando facilitar o acesso ao conhecimento científico para estudantes, professores e a comunidade. A experiência incluiu a Pesquisa Bibliográfica, de modo a subsidiar teoricamente todo o conteúdo científico a ser divulgado, e a criação da Coleção Didático-científica “Se avexe, a vida não espera! A ignorância não nos salvará dos desastres ambientais”, composta por cards, jogos didáticos, folders, cadernos pedagógicos/cartilhas e histórias em quadrinho/tirinhas, que abordaram temas relacionados às mudanças climáticas de forma lúdica e educativa. A apresentação da coleção realizou-se no Fórum Internacional UNEB-CCH, permitindo que os participantes do evento tivessem contato direto com os materiais produzidos. A participação no projeto possibilitou o aprofundamento do conhecimento científico sobre os impactos das mudanças climáticas em relação ao sistema terrestre e as possibilidades de transformações das ações humanas na relação com a Terra, o desenvolvimento de habilidades na criação de tecnologias pedagógicas e maior desenvoltura na interação com o público, ampliando o alcance e o impacto do projeto. Destacou-se a importância do uso da tecnologia educacional para a transformação socioambiental, além de reforçar sua relevância em práticas pedagógicas diversificadas ao acesso sensível do conhecimento científico."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 22 - Divulgação e Popularização Pública da Ciência"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD4_ID4737_TB1125_14032025213631.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JEFFERSON WESLEY DA SILVA VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "JEFFERSON"
    "autor_email" => "jeffersonbio712@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este relato de experiência aborda as atividades realizadas no projeto de extensão “Ação Extensionista Permanente Para o Acordo de Cooperação Internacional UNEB-CCH: Divulgação Científica e Popularização da Ciência”, submetido ao Edital 012/2024 – UNEB/PROEX. O projeto esteve vinculado ao Acordo de Cooperação Internacional UNEB-CCH, através do Fórum Internacional UNEB-CCH/2024, no qual foi realizada a divulgação do conhecimento científico sobre os impactos das Mudanças Climáticas sobre o sistema terrestre através das produções de Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação. O projeto utilizou o site Laboratório Criativo Umbuzeiro do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas/UNEB/DEDC VIII e o Saber Aberto – Repositório Institucional da Universidade do Estado da Bahia como plataformas de publicação dos materiais didáticos digitais, visando facilitar o acesso ao conhecimento científico para estudantes, professores e a comunidade. A experiência incluiu a Pesquisa Bibliográfica, de modo a subsidiar teoricamente todo o conteúdo científico a ser divulgado, e a criação da Coleção Didático-científica “Se avexe, a vida não espera! A ignorância não nos salvará dos desastres ambientais”, composta por cards, jogos didáticos, folders, cadernos pedagógicos/cartilhas e histórias em quadrinho/tirinhas, que abordaram temas relacionados às mudanças climáticas de forma lúdica e educativa. A apresentação da coleção realizou-se no Fórum Internacional UNEB-CCH, permitindo que os participantes do evento tivessem contato direto com os materiais produzidos. A participação no projeto possibilitou o aprofundamento do conhecimento científico sobre os impactos das mudanças climáticas em relação ao sistema terrestre e as possibilidades de transformações das ações humanas na relação com a Terra, o desenvolvimento de habilidades na criação de tecnologias pedagógicas e maior desenvoltura na interação com o público, ampliando o alcance e o impacto do projeto. Destacou-se a importância do uso da tecnologia educacional para a transformação socioambiental, além de reforçar sua relevância em práticas pedagógicas diversificadas ao acesso sensível do conhecimento científico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.