EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E ANCESTRALIDADE: UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR NO DEGASE E NO C.E LIA MÁRCIA
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Temos também a Lei nº 11.645, que torna obrigatório o ensino de história da cultura afro-brasileira e indígena nas escolas. Nesse sentido, o presente trabalho, parte da avaliação final da disciplina “Psicologia Social e Educação: interface entre dois saberes”, do curso de Licenciatura em Química do IFRJ campus Duque de Caxias, buscou relatar e comparar uma oficina interdisciplinar realizada no Departamento Geral de Ações Socioeducativas (DEGASE) e no C.E. Professora Lia Márcia Gonçalves Panaro, unindo ciências naturais, história e cultura para explorar a relação entre argila, fósseis e ancestralidade. A metodologia envolveu a introdução teórica sobre fósseis, sua formação e importância científica, seguida por uma discussão sobre ancestralidade, o uso histórico da argila em diferentes civilizações, suas propriedades físico-químicas e a produção de um fóssil de plantas. A oficina teve impactos distintos. 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