MINECRAFT COMO RECURSO PEDAGÓGICO: A ZDP E A EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 130016 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1348 "inscrito_id" => 792 "titulo" => "MINECRAFT COMO RECURSO PEDAGÓGICO: A ZDP E A EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA" "resumo" => "Este estudo objetiva analisar o uso de jogos eletrônicos como recurso pedagógica, com foco no Minecraft, e sua relação com a teoria da Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) de Lev Vygotsky. O Minecraft oferece um ambiente interativo e criativo que facilita o aprendizado colaborativo, atuando como mediador na relação entre professor e aluno. Por meio desse jogo, os estudantes podem explorar conceitos complexos com o suporte de colegas e educadores, promovendo o desenvolvimento de habilidades situadas na ZDP. Além disso, o uso do Minecraft como recurso didático possibilitara um melhor entendimento acerca das categorias da ciência Geografia, desde sua perspectiva humana até a Geografia Física. Sendo possível visualizar o desenvolvimento de práticas sociais por meio da interação entre discentes, onde estes erguem uma pequena comunidade e desenvolvem atividades que os beneficiam, seja pela extração de recursos em natura e pela sua posterior transformação em ferramentas e edificações. Essa mediação tecnológica possibilita a criação de um espaço de aprendizado dinâmico, onde o professor desempenha o papel de guia e amplificador do conhecimento, enquanto o aluno se torna um participante ativo em seu processo formativo. Assim, o Minecraft se consolida como uma ferramenta eficaz para enriquecer o processo educativo, integrando tecnologia e pedagogia de maneira significativa. De acordo com o TCC “Jogos Eletronicos: Contribuições para o Processo de Aprendizagem”, os jogos eletronicos, assim como os tradicionais, contribuem para aquisição e a construção do conhecimento. A pesquisa de referência foi conduzida com 6 estudantes do Ensino Médio e Técnico com idades variando entre 13 e 22 anos, em Mari-PB, utilizando uma abordagem qualitativa com questionários e atividades baseadas nas Provas Operatorias de Piaget." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD1_ID792_TB1348_11032025104001.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOARI MONTEIRO FERREIRA JUNIOR" "autor_nome_curto" => "Joari" "autor_email" => "joarimonteiro266@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 130016 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1348 "inscrito_id" => 792 "titulo" => "MINECRAFT COMO RECURSO PEDAGÓGICO: A ZDP E A EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA" "resumo" => "Este estudo objetiva analisar o uso de jogos eletrônicos como recurso pedagógica, com foco no Minecraft, e sua relação com a teoria da Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) de Lev Vygotsky. O Minecraft oferece um ambiente interativo e criativo que facilita o aprendizado colaborativo, atuando como mediador na relação entre professor e aluno. Por meio desse jogo, os estudantes podem explorar conceitos complexos com o suporte de colegas e educadores, promovendo o desenvolvimento de habilidades situadas na ZDP. Além disso, o uso do Minecraft como recurso didático possibilitara um melhor entendimento acerca das categorias da ciência Geografia, desde sua perspectiva humana até a Geografia Física. Sendo possível visualizar o desenvolvimento de práticas sociais por meio da interação entre discentes, onde estes erguem uma pequena comunidade e desenvolvem atividades que os beneficiam, seja pela extração de recursos em natura e pela sua posterior transformação em ferramentas e edificações. Essa mediação tecnológica possibilita a criação de um espaço de aprendizado dinâmico, onde o professor desempenha o papel de guia e amplificador do conhecimento, enquanto o aluno se torna um participante ativo em seu processo formativo. Assim, o Minecraft se consolida como uma ferramenta eficaz para enriquecer o processo educativo, integrando tecnologia e pedagogia de maneira significativa. De acordo com o TCC “Jogos Eletronicos: Contribuições para o Processo de Aprendizagem”, os jogos eletronicos, assim como os tradicionais, contribuem para aquisição e a construção do conhecimento. A pesquisa de referência foi conduzida com 6 estudantes do Ensino Médio e Técnico com idades variando entre 13 e 22 anos, em Mari-PB, utilizando uma abordagem qualitativa com questionários e atividades baseadas nas Provas Operatorias de Piaget." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD1_ID792_TB1348_11032025104001.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOARI MONTEIRO FERREIRA JUNIOR" "autor_nome_curto" => "Joari" "autor_email" => "joarimonteiro266@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }