Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MINECRAFT COMO RECURSO PEDAGÓGICO: A ZDP E A EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo objetiva analisar o uso de jogos eletrônicos como recurso pedagógica, com foco no Minecraft, e sua relação com a teoria da Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) de Lev Vygotsky. O Minecraft oferece um ambiente interativo e criativo que facilita o aprendizado colaborativo, atuando como mediador na relação entre professor e aluno. Por meio desse jogo, os estudantes podem explorar conceitos complexos com o suporte de colegas e educadores, promovendo o desenvolvimento de habilidades situadas na ZDP. Além disso, o uso do Minecraft como recurso didático possibilitara um melhor entendimento acerca das categorias da ciência Geografia, desde sua perspectiva humana até a Geografia Física. Sendo possível visualizar o desenvolvimento de práticas sociais por meio da interação entre discentes, onde estes erguem uma pequena comunidade e desenvolvem atividades que os beneficiam, seja pela extração de recursos em natura e pela sua posterior transformação em ferramentas e edificações. Essa mediação tecnológica possibilita a criação de um espaço de aprendizado dinâmico, onde o professor desempenha o papel de guia e amplificador do conhecimento, enquanto o aluno se torna um participante ativo em seu processo formativo. Assim, o Minecraft se consolida como uma ferramenta eficaz para enriquecer o processo educativo, integrando tecnologia e pedagogia de maneira significativa. De acordo com o TCC “Jogos Eletronicos: Contribuições para o Processo de Aprendizagem”, os jogos eletronicos, assim como os tradicionais, contribuem para aquisição e a construção do conhecimento. A pesquisa de referência foi conduzida com 6 estudantes do Ensino Médio e Técnico com idades variando entre 13 e 22 anos, em Mari-PB, utilizando uma abordagem qualitativa com questionários e atividades baseadas nas Provas Operatorias de Piaget.

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