A MEDIAÇÃO ESCOLAR COMO ESTRATÉGIA PARA A CONSTRUÇÃO DA CULTURA DE PAZ NAS ESCOLAS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 133816 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6575 "inscrito_id" => 15147 "titulo" => "A MEDIAÇÃO ESCOLAR COMO ESTRATÉGIA PARA A CONSTRUÇÃO DA CULTURA DE PAZ NAS ESCOLAS" "resumo" => "A escola, como instituição, constitui um cenário privilegiado para a construção da cidadania e vivência democrática. Para alcançar seu propósito, deve propiciar situações nas quais a tolerância, o respeito pelo outro e a inclusão das diferenças sejam atitudes cotidianas. No entanto, no caso brasileiro, essa expectativa não se concretiza: dados indicam que, entre 2013 e 2023, registraram-se mais de 60 mil ocorrências de violência em escolas brasileiras (IPEA, 2023). A situação atinge tal gravidade que se configura como fenômeno endêmico. Diante desse cenário, emergem com crescente urgência vozes sociais que demandam políticas públicas efetivas para a promoção da paz e o desenvolvimento de estratégias que envolvam todos os atores educacionais (estudantes, responsáveis, professores, funcionários e gestores). Tais estratégias visam à resolução socialmente adequada de conflitos que, frequentemente, culminam em episódios violentos, inclusive com vítimas fatais. Dentre essas estratégias, destaca-se a Mediação Escolar que, conforme Silva (2011), configura-se como prática pedagógica transformadora que ultrapassa a mera resolução de conflitos. Sua implementação contribui para: a criação de ambientes educacionais seguros, participativos e inclusivos; o desenvolvimento integral dos estudantes; e a construção sustentável de uma cultura de paz, conforme fundamentado por Jares (2002). Este estudo, de natureza qualitativa e abordagem bibliográfica, objetivou sistematizar referenciais teóricos sobre mediação escolar e sua interface com a Educação Emocional, mediante revisão sistemática da literatura nacional. Os resultados indicam que a mediação escolar apresenta potencial significativo para: transformar as relações intraescolares; desenvolver competências socioemocionais nos discentes; e fomentar uma cultura de paz nos espaços educativos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID15147_TB6575_08042025215529.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARILEIDE DE SALES" "autor_nome_curto" => "MARILEIDE" "autor_email" => "marsales2021@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 133816 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6575 "inscrito_id" => 15147 "titulo" => "A MEDIAÇÃO ESCOLAR COMO ESTRATÉGIA PARA A CONSTRUÇÃO DA CULTURA DE PAZ NAS ESCOLAS" "resumo" => "A escola, como instituição, constitui um cenário privilegiado para a construção da cidadania e vivência democrática. Para alcançar seu propósito, deve propiciar situações nas quais a tolerância, o respeito pelo outro e a inclusão das diferenças sejam atitudes cotidianas. No entanto, no caso brasileiro, essa expectativa não se concretiza: dados indicam que, entre 2013 e 2023, registraram-se mais de 60 mil ocorrências de violência em escolas brasileiras (IPEA, 2023). A situação atinge tal gravidade que se configura como fenômeno endêmico. Diante desse cenário, emergem com crescente urgência vozes sociais que demandam políticas públicas efetivas para a promoção da paz e o desenvolvimento de estratégias que envolvam todos os atores educacionais (estudantes, responsáveis, professores, funcionários e gestores). Tais estratégias visam à resolução socialmente adequada de conflitos que, frequentemente, culminam em episódios violentos, inclusive com vítimas fatais. Dentre essas estratégias, destaca-se a Mediação Escolar que, conforme Silva (2011), configura-se como prática pedagógica transformadora que ultrapassa a mera resolução de conflitos. Sua implementação contribui para: a criação de ambientes educacionais seguros, participativos e inclusivos; o desenvolvimento integral dos estudantes; e a construção sustentável de uma cultura de paz, conforme fundamentado por Jares (2002). Este estudo, de natureza qualitativa e abordagem bibliográfica, objetivou sistematizar referenciais teóricos sobre mediação escolar e sua interface com a Educação Emocional, mediante revisão sistemática da literatura nacional. Os resultados indicam que a mediação escolar apresenta potencial significativo para: transformar as relações intraescolares; desenvolver competências socioemocionais nos discentes; e fomentar uma cultura de paz nos espaços educativos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID15147_TB6575_08042025215529.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARILEIDE DE SALES" "autor_nome_curto" => "MARILEIDE" "autor_email" => "marsales2021@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }